Quem quer viver de renda precisa entender a relação entre potencial de ganhos e riscos nos investimentos. Ao fazer um investimento seguro, o potencial de ganho pode não ser tanto em relação a aplicações mais arriscadas, mas rende um valor consistente e geralmente não há perdas.
Por outro lado, os investimentos seguros podem render muito significativamente se forem altos. Muita gente tem dúvida sobre qual o investimento mais seguro, o que vale mais a pena em cada cenário etc. Por isso, vamos falar um pouco sobre o assunto, vem com a gente!
Qual é o investimento mais seguro do Brasil?
Investir em títulos públicos costuma ser seguro, pois eles estão vinculados à Selic. Investimentos em grandes instituições financeiras também costumam ser relativamente seguros, especialmente em produtos de renda fixa.
Empreender no Brasil pode ser um investimento seguro quando o modelo de negócios é consistente. Um bom exemplo disso é o empreendedorismo de franquias. A dica de ouro é pesquisar cases de sucesso e franquias de alta rentabilidade.
O investimento mais seguro depende do cenário
É importante ressaltar que todos os investimentos têm algum nível de risco, e a segurança de um investimento pode variar de acordo com diversos fatores, como o cenário econômico e político, as flutuações de mercado etc.
Então, para saber efetivamente qual é o investimento mais seguro para você, é preciso considerar as variáveis específicas do momento do investimento, como as perspectivas a curto, médio e longo prazo, além de suas metas financeiras e seu nível de tolerância a riscos.
Como investir de forma segura?
Para tornar seu investimento mais seguro, vale a pena minimizar os riscos com algumas ações.
Não existe um método completamente livre de riscos, mas há algumas estratégias que podem ajudar a aumentar a segurança dos seus investimentos, como a diversificação da carteira, por exemplo.
Diversificação de investimentos e análise de perfil de risco
Investindo em diversos ativos, setores e regiões, você reduz o impacto de possíveis perdas em seu portfólio. Além disso, antes de investir em qualquer coisa, estude os diferentes tipos de investimentos. Quanto mais você souber, mais fundamentadas serão as suas decisões.
Como dissemos, investimentos de maior risco podem ter retornos mais altos, mas também podem sofrer perdas significativas. Então, escolha investimentos alinhados com a sua tolerância ao risco.
Quais são os exemplos de investimento seguro e rentável?
Investir a longo prazo pode ajudar a superar a volatilidade de curto prazo e aumentar as chances de retorno positivo.
Investir em franquias é mais seguro do que empreender por conta própria, afinal as franquias seguem um modelo de negócios que já foi testado e comprovado em várias localidades. Isso reduz a incerteza em relação à viabilidade do negócio.
Além disso, estatisticamente, novos negócios independentes tendem a fechar as portas nos primeiros anos, enquanto as franquias já iniciam as operações performando bem, geralmente. Isso ocorre também devido ao suporte e à estrutura da franqueadora.
Suporte da franqueadora
A franqueadora oferece suporte contínuo aos franqueados, incluindo treinamento, marketing, gestão e assistência operacional. Assim, ajuda a mitigar muitos dos desafios que os proprietários de negócios independentes enfrentam.
Investindo em franquias de marcas prestigiadas, você consegue construir uma base de clientes mais rapidamente. E como parte de uma rede maior, tem acesso a fornecedores preferenciais, com melhores preços e condições.
Conheça o modelo vencedor da Odontoclinic
Para fazer um investimento seguro sem abrir mão de ter alta rentabilidade, é preciso estudar muito bem as condições da aplicação financeira. Investir em franquias odontológicas é um caminho para alcançar o sucesso e a independência financeira.
Então, dê o primeiro passo: conheça o modelo de negócios da Odontoclinic e invista seu dinheiro com altos rendimentos e segurança!