Implementar processos gerenciais bem-estruturados é fundamental para o sucesso de qualquer empresa no ambiente de negócios contemporâneo. Com uma franquia odontológica, isso não é diferente! Afinal, de que adianta oferecer um excelente atendimento na hora de cuidar do paciente, mas ter problemas constantes com atrasos, agendas muito vazias ou até erros no estoque?
Para ter resultados a longo prazo, portanto, é fundamental otimizar a gestão de franquia odontológica. Quer saber como? Para ajudar você nessa tarefa, listamos 11 etapas que não podem ser esquecidas ao gerenciar o dia a dia da sua clínica. Continue a leitura e aperfeiçoe seus processos!
A importância de uma gestão eficiente para os resultados de uma franquia odontológica
Você sabia que, segundo um importante estudo do Sebrae, problemas na gestão empresarial estão entre as principais causas para o fechamento de um negócio no Brasil?
Nesse sentido, aperfeiçoar processos gerenciais, se manter antenado às novas tendências do mercado, estudar o segmento no qual o negócio está inserido e investir, constantemente, em capacitação (tanto dos líderes quanto das equipes) são ações indispensáveis para que uma empresa sobreviva ao competitivo ambiente empresarial moderno.
Falando especificamente das rotinas de uma franquia odontológica, antes de tudo, é importante contar com um bom planejamento inicial. Isso é fundamental, inclusive, para que você possa investir de modo mais acertado, escolhendo uma franqueadora capaz de oferecer todo o suporte necessário na hora de enfrentar os desafios do universo do franchising.
Após o planejamento inicial, que é realizado em conjunto da franqueadora e conta com um estudo do público-alvo para a sua futura empresa, quais as especialidades serão oferecidas e qual o nível da concorrência na região em que o negócio será aberto, é hora de estruturar processos de gestão baseados em métricas e indicadores.
Esses dados serão decisivos para melhorar os resultados de sua franquia a curto e a longo prazo, definindo a saúde da empresa como um todo.
Os 11 passos para otimizar a gestão da franquia odontológica
O que acha, então, de aprender como otimizar a gestão de franquia odontológica? Veja a seguir os principais passos para isso.
1. Aprimore sua gestão financeira
Nenhuma empresa, incluindo uma franquia odontológica, sobrevive sem contar com uma gestão financeira organizada, que permita que as contas do negócio fiquem equilibradas. Isso exige investimento nas áreas centrais de uma clínica com foco no crescimento.
Dentro deste contexto, questões básicas — mas essenciais — são os primeiros passos que devem ser implementados para melhorar a gestão financeira de uma franquia. Considere os seguintes pontos:
- a separação das contas pessoais das contas da franquia;
- a implementação de um fluxo de caixa diário;
- a manutenção de um calendário de pagamentos;
- a separação de capital para investimentos;
- o acompanhamento de todas as entradas e saídas de sua clínica odontológica.
Esses passos iniciais serão decisivos para que você evite erros na gestão de sua franquia, capazes de comprometer o futuro de seu empreendimento.
2. Aprofunde o estudo do mercado odontológico
Muitas pessoas se perguntam se é necessário ser um dentista para investir em uma franquia odontológica. A resposta é não. O que todos os investidores devem ter em mãos, sejam eles profissionais da odontologia ou não, é um profundo estudo do mercado odontológico.
Até porque, conhecer os desafios de um setor, suas demandas de inovação, as necessidades do público e as questões específicas de cada mercado são obrigações de qualquer empreendedor que deseja ter sucesso.
Portanto, estude os índices do setor odontológico, quais suas principais carências e oportunidades, e quais alternativas um franqueado pode implementar para crescer.
3. Trabalhe com métricas e indicadores
Quando falamos na melhoria da gestão de uma clínica odontológica, o uso de indicadores é crucial — afinal de contas, administração por instinto é coisa do passado!
Sem um conjunto de métricas e indicadores capazes de avaliar a qualidade do gerenciamento financeiro, do nível de satisfação dos consumidores e de questões como a gestão de estoques e pessoas, as chances de sucesso de sua jornada como franqueado se reduzirão sensivelmente.
Mas não se preocupe. Hoje em dia, há uma série de conteúdos relevantes para quem deseja implementar uma gestão mais profissional em seu negócio.
A Odontoclinic, por exemplo, tem um guia completo sobre como gerenciar sua clínica por meio dos indicadores.
O fato é que o achismo não deve ter mais espaço durante as decisões de um negócio. Sendo assim, a melhor alternativa é utilizar indicadores e métricas para entender mais sobre o desempenho do seu empreendimento.
Seja para atrair mais clientes ou gerenciar os seus fornecedores. A ideia é validar as suas opiniões a fim de garantir que os caminhos tomados sejam sempre os mais indicados para ter sucesso.
4. Invista na Customer Experience ou experiência do paciente
Você já parou para pensar no nível de satisfação dos pacientes de sua franquia odontológica? Caso não esteja dando tanta atenção a esse ponto, saiba que suas chances de sucesso, hoje em dia, são bem menores.
Atualmente, um dos conceitos que movem o mercado é o de Customer Experience. Adaptando o conceito ao universo odontológico, basicamente, estamos falando da percepção dos pacientes diante do atendimento e tratamento oferecidos por uma clínica. Essa ideia, por sua vez, influencia diretamente na construção de uma relação de lealdade e confiança entre clínicas e seu público.
