Nos últimos anos, o empreendedorismo tem se tornado uma força considerável na economia, com cada vez mais profissionais adotando esse caminho em suas carreiras. Porém, abrir o próprio negócio também apresenta uma série de exigências e riscos, com os quais nem todos estão preparados para lidar. Felizmente, existem algumas alternativas disponíveis, como o modelo de franquia.
A maioria das pessoas já ouviu falar desse caminho, mas pode não entender exatamente como funciona uma franquia. Por isso, acaba não levando essa possibilidade em conta, ou ao menos, não consegue fazer o planejamento ideal para seu investimento. Porém, depois de se informar a respeito, não será difícil entender por que esse é um caminho cada vez mais comum.
Para ajudar com isso, vamos falar sobre o que é e como funciona uma franquia, como esse modelo começou no Brasil, qual é seu estado atual e mostrar alguns de seus formatos. Acompanhe.
O que é uma franquia?
De forma simples, trata-se de um modelo de negócio em que um investidor, que é chamado de franqueado, adquire o direito de usar a propriedade intelectual e os produtos de uma empresa, a franqueadora. Nesse acordo, o franqueado abre uma filial do negócio, adotando a marca, os produtos, os processos e as metodologias da franqueadora.
Em troca, a empresa recebe uma porcentagem do lucro obtido por cada uma de suas filiais. Como parte do acordo, ela continua prestando assistência a todos os seus franqueados. Dessa forma, os investidores contam com uma marca já estabelecida, capacitação e boa divulgação, mesmo que não tenham experiência nessas áreas.
Como funciona uma franquia?
Na prática, o modelo de franquia segue uma série de regras, as quais você precisa ter em mente antes de assinar o contrato. Veja quais são.
Investimento inicial
Primeiramente, a franqueadora estabelece um valor mínimo de investimento quando você busca um contrato de franquia. Isso inclui o valor necessário para dar início às atividades, como a construção de um espaço ou aquisição de materiais e ferramentas, assim como a taxa de franquia, a qual é paga diretamente à marca. É ela que dará a você o direito de usar a imagem e os processos da franqueadora.
Estruturação e treinamentos
Com todos os valores acordados e o contrato assinado, a franqueadora vai auxiliar você no preparo da franquia, orientando como deve ser o espaço e ajudando na sua capacitação e da sua equipe, quando houver. Também é nesse ponto que ela mostrará como deve ser feito o seu trabalho de marketing. Afinal, mesmo que a marca como um todo tenha divulgação ampla, você ainda precisa dar alcance à sua unidade.
Cláusulas restritivas
O contrato de franquia também estabelece algumas limitações e responsabilidades na relação entre franqueador e franqueado. Inclui coisas como prazos de pagamento, melhores práticas, restrições sobre como a marca pode ser representada, entre outras normas. Dessa forma, tanto o franqueador quanto o franqueado terão seus direitos protegidos e uma orientação mais clara sobre como devem se comportar.
Pagamento de royalties
Como já mencionamos, a cada mês, o franqueado deve pagar à franqueadora uma porcentagem de seu lucro, que são os royalties da marca. É esse pagamento que garante a continuidade do contrato, assim como o apoio prestado pela franqueadora. O valor em si depende do tipo de franquia e da marca.
Qual a história da franquia no Brasil?
O modelo de franquia foi trazido ao Brasil na década de 1960, sendo que as pioneiras foram as escolas de idiomas Yazigi e CCAA. Porém, nessa época, esse tipo de negócio ainda não tinha o mesmo respaldo que em outras partes do mundo.
A franquia só passou a ser oficializada em 1987, com a criação da Associação Brasileira de Franchising. Sua inclusão na legislação só ocorreu em 1994. Desde então, os investidores brasileiros tiveram muito mais segurança para apostar no setor, pois já havia um entendimento mais claro sobre como é a gestão de uma franquia e quais seus benefícios.
Qual é o desempenho das franquias no Brasil?
Já faz alguns anos que o mercado de franquia vem crescendo no país. O ano de 2018, por exemplo, fechou com uma alta de 8%, enquanto o ano de 2019 chegou a aproximadamente 10%. Essa tendência deve se manter para os próximos anos, com novas marcas adotando o modelo e franquias atuais expandindo sua rede de apoio.
Como são os formatos de franquia mais comuns?
Além de entender como funciona uma franquia de forma geral, também é importante conhecer seus formatos possíveis antes de fazer sua escolha. Veja alguns dos principais exemplos.
Lojas físicas
São franquias que se baseiam em abrir novas lojas em localidades diferentes. É o caso de muitas marcas de roupas e restaurantes, facilmente reconhecidas em shopping centers, por exemplo.
Quiosques
Outro exemplo são os quiosques, pequenos balcões, geralmente, localizados em centros comerciais, os quais oferecem produtos menores. Costumam ter um custo de investimento estrutural mais baixo, mas também apresentam uma logística diferenciada em relação às outras modalidades.
Food trucks
As lanchonetes de rua são um tipo de empresa que também ganhou destaque com o modelo de franquia. Os food trucks, como você já deve saber, são essas lanchonetes móveis que atendem em diferentes locais dependendo do dia. Uma opção para quem não pretende investir em um restaurante ou quer mais flexibilidade.
Contêineres
Falando em flexibilidade, em uma franquia em contêiner não há uma construção, sendo possível realocá-la de forma similar a um food truck.
Home-based
Por fim, mas não menos importante, existem as franquias que ficam alocadas na casa do franqueado. É o caso das franquias digitais e de alguns modelos de negócio que não exigem um espaço físico para funcionar adequadamente.
Agora que você entende como funciona uma franquia, é hora de usar essas informações para fazer sua escolha. Uma das melhores opções disponíveis é uma franquia Odontologica, pois é um setor com grande demanda e tendência de crescimento nos próximos anos. E com nossa ajuda, você pode aproveitar bastante essa oportunidade de negócio.
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