Saber como passar feedback é imprescindível para que as equipes possam trabalhar bem. Por isso, entender esse tipo de processo é essencial.
Quando você começa a empreender, tem que lidar com várias dificuldades novas. Uma das principais é como dar feedback para sua equipe, pois se trata de uma ação importante para garantir o melhor desempenho no dia a dia da empresa.
Criar uma cultura de feedback leva tempo, e é algo que precisa partir de você. Sendo assim, vale entender como esse processo funciona e como você pode oferecer um feedback mais efetivo para seus colaboradores.
Quer entender melhor o assunto? Então, acompanhe!
O que é feedback?
Para quem não sabe, o feedback é o processo de devolução após a execução de uma tarefa, a fim de passar uma orientação. Junto com isso, o feedback transmite sugestões e estabelece o que pode ser feito para melhorar o desempenho.
Por exemplo, após a entrega de uma tarefa, você pode oferecer um feedback a cada membro da equipe, destacando o que cada um fez certo e o que fez errado. O intuito é apontar os pontos fortes e fracos identificados durante o trabalho e definir quais mudanças devem ser feitas dali para frente.
O que é feedforward?
Enquanto o feedback foca nas ações passadas, o feedforward estabelece expectativas de desempenho quanto a futuras entregas e estabelece um plano de ação para alcançar os objetivos traçados em conjunto.
Trata-se de estabelecer ações e ideias com o intuito de desenvolver competências e aprimorar o desempenho. A diferença em relação ao feedback é que esses planos não são uma resposta a eventos passados, mas sim uma intenção para os próximos projetos.
Por que ter uma cultura de feedback na empresa?
A importância do feedback se deve ao seu papel no aprimoramento e desenvolvimento dos colaboradores. Uma cultura de feedback, como o nome já diz, é quando um grupo se pauta na comunicação mútua para continuar aprimorando seu desempenho.
Dentro dessa cultura, orientações não são feitas, nem recebidas, com agressividade. Elas têm o intuito de corrigir falhas e reforçar o que funciona. Isso contribui não só para o aprimoramento de processos e competências, mas também para a convivência entre os colaboradores e o clima organizacional.
Como estruturar um feedback?
Saber como dar feedback corretamente é a parte mais difícil dessa mudança. Para se orientar, siga nossas dicas.
1. Planeje-se
Um feedback sem planejamento costuma ser bem menos efetivo. É importante saber exatamente com quem você vai falar e ter dados para usar como base ao formular sua opinião.
Não basta conversar com alguém, dar uma informação sem muito fundamento e esperar que isso melhore seus resultados. Defina os tópicos com antecedência e se prepare.
2. Escolha o momento adequado
Interromper uma tarefa para dar feedback a alguém geralmente não é uma boa ideia. Se houver muitas observações a serem feitas, então será necessário mais tempo e calma para analisar os dados. Sendo assim, você precisa escolher o momento adequado para passá-lo, quando não haverá nenhuma interrupção.
3. Comece quebrando o gelo
Ir diretamente para as orientações não é o melhor caminho. Na maioria dos casos, isso leva a um clima de tensão, o que não é o objetivo do feedback. É melhor você começar com uma conversa para quebrar o gelo, que pode incluir pequenas perguntas cotidianas para ajudar a outra pessoa a relaxar. Isso porque a intenção não é julgar, mas sim avaliar o que ocorreu.
4. Faça um resumo do assunto
Depois de começar a conversa, você pode passar para os assuntos de trabalho. O melhor a fazer é estabelecer expectativas, o que é mais fácil com um resumo dos assuntos a serem tratados. Você pode listar alguns de seus tópicos ou apenas mencionar qual será o tema central do feedback.
5. Apresente exemplos
Usar exemplos e dados concretos é a melhor forma de guiar seu feedback. Isso tira um pouco da subjetividade e contribui para o entendimento da pessoa que está recebendo o feedback.
6. Use uma abordagem precisa
Falando em subjetividade, um erro comum de quem não sabe como dar feedback é usar termos abrangentes, como “você é competente”. Por mais que seja um elogio, isso não ajuda a destacar quais são as competências, nem que pontos precisam de melhoria. Quanto mais clareza tiver sua comunicação, melhor.
7. Aja com sinceridade
Se você tentar mascarar demais uma crítica, é provável que a outra pessoa perceba. Isso cria uma quebra de confiança, o que prejudica futuros feedbacks. É melhor ter uma abordagem honesta, mas sem abrir mão da polidez e educação.
Como orientar as ações pós-feedback?
Quando o feedback é encerrado, há três ações que você deve fazer:
- responder a perguntas;
- definir um plano de ação;
- acompanhar as mudanças no dia a dia.
Isso porque, mesmo depois de estabelecer todos os pontos durante a reunião de feedback, ainda é necessário um acompanhamento para que essas observações se transformem em mudanças duradouras. Considerando que os elementos do feedback foram bem explorados, basta reforçá-los durante as rotinas de trabalho até que se tornem um novo hábito.
Quais são as vantagens do feedback?
Aprender como passar feedback é recomendado por diversos motivos. Veja algumas das principais vantagens a seguir.
1. Redução do turnover
Uma equipe que continua se aprimorando e que tem uma boa convivência tende a continuar dentro da empresa. E com menor necessidade de desligamentos e contratações, você vai contar com um time mais experiente e especializado à sua disposição.
2. Aumento do desempenho da equipe
Promover uma cultura de feedback também tem efeito no desempenho dos profissionais. Quando todos podem opinar e ajudar na correção de erros, além de estarem dispostos a ouvir e incorporar críticas, é mais fácil promover mudanças positivas.
3. Melhora na comunicação
Também podemos destacar a melhora na comunicação. Vários problemas de convivência ocorrem quando críticas são recebidas de forma negativa. Assim, se a sua equipe sabe lidar com feedbacks, a comunicação se torna mais eficiente.
4. Implementação de correções
Com o tempo, qualquer processo começa a acumular erros. O feedback é uma forma de realinhar o trabalho e garantir que ele será consistente.
Com essas dicas, você já sabe como dar feedback de forma mais assertiva. A longo prazo, essas mudanças internas vão ajudar na criação de um negócio mais produtivo, o que leva também a clientes mais satisfeitos.
Quer se aprofundar um pouco mais? Então veja também nosso artigo sobre comunicação efetiva. E para contar com a nossa ajuda para fazer sua franquia funcionar, venha conversar com a Odontoclinic!