O ramo da estética é uma ótima opção para empreender. Confira como investir em uma franquia de estética!
Se você quer começar a empreender, abrir uma franquia de estética pode ser uma excelente opção. No Brasil, o mercado de cuidado com a beleza e aparência se destaca, com resultados positivos até mesmo em períodos de crise econômica.
Isso acontece porque os brasileiros, de maneira geral, se preocupam com o cuidado estético e a imagem, dando preferência para a busca por serviços com a finalidade de melhorar o seu bem-estar. Em termos de ranking, nosso país fica em 4º lugar no consumo de produtos e serviços dessa categoria, segundo a Euromonitor em matéria da Forbes.
Sabemos que abrir um negócio é um processo que demanda planejamento e uma pesquisa aprofundada. Por isso, o modelo de franquia de estética acaba sendo uma alternativa interessante para quem deseja começar a empreender por meio de uma marca já consolidada no mercado.
Neste artigo, montamos um panorama com informações importantes para quem quer entrar no universo das franquias. Além de entender o que é uma franquia de estética, você descobrirá as vantagens desse modelo, os desafios, o investimento médio inicial, a franqueadora ideal e outros aspectos relevantes sobre o assunto.
Continue a leitura para saber mais!
O que é uma franquia de estética?
O setor de estética está em franca expansão nos últimos anos, de acordo com dados divulgados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). Só em 2019, os serviços estéticos tiveram um crescimento de 7,2%, com a cifra de mais de R$ 30 bilhões de receita.
Percebemos que as franquias de estética movimentam a economia brasileira, estando no rol de segmentos mais procurados pelos investidores e empreendedores. E é bom destacar que algumas áreas da estética atendem principalmente o público feminino, mas diversas outras também alcançam o masculino, como é o caso da odontologia estética.
Funcionamento de uma franquia de estética
A franquia, também chamada de franchising, é um modelo de negócio no qual o franqueador (detentor da marca) cede ao franqueado (empreendedor) o direito ao uso de know-how, marca, patente e distribuição dos produtos e serviços.
Isso significa que, ao se tornar franqueado, você vai investir em uma marca que já está consolidada no mercado. Assim, precisará trabalhar respeitando os termos do contrato firmado com o franqueador. Em contrapartida do uso da marca, você pagará ao franqueado parte do faturamento por meio de royalties.
É importante destacar que as regras e especificidades do uso da marca variam de um contrato para outro. Em alguns casos, o franqueador pode ceder ao franqueado o uso de tecnologia, realizar treinamentos contínuos aos colaboradores que atuam na franquia, entre outros.
Dito isso, fica fácil entender o que é uma franquia de estética. Ela pode ser conceituada como um negócio nos moldes de franchising direcionado para o setor de estética. Aqui, a estética representa qualquer produto ou serviço que tenha o objetivo de auxiliar na melhora da beleza e harmonia das formas físicas humanas.
Quais são as vantagens de investir em uma franquia de estética?
Como você pôde ver, o setor de franquia é uma opção interessante para quem busca a segurança e o know-how de uma marca já bem estabelecida no mercado.
Ainda, o investimento em uma rede franqueada aumenta o potencial de rentabilidade para o empreendedor. Mas será que você sabe quais são as demais vantagens de investir em uma franquia de estética? Confira a seguir!
Os brasileiros são grandes consumidores do segmento
Quando se trata do comportamento de consumo, comparado com outros países, o Brasil ocupa posição de destaque do ranking mundial no segmento de beleza e estética. E investir em um negócio com alta demanda de consumo aumenta as chances de sucesso do seu empreendimento, concorda?
Você vai se associar a uma marca já consolidada no mercado
Uma franquia já passou por vários processos e aprimoramentos antes de ser transformada em rede. Isso significa que ela:
- avaliou o comportamento de consumo;
- pesquisou sobre os melhores fornecedores;
- analisou as tendências do seu setor;
- identificou e sanou as falhas nos processos;
- estudou a concorrência.
Por isso, ao investir em uma franquia no setor de estética, o investimento se torna menos arriscado, já que você poderá seguir um modelo de negócios bem-sucedido e estruturado com base nas demandas de consumo e de mercado.
