A odontologia, você sabe, já é um setor bem conhecido pelo número de profissionais autônomos. Porém, a recente crise fez com que muita gente repensasse os planos, aguardando mais informações para continuar seus investimentos. Entretanto, mesmo na crise, o setor de odontologia tem se destacado. Por isso, não é preciso aguardar o aquecimento da economia.
Felizmente, hoje é um momento de retomada dos negócios, com mais clientes disponíveis e oportunidades de se inserir no mercado. Se você pretende fazer um investimento, a franquia odontológica pode ser uma das melhores opções disponíveis no momento.
Para explicar melhor o assunto, vamos falar um pouco sobre o valor da área de odontologia para os investimentos atuais, quais são as principais vantagens de abrir uma franquia nesse segmento e o que observar para escolher a marca que vai atender suas necessidades. Acompanhe para fazer a escolha mais certeira!
Quais são as características da área odontológica?
Nesse período de retomada dos negócios, várias empresas e clientes estão retornando às suas rotinas normais depois de um ano de pandemia. Isso significa que muitas áreas estão recebendo maior demanda, em especial, o setor de saúde, que vem demonstrando resiliência em meio ao cenário.
A área de odontologia é um bom exemplo disso. Primeiro, por ser um negócio do segmento de saúde, segue funcionando — claro que com os devidos protocolos de segurança para a tranquilidade do público.
Além disso, esse é um setor com demanda padrão bem alta em comparação a outros negócios. O brasileiro, de fato, tem uma preocupação com o sorriso. Sendo assim, a expectativa é de que a retomada impulsione ainda mais o setor e ajude a criar um público cativo em qualquer nova unidade.
Por que a franquia odontológica é o melhor investimento na retomada dos negócios?
Serviços odontológicos são utilizados pela população constantemente, o que aumenta as suas chances de sucesso. Além disso, o modelo de franquia garante melhores oportunidades para quem deseja se estabelecer no mercado e maximizar sua rentabilidade.
Dito isso, vale ressaltar que também não é necessário ser um profissional da área para investir. Afinal, o modelo de franquia já é bem conhecido no mercado atual, oferecendo sólidas vantagens — e as clínicas odontológicas não são nenhuma exceção.
Veja, a seguir, alguns exemplos que favorecem o investimento em uma franquia nessa área.
Baixo volume de investimento público
Atendimentos odontológicos não fazem parte dos serviços mais comuns oferecidos pelo sistema público de saúde. Existem locais que realizam tratamentos diversos, mas eles não são suficientes para suprir a demanda de toda a população de uma região.
Isso significa que há um número considerável de pessoas que precisam desses tratamentos e devem buscá-los em clínicas privadas, que facilitam os pagamentos, tornando o serviço uma possibilidade para o público das mais diversas classes.
Aumento da preocupação com saúde, bem-estar e estética
Nos últimos anos, outra mudança que contribuiu bastante com o crescimento das franquias de odontologia é a maior preocupação com saúde, aparência e estética. Mais que nunca, ter dentes brancos e bem-alinhados é uma característica desejada, elevando a busca por serviços de clareamento, por exemplo.
Além disso, também existe a questão do bem-estar. Pessoas com dentes desalinhados tendem a ter mais dificuldades para mastigar e podem desenvolver problemas digestivos. Em vez de passar por isso, elas preferem fazer tratamentos preventivos para melhorar sua qualidade de vida, certo?
Modelo de negócio já testado
Um dos maiores riscos ao abrir um novo negócio é conseguir desenvolver um modelo que traga retorno. Há muitas coisas que podem afetar suas chances de sucesso, forçando o empreendedor a depender de acertos e erros para consolidar seus métodos.
Nesse sentido, contar com os benefícios de uma franquia odontológica remove boa parte dessa incerteza, pois os modelos da operação já estão bem-definidos — algo muito importante para garantir melhores chances de retorno sobre o investimento feito na retomada dos negócios.
Apoio de uma empresa experiente
Quem está começando uma clínica odontológica do zero certamente encontrará alguns problemas comuns a esse segmento — como a captação de pacientes e tecnologias de ponta. Porém, quanto mais eles se acumularem, mais difícil será estabelecer seu negócio e aproveitar tudo que essa oportunidade tem a oferecer.
Diante disso, a franqueadora tende a oferecer bastante apoio aos seus novos franqueados, visto que o sucesso acaba sendo compartilhado. Dessa forma, o suporte inclui desde treinamentos para sua equipe até acompanhamento do seu desempenho, divulgação etc. Esse recurso faz toda a diferença para a longevidade do empreendimento.
Como escolher uma boa franquia odontológica?
Claro que, para aproveitar a retomada dos negócios, você precisa contar com uma boa parceria ao abrir sua clínica odontológica. Confira aqui alguns pontos aos quais você deve ter atenção ao buscar uma boa franquia odontológica para investir!
Avalie o suporte oferecido
Investir em franquia é mais vantajoso por causa do apoio da empresa. Sendo assim, você deve avaliar o tipo de suporte que ela oferece e como ele impacta em sua rentabilidade.
Quanto mais for oferecido, melhores serão suas chances de se destacar e aproveitar todos os benefícios que esse momento de retorno tem a oferecer. Então, verifique se a franqueadora dá apoio desde antes da abertura, como na escolha do ponto, na captação de pacientes, treinamento de equipe e ajuda na gestão — esses são pontos extremamente importantes, ok?
Pesquise sobre os treinamentos
Entre os tipos de apoio que a franqueadora oferece, o treinamento da sua equipe é um dos mais comuns. Ele precisa cobrir alguns aspectos básicos, como o uso do sistema, como lidar com o atendimento, procedimentos de segurança, ajuda na contratação, entre outros.
Conheça sua estratégia de marketing
Uma das responsabilidades da franqueadora dentro do contrato é cuidar da divulgação em larga escala e do branding da empresa, deixando apenas a parcela local por sua conta.
Sendo assim, uma boa franqueadora também terá um plano de comunicação bem-estruturado, facilitando a captação de novos clientes.
Saiba qual é a tecnologia empregada
O uso de um bom sistema de gestão, além dos equipamentos odontológicos, é indispensável para o melhor desempenho da empresa, visto a relevância da transformação digital digital nos negócios.
Se você quer firmar uma boa parceria, deve avaliar também quais são as tecnologias usadas. Em um período de retomada dos negócios, esse pode ser um forte diferencial diante do público.
Por que escolher a Odontoclinic?
Diante de todas as adversidades que ocorreram recentemente, a franquia Odontoclinic manteve um padrão de qualidade bastante elevado. Portanto, com a nossa ajuda, você certamente encontrará o sucesso que busca em seu investimento.
Com 23 anos de mercado e 70% de franqueados com mais de uma unidade, já conquistamos a confiança do nosso público. Investimos constantemente em novas ferramentas e tecnologias para maximizar nossa eficiência e entregar um bom serviço a mais pessoas.
A Odontoclinic acompanha de perto as ações dos franqueados para que todos tenham sucesso. Assim, caso haja qualquer dúvida ou erro, é possível retificá-los rapidamente.
Se você quer saber mais a respeito do nosso trabalho e como se tornar um franqueado durante a retomada dos negócios, entre em contato conosco e conheça tudo sobre a Franquia Odontoclinic.