É possível abrir franquia em cidades pequenas? Quais são os cuidados e critérios? Nós trazemos todos os detalhes a seguir!
Investir em um negócio é uma decisão que deve ser tomada com bastante atenção e cuidado, pois a análise contribui com o alcance do retorno desejado. Se a sua intenção é abrir uma franquia para cidade pequena, é fundamental conhecer as peculiaridades desse tipo de investimento.
Uma localidade menor ou no interior apresenta desafios para os investidores, que precisam de planejamento e trabalho sério para superar esses aspectos. Portanto, vale a pena conhecer quais são as necessidades desse tipo de investimento e o que é necessário para o sucesso.
Neste artigo, vamos apresentar os desafios de abrir uma franquia para cidade pequena e como superá-los. Além disso, mostraremos o que deve ser considerado, porque essa é uma boa opção e como encontrar a alternativa ideal. Confira!
Quais são os desafios de franquias em cidades pequenas?
A abertura de uma franquia para cidade pequena traz alguns desafios ao investidor. Conheça os principais!
Faturamento limitado
Um local com menos habitantes tende a ter um movimento reduzido em comparação a outro que tenha uma população maior, diminuindo o tamanho dos potenciais clientes. Apesar disso, as contas, tributos e outros custos costumam ser menores, gerando uma compensação por esse lado.
Menos candidatos para as vagas de emprego
Uma cidade menor costuma oferecer uma mão de obra limitada ou que, muitas vezes, não tem a capacitação necessária para as funções. Por isso, é importante conhecer a região e entender se existem profissionais qualificados e que estão em busca de boas oportunidades de emprego.
Risco de baixa aceitação
Outro risco de investir em uma franquia para cidade pequena é a possibilidade de rejeição ou baixa aceitação da população. Muitas vezes, as pessoas estão acostumadas com os serviços que já estão disponíveis, tendo medo de se arriscar em uma nova experiência.
Como superar essas questões?
Um trabalho feito com dedicação e bastante pesquisa é essencial para superar esses desafios. Em primeiro lugar, é preciso muito planejamento, desde a escolha da franquia, do ponto, dos profissionais que farão parte do negócio até o estilo de marketing que será necessário para atingir os clientes.
Além disso, uma gestão ágil, eficiente e tecnológica ajuda a dar mais credibilidade ao negócio e garantir bons resultados. Com o acompanhamento próximo dos gestores, é possível corrigir falhas e otimizar processos, visando sempre o crescimento da empresa.
O que considerar na escolha da franquia?
Alguns pontos devem ser analisados ao procurar as melhores franquias para cidades do interior. Saiba o que considerar!
Produtos e serviços
O primeiro detalhe a ser analisado são os produtos e serviços que serão oferecidos pela parceria. Isso é importante para que você entenda o que estará disponível ao seu público e a relevância disso para a cidade. Afinal, não se trata apenas de uma análise financeira, mas também de todo o custo-benefício que uma marca tem para oferecer ao se aproximar do seu trabalho.
Preços e vantagens da concorrência
Os preços e vantagens oferecidos em relação à concorrência também devem ser estudados. Quando se trata de um local pequeno, é preciso entender se esse custo será interessante para os clientes ou se ainda compensa se deslocar para outra localidade para adquirir o serviço ou produto. Aqui, toda análise mínima é essencial para conseguir se manter competitivo.
Público-alvo
Também é muito importante analisar qual é o público-alvo da franqueadora. Se a sua cidade não tem muitos jovens, por exemplo, é melhor evitar uma empresa que seja focada nessa faixa etária. Uma prática essencial é fazer um estudo dos potenciais clientes e do ramo que o seu negócio pretende atuar. Ao conhecer quem pode frequentar o seu negócio, fica mais fácil criar soluções que atendam às suas demandas e necessidades.
Por que as franquias são uma boa opção?
Se você ainda não está convencido de que o modelo de franquia é uma boa opção para cidade menor, é preciso entender as vantagens que ele oferece. Confira os benefícios de ser um franqueado!
Estudo de local
As franqueadoras costumam ajudar as franquias a encontrarem o local ideal para a abertura do estabelecimento. Com experiência no mercado, elas sabem o que é necessário para que a área escolhida seja atraente aos potenciais clientes, otimizando o alcance do negócio. Afinal, a localização de uma clínica é o diferencial competitivo para qualquer empresa, independentemente do segmento.
Apoio da franqueadora
Outra grande vantagem é o suporte por parte da franqueadora, que dará o apoio necessário em cada situação. Isso é importantíssimo para tirar dúvidas, receber orientações valiosas e aprender com a experiência de quem já teve sucesso nessa área. Os mínimos detalhes fazem uma enorme diferença e vão ajudar você a construir um negócio realmente eficiente.
