Para quem busca bons investimentos, entenda as vantagens de optar por franquia ou aplicação financeira
Uma dúvida muito comum na vida de quem está se planejando para começar a investir seu dinheiro é: qual a melhor forma de fazer o capital render? Como sabemos, há muitas possibilidades para aqueles que desejam investimentos mais eficientes, desde a tradicional e mais conservadora poupança até a abertura de um negócio.
Neste artigo, nós queremos apontar as principais diferenças entre duas modalidades de investimento bastante fortes no mercado: as aplicações financeiras e a abertura de um empreendimento por meio do sistema de franquias.
Qual desses caminhos é o mais indicado para você: franquia ou aplicação financeira? Veja as respostas para fazer sua escolha com mais certeza.
Quais são as diferenças entre abertura de franquia e aplicação financeira?
Para começar, vale a pena indicarmos as principais características de cada uma dessas opções de investimento. Na abertura de uma franquia, estamos falando da ação de um investidor que, interessado em iniciar uma jornada empreendedora, opta pela segurança e demais vantagens do sistema de franchising — o qual permite a utilização da licença de uma marca já consolidada no mercado, em troca da expansão do negócio no mercado.
Apesar de ter sofrido uma baixa no 2º e 3º trimestre de 2020 devido à pandemia mundial causada pelo coronavírus, o mercado de franquias mostrou sinais de recuperação no 4º semestre, segundo informações da Associação Brasileira de Franchising (ABF), prevendo alta de 8% para 2021.
Já as aplicações envolvem a compra dos chamados ativos (ações, títulos de capitalização, letras de crédito, dentre muitos outros) sobre os quais o investidor espera retorno financeiro viável — juros, valorização na bolsa, etc.
Existem muitas possibilidades de aplicação financeira: poupança, fundos de investimento, certificados de depósito bancário, cada uma com níveis de risco e prazos de retorno diferenciados. Ao escolher esta modalidade de investimento, o interessado precisa pesquisar bastante as variadas possibilidades de aplicação, para poder ter maiores chances de conseguir um bom rendimento do dinheiro investido.
E quanto ao melhor investimento: empreender em uma franquia ou aplicação financeira?
Quando falamos de investimentos, não há uma receita mágica. Tudo depende do perfil do investidor. Há aqueles que, além de investir, desejam conhecer um novo mercado, ampliar seus conhecimentos sobre gestão, ter a possibilidade de gerar empregos e ainda contar com a possibilidade de rápido retorno sendo o “próprio patrão”, sem abrir mão da segurança sobre o capital investido.
Para este perfil, empreender em uma franquia será, certamente, uma ótima opção, pois permite que o investidor viva os desafios de uma jornada empreendedora, mas contando com o suporte e confiabilidade de uma marca reconhecida no mercado.
Por outro lado, as aplicações financeiras são opções interessantes para quem deseja ver seu dinheiro render, sem, necessariamente, efetivar uma mudança em sua carreira.
É possível ainda unir estas duas modalidades de investimento. Isso mesmo! Muitos investidores optam por manter suas aplicações em ativos financeiros e ainda empreender com mais estrutura por meio do sistema de franquias. Essa união é excelente, pois a diversificação nos investimentos só facilita a possibilidade de acumular rendimentos positivos.
Para que tipo de investidor a franquia é indicada?
Antes de escolher entre a franquia ou aplicação financeira, é preciso ter atenção ao seu perfil de empreendedor. Algumas características como organização, motivação, dinamismo e espírito de liderança ajudam a ter sucesso na empreitada.
Outro ponto importante é ter identificação com o setor da franquia. Ajuda bastante quando você tem conhecimento sobre o assunto ou interesse em aprender mais sobre ele, especialmente na hora de escolher o segmento no qual investir.
Pensando num comparativo com os perfis de investidores, o mais indicado é que o seu perfil seja o de uma pessoa mais moderada. Ou seja, alguém que aceita correr determinados riscos para obter maiores ganhos. Apesar de a franquia ser um negócio testado, com menores chances de insucesso, é preciso considerar fatores como o mercado, demanda do público e outros aspectos que de certa forma impõem desafios ao empreendedor.