Para implementar uma visão centrada na construção de experiências positivas para os pacientes, antes de tudo, é fundamental que dentista e gestores de clínicas odontológicas se familiarizem com esse conceito.
Aprofundar seus estudos sobre o tema e buscar trocar experiências com outros profissionais que já implementaram ações de Customer Experience é imprescindível.
Além disso, é fundamental atender seus pacientes com empatia, se antecipando às necessidades daqueles que são a razão de sua clínica existir, certo? Também é interessante manter uma base de dados com informações relevantes como e-mail e telefone atualizados para contatos contínuos e para ações personalizadas.
Lembre-se: cada paciente é único, tem suas próprias necessidades e, se você o atender com encantamento, as chances de criar uma base sólida de clientes aumentarão.
5. Planeje de modo estratégico o marketing de sua franquia odontológica
Uma das principais falhas na gestão de uma franquia odontológica consiste na falta de investimentos e atenção ao marketing.
Preocupados com a rotina de atendimento de suas clínicas, muitos dentistas e gestores acabam não dando a devida atenção para questões como a evolução de canais de contato com os pacientes e o fortalecimento do marketing digital dentro do setor odontológico.
Logo, aqueles que planejam o marketing de uma franquia odontológica de modo estratégico, buscando sempre o apoio da franqueadora, saem na frente na hora de vencer em um mercado tão competitivo quanto o de odontologia.
6. Leve a sério as orientações da franqueadora
Mais que disponibilizar uma marca para que a sua clínica se posicione no mercado, o papel da franqueadora é oferecer todo o suporte necessário para que a franquia tenha o melhor desempenho possível.
Por isso, é fundamental levar a sério as orientações que forem passadas, já que se trata de uma equipe experiente no assunto, capaz de facilitar a superação de certos desafios e de otimizar a gestão da sua franquia odontológica. A relação franquia e franqueado deve ser baseada em confiança de ambas as partes, afinal, o sucesso de um também é do outro.
7. Faça os treinamentos sugeridos pela franqueadora
Inclusive, falando em orientações, quando você escolhe uma franqueadora com marca fortalecida, é natural que ela conte com muitos treinamentos tanto para você, gestor, quanto para os colaboradores. É fundamental que esses treinamentos sejam levados a sério e sejam feitos por todos os interessados — isso é uma forma de garantir que os resultados vão acontecer de uma forma mais natural.
8. Saiba gerir pessoas
A gestão de pessoas também é essencial para que o seu negócio funcione a longo prazo. Afinal, são os profissionais que fazem parte do seu time que lidam diretamente com os pacientes todos os dias.
Pensando nisso, é fundamental ter um padrão de qualidade desde o processo de contratação até os treinamentos e aperfeiçoamentos necessários ao longo da carreira.
9. Escolha uma boa franqueadora
Além de todos os seus esforços para otimizar a gestão de franquia odontológica, não esqueça de uma coisa essencial: os resultados só aparecem quando os franqueados podem contar com todo o apoio dos franqueadores em sua jornada de crescimento. Com a expertise e conhecimento de mercado, é possível potencializar a administração do seu negócio.
Na Odontoclinic, por exemplo, nossos franqueados podem contar com o apoio do gerente de negócios regional, profissional com formação multidisciplinar, que analisa todos os departamentos de uma clínica e propõe meios para aumentar a eficiência do negócio.
Em outras palavras: se você quer ter sucesso na gestão de uma franquia odontológica, venha fazer parte da rede de franqueados Odontoclinic!
10. Aprenda a delegar tarefas
Por mais que empreender seja tomar a frente de muitas decisões, isso não significa querer fazer tudo, não é mesmo? É preciso ter cuidado para não deixar que o acúmulo de tarefas se torne uma dor de cabeça e atrapalhe a gestão da sua clínica. Por conta disso, um bom gestor também precisa saber delegar atividades aos membros da sua equipe.
Para otimizar a gestão da sua franquia odontológica, portanto, é fundamental contar com um time capacitado em todas as áreas da clínica. Da mesma forma que é preciso confiar em outros profissionais que atuam como dentistas ou na parte administrativa.
É válido ressaltar que, mais que tentar levar todo o negócio nas costas, é preciso contar com o suporte de outras pessoas.
11. Invista em tecnologia
A tecnologia também deve estar presente na rotina da sua clínica. Seja para oferecer tratamentos diferentes e inovadores aos pacientes, seja para facilitar a gestão no dia a dia.
A transformação digital modificou completamente o mercado e é preciso se adaptar a essa nova realidade. Identifique os seus desafios, encontre as ferramentas disponíveis e potencialize o seu negócio como um todo.
Otimizar a gestão de franquia odontológica é essencial para que a clínica dê resultados, especialmente a longo prazo. Investir nessas práticas listadas acima, portanto, pode ser muito útil para aproveitar vários benefícios, como a fidelização de clientes. Quando o franqueado conta com o suporte da franqueadora, as chances de sucesso são ainda maiores — e esse é um dos diferenciais da Odontoclinic.
Agora que você já sabe como otimizar a gestão da sua franquia odontológica, o que acha de seguir por dentro de assuntos relevantes para o dia a dia da sua clínica? Assine a nossa newsletter para receber tudo em seu e-mail!