Acesso a produtos exclusivos e inovadores
As melhores franquias já sabem como o mercado será em 10 anos, e isso garante o sucesso e a continuidade do negócio. Afinal, uma clínica independente não vai conseguir sustentar investimentos tão altos e em tão pouco tempo, não é mesmo? A rede fornece soluções, novidades e exclusividades que podem ser utilizadas para aumentar o valor agregado ao produto e serviço finais.
Marca conhecida
Começar uma empresa do zero é algo desafiador, porque ninguém ainda conhece a sua marca. Logo, é preciso investir em publicidade e garantir um bom serviço para que as pessoas confiem no estabelecimento.
Quando você é um franqueado, há chances de aproveitar a marca conhecida e diminuir o tempo de consolidação no mercado. Com isso, é possível ter mais competitividade e atrair mais interessados, o que é ótimo para o começo do negócio.
Modelo de negócio comprovado
Definir quais serão os serviços prestados, os valores, a forma de captação de clientes e outros aspectos do negócio é uma tarefa essencial. Fazer tudo isso do zero leva tempo e ainda permite que erros aconteçam.
Com uma franquia, essa não deve ser a sua preocupação. Isso acontece porque o modelo de negócio já foi validado pela franqueadora, ainda mais se você optar por aquelas com pioneirismo e bom tempo de mercado. Dessa forma, há a segurança de que o investimento será feito com maiores probabilidades de sucesso.
Conte com um bom planejamento financeiro
Além da redução de custos e de uma melhor gestão financeira, é importante saber administrar o negócio como um todo. Afinal, nem todo dentista sabe monitorar indicadores de performance ou organizar os pedidos aos fornecedores, por exemplo.
Assim, não é muito incomum conhecer histórias de dentistas com clínicas repletas de clientes, porém, sem rentabilidade alguma. Mas, com o suporte de uma rede de franquias, o profissional conta com uma série de ferramentas e soluções para uma administração mais completa.
Mesmo com um número elevado de clientes em sua clínica ou um faturamento satisfatório, os resultados mais definitivos só vão aparecer com uma gestão completa do negócio. E isso envolve desde a hora certa de fazer um novo pedido ao fornecedor até as ferramentas e canais utilizados para um atendimento eficiente.
Bom retorno sobre o investimento
Quando você passa a fazer parte de uma rede de franquias, novas possibilidades se abrem para o seu negócio. E não estamos falando apenas de atrair novos clientes para a clínica, mas de expandir a sua marca em outros bairros, cidades e estados. No longo prazo, isso pode significar um retorno sobre o seu investimento mais satisfatório.
Quem é que não quer melhores resultados, não é mesmo? Para saber se você vai ter um investimento com bom retorno, nada melhor do que a segurança de uma marca conhecida e com relevância no mercado.
Como fazer uma franquia em cidade pequena ganhar mais clientes?
Considerando que há mais limitações, é provável que sua franquia tenha dificuldades para atrair um bom número de clientes. Porém, ainda há algumas coisas que você pode fazer a fim de tornar sua clínica mais atrativa. Veja abaixo alguns exemplos!
Aposte em uma estratégia de marketing
Não importa qual seja o seu negócio, de clínicas odontológicas a franquias do ramo alimentício, além de prestar o melhor serviço na cidade, é fundamental investir em uma boa estratégia de marketing. É dessa forma que mais pessoas chegarão até você.
A franqueadora dará conta de construir o branding da marca, mas você ainda deve conhecer seu público local, identificar suas demandas e divulgar sua clínica em locais onde ela será mais vista. Claro que, dependendo da franqueadora, você também conta com ajuda para toda essa estratégia.
Além disso, fazer um atendimento humanizado e ter envolvimento com seus clientes vai gerar engajamento com seu negócio, ocasionando a famosa propaganda boca a boca, que, em cidades menores, é essencial. A fidelização também é uma consequência de ações de marketing, como pesquisa de opinião e aprimoramento a partir do que você ouve de sua clientela. Com o aumento da satisfação, o sucesso da sua franquia é certo.
Faça parcerias
Uma das vantagens das cidades pequenas é a facilidade de criar contatos ao empreender. Isso vale também para outros negócios regionais. Você pode colocar panfletos de outras marcas no local e vice-versa. Da mesma forma, fornecedores locais podem ser bons aliados, pois as entregas tendem a ocorrer com o mínimo de atraso.
A lição aqui é que manter uma rede de relacionamento local é importante para quem tem negócio em pequenas cidades. Afinal, é possível que todos se conheçam e, assim, com boas parcerias, você passa a conviver com muitos benefícios.
Opte por uma marca renomada
Ao buscar as melhores opções de franquia em cidade pequena, um bom critério para sua escolha é uma marca que já tenha boa reputação com o público. Isso poupa boa parte do trabalho de construir uma imagem forte para seu negócio inicialmente.
