Reduzir custos e aumentar a produtividade é a meta de todo gestor, mas não é simples. Com as clínicas odontológicas, a missão é a mesma. A redução de custos sem danos à qualidade aumenta a saúde financeira, tornando a prestação de serviço mais barata e direcionando melhor os recursos.
Cortar custos pode refletir no processo de precificação ou no incremento de outras áreas do negócio, afinal, a economia pode ser aplicada em investimentos para melhorar os processos ou oferecer mais conveniência e conforto para os pacientes. Quer saber mais? Vem com a gente!
Como reduzir custos na empresa?
Para decidir como fazer uma boa gestão de recursos, aplicando em pontos estratégicos, é preciso fazer uma avaliação da realidade específica da empresa. Assim, é possível gerar dados e prever cenários, orientando a tomada de decisão. A seguir você confere alguns passos dessa jornada!
1. Faça um diagnóstico dos custos
O primeiro passo para reduzir custos é fazer um diagnóstico financeiro da empresa. Uma boa forma de fazer isso é usando a contabilidade estratégica, que observa todas as entradas e saídas de dinheiro.
Assim, é possível encontrar os centros de custos, analisando quais atividades geram mais ou menos receita. Outra boa ideia é aplicar ferramentas de gestão para analisar o que pode ser cortado na operação, como a Regra 80/20, a Matriz BCG etc.
2. Otimize processos com tecnologia
Processos onerosos que demandam muitos recursos para gerar pouco resultado ou impacto precisam ser revistos. Uma das formas de fazer isso é investir em tecnologia e inovação. Há muitas tarefas cotidianas que podem ser automatizadas.
A dica de ouro na hora de automatizar é fazer integração. Integre comunicação, softwares e equipamentos, se for o caso. Assim, a empresa economiza tempo e os colaboradores podem focar em trabalhar no que realmente gera valor para o negócio.
Eliminando erros de produção
A otimização de processos corta custos porque elimina excessos e desperdícios. Além disso, turbina a produtividade. Já ouviu dizer que tempo é dinheiro? Pois é! Ao usar a tecnologia para automatizar tarefas, por exemplo, você economiza recursos físicos e utiliza o tempo de maneira mais eficiente, com foco em resultados.
3. Negocie com os fornecedores
Para reduzir custos, faça negociações com fornecedores, buscando vantagens em relação a preços, prazos etc. Especialmente quando você é um grande cliente ou tem acesso a outras ofertas, é possível barganhar com os fornecedores. O corte no custo da produção pode refletir na baixa de preços, aumento das vendas e maior margem de lucro.
4. Faça parcerias estratégicas
Quando a gestão não consegue mais reduzir custos, é hora de contar com quem mais entende do assunto. Para isso, faça parcerias estratégicas que possam auxiliar na análise da estrutura financeira e operacional da empresa. Além disso, foque na transferência de know-how, pois essa é a sua garantia de eficiência operacional.
Falando nisso, o modelo de negócios em que você atua pode estar se tornando insustentável ou não entregar os resultados almejados. Nesse momento, é hora de analisar o que pode ser feito: leia o material comparativo entre consultório, clínica e franquia odontológica que preparamos para você e saiba mais!