O ganho de escala ajuda qualquer negócio a obter vantagem competitiva e garante a expansão, tanto do empreendimento como do investimento. Saiba mais!
Escalabilidade não é só uma ideia usada na replicabilidade industrial, ela é um meio fundamental para multiplicar o retorno e ampliar o alcance de uma empresa. Quer seja no setor produtivo, quer seja na prestação de serviços ou no varejo, nada impede que tal estratégia seja usada.
Porém, esse conceito, apesar de muito difundido, é pouco explicado. Afinal, o que é ganho de escala no contexto empresarial? Para responder a essa e outras perguntas sobre o assunto, preparamos este artigo pensando em você. Vamos lá?
O que é um negócio escalável?
O ganho de escala é uma capacidade quando aplicada em um empreendimento. Ela permite às empresas um crescimento ágil e a replicabilidade do seu modelo de gestão, sem perder tempo com um processo de adaptação e sem uma elevação de custos.
Na hora de investir, é importante escolher opções escaláveis de negócios, já que sua expansão é menos complexa e suas operações são mais eficientes, viabilizando a possibilidade de aumento dos resultados com rapidez.
O que levar em consideração para ter ganho de escala?
Na hora de pensar em como alcançar a escalabilidade em um negócio, alguns pontos devem ser levados em consideração. Veja a seguir o que avaliar nesse momento!
Tenha certeza de que todos os processos estão bem definidos
Para que a gestão seja replicável, os processos precisam estar bem definidos e estruturados, sem atividades desnecessárias ou repetidas. Assim, ter procedimentos operacionais organizados em um fluxo contínuo evitará perdas.
Garanta que a estrutura seja escalável
Uma estrutura escalável corresponde a ferramentas que permitam e facilitem a implementação de características como repetição, automação, agilidade e eficiência nas atividades do negócio.
Assegure que o modelo permite aumentar a receita sem elevar custos
Essa é uma das características mais difíceis de alcançar quando o assunto é escalabilidade. Não se trata de não ter despesas, mas de garantir que elas não aumentam na mesma proporção do crescimento. Nesse sentido, a estrutura de custos, a precificação e o uso de soluções tecnológicas podem ajudar.
Analise se o negócio é inovador e tem demanda
Boas ideias não bastam para obter ganhos de escala. Para que isso se efetive é preciso que a contraparte do investidor, o mercado, tenha interesse em usufruir do produto ou serviço ofertado. Responder a uma necessidade ou apresentar uma inovação são os caminhos mais comuns para isso.
Quais são as melhores práticas para gerar crescimento escalável?
Aplicar o conceito de escalabilidade a um negócio exige uma mudança de paradigma na gestão. A seguir, apresentamos algumas das práticas que podem ser adotadas para gerar um crescimento escalável no negócio. Acompanhe!
Estruture as operações
Investir em padronizar as operações reduz erros e desperdícios, aumenta a eficiência e a produtividade, bem como melhora a competitividade da empresa, colocando-a à frente da concorrência.
Além disso, aplicar técnicas ou ferramentas de gestão de qualidade total e de melhoria contínua às operações — como PDCA, 5S, diagrama de causa e efeito —, promove o ganho de escala.
Digitalize e automatize processos
Como um meio de amplificar os benefícios da padronização das atividades, implementar soluções tecnológicas que digitalizam e automatizam os processos é fundamental para tornar um negócio escalável.
Faça a precificação correta e estruture os custos
Para a escalabilidade do negócio, não basta a gestão cotidiana ser otimizada, se a precificação e a estrutura de custos não passarem pelo mesmo. Por isso, oferecer um produto ou serviço em um valor atrativo aumenta a sua procura, princípio básico para o crescimento. Da mesma forma, as despesas não devem se elevar na proporção da expansão.
Treine a equipe
O time é uma parte importante para que o ganho de escala realmente aconteça. Todas as atividades que possibilitam isso estão sob a responsabilidade da equipe. Portanto, os treinamentos para a execução da operação da maneira ideal não podem ser ignorados.
Quais são os potenciais desafios para ganhar escala em um negócio?
Colocar em prática um negócio escalável tem seus desafios. Mas eles não impedem que essa estratégia seja aplicada. Dentre as situações mais comuns que acontecem e podem ser evitadas estão:
- não acompanhar os processos e não manter a otimização constante deles;
- perder o foco, tornando o crescimento inconsistente;
- não analisar a demanda pelo produto ou serviço;
- não avaliar a viabilidade do negócio e sua capacidade de retorno;
- ignorar as ferramentas de inovação;
- ter uma expectativa muito maior do que as reais possibilidades do empreendimento;
- querer alcançar resultados rapidamente.
Quais são as vantagens de ter um negócio escalável?
Por outro lado, buscar ter ganho de escala em uma empresa oferece a oportunidade de usufruir de diversas vantagens competitivas. Tais como:
- melhoria do valor de mercado da empresa;
- aumento da base de consumidores;
- maior reconhecimento de marca;
- otimização do processo de desenvolvimento, agilizando o crescimento e o retorno do investimento;
- potencial de expansão com segurança e facilidade;
- redução de custos — operacionais e administrativos —, tornando o preço final mais atrativo;
- pulverização do investimento em publicidade para a aquisição de novos clientes;
- ampliação do alcance e da abrangência das estratégias de marketing;
- qualidade das operações e inovação contínua;
- maior poder de negociação com fornecedores e prestadores de serviço;
- aumento da produtividade.
Como ganhar escala em franquias?
Na realidade, esse já é um modelo de negócio escalável. Isso traz resultados tão positivos que na franquia de clínica odontológica Odontoclinic cerca de 70% dos investidores têm mais de uma unidade.
A sua principal característica é ter uma estrutura de gestão previamente organizada e otimizada para ser replicada pelo franqueado. Além disso, outros aspectos das franquias geram economia de escala ou favorecem a capacidade da empresa de responder à demanda do mercado de maneira mais adequada que a concorrência, criando as condições ideais para o crescimento escalável. São elas:
- inteligência de mercado proporcionada pelo conhecimento adquirido na rede;
- preços competitivos devido à otimização de custos;
- tecnologias e infraestrutura testadas e prontas para o uso;
- negócio validado que gera segurança em ampliar o investimento;
- reconhecimento de marca e estratégias de marketing abrangentes que aumentam o poder de atração e fidelização de clientes.
Para obter ganho de escala em sua empresa diversos aspectos devem ser postos em prática. Mesmo com desafios, as vantagens competitivas que a escalabilidade oferece fazem dela um investimento certeiro.
Entre as opções de negócio escalável, as franquias — como a Odontoclinic — são uma forma de investir em um empreendimento rentável e seguro, no qual você tem a certeza de que nunca vai estar só e terá um aprendizado constante para ultrapassar seus limites.
Se você está preparado para dar esse passo, a Odontoclinic está esperando seu contato. Clique e diga: Quero ser um franqueado!