Apostar em uma marca já estabelecida traz ótimos resultados, uma vez que o franqueado sai na frente, oferecendo aos seus consumidores um negócio com credibilidade e confiança perante o mercado.
A rede de franquias é sólida
A solidez é uma característica marcante das franquias de estética. Se comparado com a abertura de um novo negócio, que demanda uma pesquisa de mercado intensa somada à elaboração de um planejamento, a rede de franquia de estética acaba sendo vantajosa para o empreendedor que está começando no mercado. E isso sem falar na redução de riscos que a franquia possibilita.
Em geral, as redes de franquias já estão presentes no mercado há algum tempo, o que significa que existe uma solidez no negócio, demonstrando que a empresa está bem estabelecida no seu mercado e preparada para enfrentar a concorrência.
Essa consistência é um fator que traz mais segurança na hora de investir. Mesmo durante períodos de dificuldade e crise na economia brasileira, o setor de franquias despontou em inúmeros segmentos.
Além disso, o índice de fechamento de novos negócios com menos de dois anos de existência é expressivo, outro fator que mostra as vantagens de investir no modelo de franquia de estética.
A capacitação e especialização dos profissionais é um diferencial
A rede franqueadora costuma oferecer todo o suporte necessário na contratação e treinamento dos colaboradores. As regras relacionadas à contratação e treinamento estão descritas no contrato de franquia, por isso, é fundamental ler e entender esse documento antes de firmar uma obrigação com a rede de franquias.
Na prática, o franqueado e seus colaboradores têm a vantagem de receber um treinamento completo da franqueadora, incluindo técnicas exclusivas e dicas para melhorar o desempenho e a qualidade do atendimento.
O conhecimento que é transmitido do franqueador para o franqueado ajuda na qualificação da equipe, o que é outro diferencial para o sucesso do empreendimento. Isso porque você padroniza os processos e a qualidade na entrega de produtos e serviços.
Inclusive, a constância na capacitação e treinamento dos colaboradores acaba trazendo resultados positivos em vários aspectos no negócio, até mesmo na satisfação dos funcionários e na redução da rotatividade da equipe. Uma dica, nesse sentido, é analisar prêmios de atendimento ou como a marca é avaliada no Reclame Aqui.
O franqueado corre menos riscos que o empreendedor tradicional
Uma das grandes vantagens da rede de franquias é que ela traz mais segurança para o empreendedor. Como destacamos, por se tratar de um modelo de negócios que já foi testado e teve resultados, os riscos são menores.
Nesse modelo, o empresário não vai ter que investir em um estudo de mercado ou plano de negócios mais complexo. A capacitação e o know-how já foram construídos, e você vai investir em um modelo pronto.
É claro que existem diferentes situações, e cada modelo de franquia tem características únicas. Mas, de forma geral, podemos dizer que o franqueado corre menos riscos do que o empresário que inicia um negócio do zero.
Há mais facilidade na contratação de fornecedores
Outra vantagem da rede de franquias é que a franqueadora auxilia na contratação de fornecedores. Para tanto, ela envia aos seus franqueados uma lista contendo todos os fornecedores habilitados a realizar o atendimento à unidade franqueada. Essa é uma questão relevante, pois os parceiros do negócio já são conhecidos da marca, transmitindo mais segurança, confiança e credibilidade.
Quem abre um negócio do zero deve pesquisar fornecedores e, muitas vezes, se vê na situação de firmar parcerias com empresas desconhecidas, que podem deixar de fornecer insumos ou matéria-prima. Isso representa riscos para as operações, o que pode causar um impacto negativo na entrega do serviço ou produto ao cliente final.
Despesas e custos são reduzidos
Por fim, outra vantagem que merece destaque quando se fala em investimento em franquias é a redução das despesas. Comparado com os custos para a montagem de um empreendimento do zero, o investimento inicial costuma ser mais baixo quando o empreendedor opta por uma franquia.
E essa vantagem é matemática: basta você calcular os custos para abrir um negócio do zero e comparar com os números do orçamento necessário para abrir e manter uma franquia. Quando você começa só, pode ter custos desnecessários, o que dificilmente acontece com a franquia.