Assim, depois de verem seu estabelecimento, poderão encontrar a marca com facilidade e atestar sua qualidade. Mesmo que seja uma localidade com poucos habitantes, optar por uma marca renomada vai alavancar seu negócio, pois já existirá a confiança construída pelo franqueador.
Além disso, você conta com toda uma estrutura e padronização de procedimentos que vão acrescentar em inteligência e informação, por meio de treinamentos e outras medidas — o que vai fortalecer ainda mais sua empresa. Para escolher a marca certa, um ótimo começo é olhar o que as pessoas comentam nas redes sociais e como a empresa é avaliada no Reclame Aqui.
Invista em marketing digital
O marketing tradicional é muito importante, mas também é preciso investir no ambiente online. Por isso, apostar no marketing digital pode criar o diferencial competitivo que o seu negócio precisa para se diferenciar dos demais concorrentes. Mesmo com uma franquia para cidade pequena, as plataformas digitais já são rotina em parte da população em qualquer município, certo?
Outro ponto positivo de migrar para os espaços digitais é justamente o controle sobre todas as ações e investimentos. Você consegue acompanhar tudo o que está acontecendo em tempo real, o que permite fazer as correções necessárias para continuar alcançando bons resultados.
Use as rede sociais
Dentro do universo do marketing digital, um dos aspectos mais relevantes é o uso das redes sociais. O objetivo é não utilizar apenas conteúdos pagos dentro da internet, mas criar uma conexão mais natural com o seu público. Quer mais um motivo? Os brasileiros passam, em média, cinco horas por dia utilizando as redes sociais.
Como ignorar esse comportamento? Então, crie um planejamento para se fazer presente nas redes sociais mais relevantes para os seus clientes em potencial. Essa é mais uma forma de se aproximar do público, mas sem precisar realizar tantos investimentos.
Quais são as vantagens da Odontoclinic para cidades pequenas?
No caso de uma franquia odontológica, a Odontoclinic é uma excelente opção. Como franqueadora, ela ajuda no estudo de viabilidade do ponto, contribuindo com o sucesso do negócio.
Além disso, acompanhamos e damos suporte para todas as fases do empreendimento, desde a implantação até o amadurecimento. Também estamos falando de um serviço do qual todas as pessoas precisam, não é mesmo? Entenda a fundo todos os benefícios de ser um franqueado Odontoclinic!
Estudo de geomarketing
Para garantir que você esteja em uma boa posição no mercado, a Odontoclinic realiza um estudo de geomarketing, avaliando a localização e definindo se ela tem a estrutura ideal para abrir sua clínica. Dessa forma, você evita pontos menos rentáveis e se livra da chance de fazer um investimento sem uma boa margem de sucesso.
Treinamentos constantes
Além do auxílio inicial na estruturação da sua unidade, a Odontoclinic oferece treinamento frequente para você e sua equipe. Esse é um recurso mais que essencial para garantir a qualidade do trabalho nos mínimos detalhes — o que contribui para uma experiência positiva dos seus clientes.
Nossos materiais são atualizados regularmente, abordando tópicos como melhor atendimento, uso dos equipamentos, entre outros. Está incluído tudo que é necessário para melhorar a gestão da clínica e o desempenho da sua equipe no dia a dia.
Relação franqueado e franqueadora transparente
Algo de que nos orgulhamos muito na Odontoclinic é a relação de transparência com nossos franqueados e fornecedores. Para garantir que todos serão beneficiados nessa relação, sempre esclarecemos nossas condições e estabelecemos expectativas claras sobre os ganhos. Dessa forma, não haverá imprevistos nem desapontamentos durante a condução do negócio.
Além disso, os franqueados têm uma comunicação aberta e direta com os gerentes e diretores da rede, podendo tirar dúvidas sempre que necessário. Esse suporte oferecido pela Odontoclinic ajuda bastante a resolver desafios muito comuns para quem está começando a empreender.
Modelo de negócio próprio para pequenas cidades
Não bastassem todas estas vantagens, temos a Odontoclinic Compacta, um modelo de franquia interessante para locais de menor porte. Serviços, suporte, treinamento e qualidade se mantêm — o que muda são as dimensões do espaço e a quantidade de funcionários, além de um investimento inicial menor.
Caso a região ou cidade se desenvolva, sempre existe a possibilidade de você ampliar a unidade. Isso abre uma série de oportunidades para quem não quer só um bom investimento, mas está sempre atrás de outros caminhos para continuar crescendo profissionalmente.
Neste artigo, explicamos diversos detalhes para você que deseja abrir uma franquia para cidade pequena. Esse é um investimento que pode trazer o retorno desejado, desde que todos os processos sejam feitos com atenção e planejamento. E, como você viu, a Odontoclinic pode ser a parceira ideal nesse seu projeto de empreendedorismo.
Gostou das nossas dicas sobre o assunto? Então, entre em contato com a Odontoclinic e veja como você pode se tornar um de nossos franqueados!