Para quem a aplicação faz mais sentido?
Se você sonha com o próprio negócio, independentemente do seu perfil, a aplicação dos seus recursos em uma franquia faz total sentido. Ter uma boa relação interpessoal e um espírito empreendedor faz com que esse investimento também seja mais certeiro.
Outro ponto importante para o franqueado é a confiança na franqueadora. Aquelas pessoas que estão dispostas a gerenciar crises e têm estabilidade emocional, com um olhar atento para o negócio também costumam se dar bem no mercado de franquias.
Lembrando que, ao apostar no mercado de franquias, você tem como vantagens:
- menor risco de encerrar o negócio: as franquias são modelos de negócio estruturados, o que permite ao empreendedor manter uma linha de investimento mais confiável se comparado a começar por conta própria;
- planejamento: para quem gosta de tudo nos mínimos detalhes, contar com a franqueadora dando o apoio faz muita diferença, ainda mais considerando que ela já testou o negócio, tendo planejado todas as suas áreas, das finanças ao marketing;
- marca: o empreendedor já começa sob o peso de uma marca, o que é interessante para o reconhecimento do público, dada a sua credibilidade e nome no mercado.
Como saber em qual perfil você se encaixa?
Perfil conservador, moderado ou arrojado? Basicamente, esses são os três perfis de investidores que temos no mercado e que se encaixam bem no quesito empreendedores. Basicamente, o que os define é o tipo de investimento que pretendem realizar, se estão dispostos a arriscar e também quanto querem aumentar seus recursos.
Vale também se atentar para as suas necessidades e escolher aquele investimento que vai de encontro aos seus objetivos. Por exemplo, no caso da franquia, você precisa lembrar que é uma aposta com retorno de médio ou longo prazo, à qual você terá que se dedicar enquanto proprietário, olhando a gestão bem de perto.
Então, a sua disponibilidade para empreender precisa ser alta. Também pode ser uma boa contratar um bom gestor que administre o seu negócio. Em outras palavras, qualquer perfil pode se encaixar, desde que o desejo de ter o próprio negócio e a disponibilidade para tal prevaleçam.
Porque empreender em uma franquia é um bom negócio?
Abrir a própria empresa e mudar o rumo de uma carreira é o sonho de muitos brasileiros. Segundo a Pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), três em cada dez brasileiros com idade de 18 a 64 anos têm uma empresa ou estão envolvidos na criação de um empreendimento próprio. Logo, o Brasil está no topo do ranking de empreendedores.
Apesar disso, enfrentar os riscos de um ambiente empreendedor nacional altamente concorrido, sobretudo para quem está iniciando uma jornada no mundo empresarial, pode ser realmente desafiador.
Neste cenário, a opção de empreender em uma franquia consolidada no mercado, que ofereça não só um diferencial competitivo frente à concorrência, mas também suporte na gestão, marketing e tecnologia do negócio, é uma excelente escolha para os investidores.
Atuando em um dos setores que mais cresceu dentro do mercado de franquias (o segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar), a Odontoclinic surge como uma alternativa forte para quem deseja retorno e possibilidade de expansão dos negócios.
Com mais de 170 clínicas em todo o Brasil, 9 mil consultas por dia e cerca de 70% dos franqueados possuindo mais de uma unidade, a Odontoclinic oferece para seus franqueados uma estrutura baseada em inovação de ponta, tratamentos de qualidade e atendimento de excelência.
Como visto ao longo do artigo para escolher a franquia ou aplicação financeira, o principal é que você conheça mais sobre o seu perfil enquanto investidor. Para aqueles que optam pelo negócio próprio, é preciso se preparar, consumindo muita informação sobre o tema e até falando com outros franqueados, o que acha?
Pensando nisso, separamos um artigo exclusivo sobre o mercado de franquias no Brasil para que você possa entender mais sobre o assunto!