Vale lembrar que, além das despesas mais baixas, as outras vantagens devem ser colocadas na balança antes de decidir pela abertura de uma unidade de franquia.
E quais são os principais desafios enfrentados pelo empreendedor do ramo?
Agora que você sabe quais são as vantagens da franquia de estética, é o momento de conhecer os principais desafios enfrentados pelo empreendedor do ramo. Para quem está começando um negócio do zero e não quer investir em franquias, os desafios são muito maiores.
Além da insegurança de iniciar um negócio que é totalmente desconhecido pelos consumidores e o mercado, há necessidade de mapear fornecedores, conhecer a concorrência, se posicionar de forma estratégica, investir na capacitação dos colaboradores, criar políticas para redução dos índices de rotatividade da equipe, investir em tecnologia e inovar continuamente.
Por outro lado, para o empresário que deseja investir na rede de franquias de estética, os desafios são menores, mas também demandam atenção. Entre os pontos que pedem mais cuidado e planejamento estão:
- a escolha da melhor franquia;
- a análise do perfil de franqueado;
- o entendimento sobre o funcionamento do negócio;
- o investimento médio inicial.
Inclusive, este último ponto deve estar no topo de prioridades do empreendedor durante a análise de viabilidade de abertura de uma franquia de estética. A seguir, vamos comentar um pouco mais a respeito dele.
Qual é o investimento médio inicial?
O investimento médio inicial para abrir uma franquia, seja ela de estética ou de outro segmento, deve ser avaliado de maneira criteriosa pelo empreendedor. Os valores variam significativamente de uma franquia para outra e estão relacionados ao tipo de negócio, à força da marca e às oportunidades de retorno financeiro.
O montante que será alocado faz diferença até mesmo na hora de escolher a melhor opção para a sua realidade e objetivo final. Por exemplo, se você tem um valor já considerável, mas quer continuar aumentando esse patrimônio gradativamente, o ideal é escolher um investimento que possa aumentar o seu capital sem correr tanto risco.
De forma geral, uma franquia de estética com alta possibilidade de retorno de investimento pode custar de R$ 300 mil a R$ 500 mil. Esses valores dependem de aspectos como o tamanho e o local escolhido.
Vale lembrar que você precisa abrir a franquia em um imóvel bem localizado e amplo, já que isso vai ajudar a melhorar a visibilidade do seu negócio. No caso das franquias de estética no ramo odontológico, os parâmetros e critérios devem respeitar a legislação sanitária e normas do setor.
Também é fundamental estudar o modelo de negócio da franqueadora e entender se ele está alinhado com o seu perfil de franqueado. Além disso, é recomendado visitar unidades já existentes a fim de observar os padrões exigidos, a metodologia de atendimento, o dia a dia dentro do negócio, enfim, a operação como um todo.
Caso você pretenda abrir uma franquia com sócio, vale a pena iniciar todo o processo de pesquisa de franquias e análise de investimento já em conjunto com essa pessoa. Isso agiliza os trâmites e reduz o risco de ter qualquer tipo de problema ao longo do caminho.
Quais equipamentos não podem faltar?
A estética é um ramo que exige um conjunto de equipamentos específicos. Por isso, é importante pensar e fazer uma lista para não esquecer nenhum detalhe. Em uma franquia de odontologia estética, por exemplo, estes são alguns dos equipamentos que não podem faltar:
- caneta de ultrassom — remove tártaro;
- jato de bicarbonato — elimina placas bacterianas e manchas profundas;
- laser de diferentes potências — para tratamentos reparadores, anti-inflamatórios, analgésicos e cirurgias;
- luz de LED — acelera a quebra dos pigmentos escurecidos, promovendo o efeito branqueador desejado.
- resina — material restaurador que altera a forma e cor dos dentes para melhorar a estética.
Para o gerenciamento da sua franquia, você precisará de um ou mais computadores, dependendo do tamanho do seu empreendimento. Um software especializado em gestão também é um item imprescindível para ajudar você a ganhar tempo, agilizando os atendimentos e as rotinas administrativas. Além disso, é importante investir na decoração do ambiente.
Uma boa franqueadora oferece todas essas orientações, incluindo indicações para os melhores equipamentos, materiais de qualidade e práticas modernas e seguras para obter sucesso com a sua franquia.
