O sistema para clínica odontológica foi desenvolvido para ajudar os profissionais e dentistas que não têm tempo a perder no acompanhamento de todos os processos de gestão do negócio.
O software odontológico conta com funções como agendamento, finanças, marketing, controle de estoque, entre outros, e tudo isso precisa ser integrado.
Escolher o software ideal facilita os processos e fornece informações fundamentais para tomar decisões. Então, continue lendo e confira o que os melhores softwares odontológicos oferecem!
Como funciona um software odontológico?
O sistema para clínica odontológica é uma ferramenta que conta com funcionalidades para otimizar os processos e organizar a rotina do dentista, tornando as práticas de gestão de consultório mais eficientes.
Esse tipo de software deve ter uma interface amigável, sendo intuitivo e fácil de usar. Cada dia mais indispensável para os profissionais dentistas, o sistema permite controlar todos os setores da clínica, desde a recepção até o atendimento. Suas principais funções são:
- administrar a agenda dos consultórios;
- integrar a área comercial;
- fazer o envio de lembrete aos pacientes;
- gerar relatórios financeiros;
- controlar o estoque de materiais.
Além disso, o sistema para clínica de odontologia pode mostrar os detalhes relevantes do mercado, o que contribui para o desenvolvimento das estratégias de marketing odontológico e gerenciamento de campanhas nas redes sociais, por exemplo.
Qual é a importância do sistema para clínica odontológica?
Contar com a tecnologia de um sistema de gestão traz mais modernidade e eficiência para a clínica, descomplicando os processos e facilitando o acesso às informações do negócio. Assim, é possível oferecer serviços de maior qualidade, fator fundamental para atrair novos pacientes e fidelizá-los.
Na gestão financeira, o uso de um software odontológico traz mais segurança e precisão, o que ajuda a proteger o negócio e alcançar uma alta lucratividade.
Como melhorar o atendimento, a organização e a produtividade?
Sem um sistema de clínica odontológica, o gerenciamento se torna mais complicado. Contar com a ajuda de um software traz melhorias tanto no atendimento quanto na relação da clínica com os seus profissionais. Entenda mais a seguir.
Atendimento
Um software para clínica melhora o atendimento, tornando-o mais ágil. Isso porque permite o acesso a um prontuário eletrônico, mostrando com rapidez os dados pessoais do paciente, tratamentos que ele já realizou, horários de consultas e outras informações em um só lugar.
Como resultado, a equipe pode oferecer um tratamento mais personalizado para cada cliente, além de melhorar o fluxo de entrada e saída. A experiência do paciente torna-se mais satisfatória, aumentando a confiança nos serviços oferecidos pela clínica.
Organização
A organização da clínica também é beneficiada com a adoção de um sistema de gestão, já que todas as informações (como cadastro de clientes, relatórios, agenda etc.) são armazenadas virtualmente, evitando a perda de informações registradas no papel.
Quanto às finanças, os controles de entradas e saídas também ficam mais organizados, facilitando o planejamento de estratégias e trazendo mais oportunidades de crescimento para o negócio.
Produtividade
Outra vantagem de um sistema de gestão para clínica odontológica é a melhoria na produtividade. Afinal, com a otimização de cada etapa dos serviços, os processos são realizados com mais rapidez. Assim, o dentista pode manter o foco no que é mais importante, ou seja, no paciente.
O que todo software odontológico precisa ter?
Para ajudar você a escolher o melhor sistema para clínica odontológica, reunimos algumas das características para saber qual o melhor software odontológico, veja:
- usabilidade;
- agendamento e gerenciamento de pacientes;
- prontuário eletrônico;
- visualização e armazenamento de radiografia e imagens;
- integração com radiologia;
- integração com laboratórios;
- prescrição eletrônica;
- odontograma digital;
- acompanhamento de tratamentos;
- gestão financeira;
- segurança e conformidade;
- controle de estoque;
- relatórios e análises;
- acessibilidade.
O primeiro ponto é realmente fazer um teste para avaliar se o software odontológico é de fácil utilização e se tem a interface intuitiva, para que os profissionais de odontologia e a equipe administrativa possam usar sem maiores problemas.
Gestão e acompanhamento clínico
O sistema deve fazer agendamento de consultas, reagendamentos, controle de histórico do paciente e envio de lembretes automáticos, além de armazenar informações detalhadas sobre os pacientes, como histórico médico, radiografias, diagnósticos, tratamentos realizados e prescrições.
Odontograma digital
O software precisa oferecer tecnologia para a representação gráfica da boca do paciente, permitindo registrar informações sobre os dentes, restaurações, tratamentos pendentes e outras observações relevantes.
Além disso, escolha um sistema 3D integrado e mergulhe na Odontologia digital, projetando os resultados dos tratamentos e mostrando ao paciente como o dente dele ficará após o tratamento, especialmente em ortodontia.
Gestão financeira e de estoque
O sistema deve controlar o faturamento das consultas e procedimentos, controlar convênios, emissão de recibos, controle de pagamentos e relatórios financeiros, mantendo um registro do material odontológico utilizado, alertando quando os itens estiverem próximos da reposição.
Outro ponto importante é a geração de relatórios sobre a performance da clínica, métricas de atendimento, faturamento e outros indicadores relevantes para a gestão do negócio.
Segurança e conformidade
Para completar a gestão, o software odontológico deve atuar na segurança dos dados dos pacientes, cumprindo as normas e regulamentações de proteção de dados e privacidade.
Como escolher o melhor software odontológico?
Ao escolher o sistema para a sua clínica, é preciso considerar alguns fatores antes da aquisição, como a eficiência e as funcionalidades que ele apresenta.
O software deve ser capaz de cuidar de toda a rotina administrativa da clínica, permitindo focar o seu trabalho como dentista. Veja o resumo do que analisar para escolher o melhor software odontológico:
- desenvolvido exclusivamente para o uso em clínicas odontológicas;
- com interface intuitiva;
- que permita gerar relatórios;
- que ofereça facilidade no atendimento ao cliente;
- que integre a área comercial;
- com gestão de estoque automatizada;
- online (com armazenamento e backup de dados na nuvem);
- que sempre tenha melhorias e atualizações;
- que permita automatização da comunicação etc.
A franquia Odontoclinic oferece sistemas adequados e suporte tecnológico para que o franqueado obtenha a melhor experiência.
“Na Odontoclinic, investimos pesado em mapear processos e usar tecnologia de ponta para melhorá-los”, diz Lucas Romi, sócio vice-presidente de Expansão e Novos Negócios na Odontoclinic. “Nós nos antecipamos, porque a Odontologia digital é o futuro”, reforça.
O Sistema Odontoclinic é próprio, completo e integrado
Com um sistema de gestão integrado, completo e em nuvem, o franqueado conta com auxílio no controle de agenda, controle de entradas e saídas, acompanhamento dos valores dos procedimentos realizados na clínica, entre inúmeras outras funcionalidades que são essenciais para o sucesso.
Gostou de saber mais sobre como funciona um sistema para clínica odontológica? Conheça agora mesmo a Odontoclinic e faça parte de uma das maiores franquias do Brasil!