Como escolher a melhor franquia?
Ao consultar as opções de franquia estética, você vai se deparar com várias possibilidades. Diante disso, é natural que surjam dúvidas. Inclusive, em um primeiro momento, as opções de rede podem parecer muito semelhantes.
A seguir, confira algumas dicas que vão ajudar você a entender como escolher a melhor franquia de estética e aumentar as chances de ter sucesso no seu empreendimento.
Descubra qual é o seu objetivo
A primeira dica é descobrir qual é o seu objetivo e de que forma ele se relaciona com uma franquia de estética. Para alcançar o sucesso no seu novo empreendimento, é fundamental entender aonde você pretende chegar.
Por isso, além de descobrir qual é o seu objetivo, é fundamental avaliar o seu perfil de empreendedor e franqueado.
Opte por franquias consideradas referências no segmento
Encontre uma franquia que seja referência e ofereça todo o suporte necessário para você atingir os melhores resultados, já que esse aspecto é um indicativo de bom investimento. Isso significa que você deve analisar com critério as características e o posicionamento da franquia e da rede junto ao mercado.
Se você tem dúvidas sobre qual franquia abrir em uma cidade pequena, o melhor caminho é conversar com franqueados em cidades com essa característica. Considere sempre contar com um modelo de negócio bem estruturado, capaz de resolver os problemas e dar todo o suporte necessário para o sucesso do seu negócio.
Conheça o perfil da franqueadora
Conhecer o perfil da franqueadora vai ajudar você a entender o modelo de negócio, o tipo de atendimento e o alinhamento desses fatores com o seu próprio perfil de empreendedor. A ideia é que você saiba exatamente como a franqueadora trabalha e se ela está em harmonia com os valores que você pretende desenvolver.
Capte informações junto ao mercado, avalie os custos e os benefícios de assinar o contrato com a franqueadora e tenha o máximo de informações antes de tomar a sua decisão.
Ainda, lembre-se de que antes de assinar o contrato é fundamental que você tenha certeza sobre a sua escolha. Isto é, você não pode ter nenhuma dúvida sobre o negócio e a sua operacionalização.
Qual é o perfil ideal do franqueado no ramo de estética?
O franqueado no ramo de estética deve ser um empreendedor com perfil curioso, que esteja atento ao mercado, aos movimentos de consumo, e que tenha interesse pelo setor.
De uma forma geral, ter experiência não é pré-requisito, desde que você mostre interesse no tema e tenha desejo de aprender, fazendo os treinamentos sugeridos pela franqueadora, além de outros. É importante você obter conhecimentos sobre assuntos como gestão e liderança.
Antes de escolher uma franquia de estética, estude o segmento de atuação e o tipo de negócio no qual quer investir, buscando o conhecimento necessário para gerir o negócio. Por isso, pesquisar muito e conversar com outros franqueados é um ótimo começo. Também é necessário:
- adquirir conhecimento sobre o mercado de franquias;
- saber quanto capital você tem para investir;
- escolher uma franquia alinhada com o seu perfil;
- avaliar se você tem disponibilidade para se dedicar ao novo negócio.
Em uma franquia, a sua empresa não é dona da marca, por isso suas ações devem respeitar o contrato e os direcionamentos do franqueador. E o pessoal da franqueadora ajuda demais na trajetória bem-sucedida.
A decisão de escolher a franquia de estética deve levar em consideração diversos fatores, mas só é recomendado continuar com o projeto se você tiver o perfil adequado para assumir esse tipo de negócio.
O que é odontologia estética e por que ela vem ganhando espaço no mercado?
Até aqui, falamos muito sobre modelos e estratégias de franquias estéticas de modo geral, sem mencionar propriamente os tipos e oportunidades de negócio disponíveis no mercado.
O ramo de franquia estética abrange uma série de negócios, desde salões de beleza, design de sobrancelhas e manicure, até serviços mais complexos como procedimentos de laser, preenchimento e odontologia estética. É sobre esta última área que vamos trazer algumas informações relevantes.
A odontologia estética é um ramo que atua de maneira específica em tratamentos voltados para a melhora da aparência dos dentes e do sorriso, ajudando no bem-estar e autoestima das pessoas.
Quando se usa o termo odontologia estética, é natural pensar no clareamento dentário e nas lentes de contato para os dentes, dois tratamentos que são muito procurados. Entretanto, este ramo vai muito além, incluindo, ainda, tratamentos como colocação de coroa ou capa dentária, uso de aparelhos e alinhadores, entre outros.
Há também os implantes, que vêm sendo muito procurados nos últimos anos e se popularizaram em todo país. Esse tipo de tratamento é indicado para substituir dentes, além de trazer ganhos estéticos e melhorar a qualidade de vida do paciente, facilitando o processo digestivo.
A Odontoclinic é uma rede de franquias que oferece aos franqueados todo o suporte necessário para oferecer um serviço de qualidade ao consumidor final. Dessa forma, ao fazer parte de uma franquia como a Odontoclinic, o profissional recebe o suporte necessário em todas as etapas do negócio.
Ainda, nessa rede de franquias odontológicas, você encontra todos os tipos de serviços odontológicos, para que os pacientes não necessitem ir a outras clínicas, por exemplo. Um dos diferenciais é que nosso modelo de negócio abrange a área da saúde também, abrindo um leque de oportunidades de receita.
Nossa equipe está preparada para atender desde a elaboração do plano inicial até a definição das estratégias, capacitação de colaboradores e abordagem de pacientes. Um dos principais diferenciais é que nossa equipe está sempre à disposição do franqueado para auxiliar nas principais etapas de trabalho e gestão, garantindo o pleno desenvolvimento do seu negócio.
Como administrar uma franquia de estética?
Abrir o negócio, saber como ser empresário e fazer o empreendimento crescer não são ações simples. Conforme comentamos, grande parte das empresas fecham antes de dois anos de existência. Portanto, você precisa ter atenção a alguns aspectos, que detalhamos a seguir.
Faça um bom planejamento financeiro
Sem se planejar financeiramente, é praticamente impossível alcançar qualquer objetivo. Assim, relacione seus custos e faça um bom planejamento antes de entrar no negócio. Além do valor da franquia, você precisará de capital de giro para os primeiros meses, enquanto não gera receita suficiente para pagar os custos da atividade. Também é importante ter uma quantia de reserva para emergências.
Aproveite os treinamentos da franqueadora
Participe dos treinamentos oferecidos pela franqueadora, pois eles são fundamentais para que você e sua equipe adquiram o know-how necessário para atuar na área.
Além disso, boas franqueadoras contam com equipes disponíveis para auxiliar os franqueados e tirar dúvidas a qualquer momento. Por isso, não deixe de aproveitar essa oportunidade.
Mantenha o padrão de qualidade
Um dos principais motivos do sucesso da franqueadora é a qualidade dos produtos e serviços que oferece aos clientes. Dessa forma, o atendimento da sua franquia deve ser estar alinhado com isso.
Aqui, também é importante observar que você não deve alterar o produto ou serviço por conta própria. Além de não garantir a padronização da franquia, você poderá receber uma multa e até acabar fechando o empreendimento.
Quais cuidados você deve tomar?
Independentemente do segmento, antes de abrir uma franquia, é essencial observar alguns cuidados relacionados à documentação, aspectos jurídicos e contábeis.
Analise o contrato
Antes de assinar o contrato, é fundamental ler todas as cláusulas com o máximo de atenção. Caso sinta necessidade, contrate um advogado especialista para garantir que não ocorram abusos.
Contrate uma consultoria contábil
Por lei, é obrigatório contratar um serviço contábil. Além disso, a empresa de contabilidade ajudará você a otimizar seu trabalho e garantirá o cumprimento das obrigações fiscais e trabalhistas.
Busque uma boa localização
A localização do seu negócio é um dos fatores importantes para o seu sucesso. A sua franquia precisa ser fácil de ser localizada. Além disso, é importante observar se a franqueadora pede que a unidade tenha um tamanho mínimo
Como você pôde notar, investir em franquia de estética é uma estratégia interessante e vantajosa, inclusive no segmento de odontologia estética. Cada vez mais os empresários comprovam que esse modelo de negócio permite obter mais lucros, rentabilidade e segurança, inclusive a curto e médio prazo.
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