Começar a própria empresa é um sonho para muitas pessoas, mas também um risco, pois é preciso ponderar entre abrir uma franquia ou negócio próprio. Os primeiros passos para estabelecer sua marca e alinhar processos tendem a ser o mais difíceis, o que pode aumentar as chances de perdas. Nesse contexto, o modelo de franquia acaba sendo uma ótima alternativa para quem deseja otimizar risco e retorno.
Para dar esse passo é preciso analisar quanto custa abrir uma franquia, até para entender quais são as suas possibilidades. É verdade que o investimento inicial costuma ser menor do que abrir um novo negócio no mesmo setor, mas ainda há outros pontos que precisam ser levados em conta.
Para ajudar a entender melhor o assunto, vamos falar um pouco sobre o quanto custa abrir uma franquia, quais os principais gastos e como eles funcionam. Acompanhe!
Quais são os principais gastos ao abrir uma franquia?
O primeiro passo para fazer qualquer investimento é descobrir seus custos e discriminações. Para ver quanto custa abrir uma franquia, você deve levar em conta uma série de despesas e cobranças envolvidas no processo.
Então, confira aqui qual o investimento para abrir uma franquia em detalhes!
Taxa de franquia inicial
Esse é um bom ponto de referência para começar. A taxa de franquia é um valor pago à franqueadora, que inclui a documentação necessária na abertura de uma unidade da franquia, os treinamentos iniciais para a abertura e o acompanhamento de implantação. O valor a ser pago é variável, pois cada franqueadora tem a sua maneira.
Capital de giro
O capital de giro de uma empresa, de forma simples, é o quanto você precisa ter em caixa todo mês para manter seu negócio funcionando. Ele equivale à soma de todas as despesas recorrentes, as quais são necessárias para que a empresa fique sem dívidas. Na maioria das empresas, incluindo as franquias, essa é a meta mínima de faturamento.
Equipamentos e sistema de gestão
Antes de o contrato ser assinado, é preciso que você já saiba tudo sobre franquias, assim precisará apenas preparar a estrutura adequada para prestar o serviço da marca. Esse é um dos pontos que mais influencia o quanto custa abrir uma franquia, afinal é nesse momento que você adquirirá equipamentos e o sistema de gestão.
Em geral, a franqueadora terá uma lista de fornecedores para esse tipo de serviço, os quais seguem os padrões de qualidade da empresa. Porém, nem sempre isso é uma regra fixa. Se você pesquisar por serviços locais ou outros equipamentos com a mesma qualidade, poderá encontrar algo mais em conta que ainda atenda à sua demanda.
Capacitação de pessoal
A menos que a franquia em questão seja feita para apenas uma pessoa, você precisará de uma equipe bem capacitada para prestar o serviço com a qualidade desejada. E, para isso, você terá que empreender alguns recursos em programas de capacitação, além de seu processo de contratação.
Mais uma vez, a franqueadora deve ter guias e cursos para funções específicas na empresa, ainda mais aquelas que lidam diretamente com seu produto ou serviço. Para funções secundárias, existem cursos à parte, ou você pode buscar profissionais terceirizados.
Ponto comercial e instalação
Ao calcular quanto custa uma franquia, é importante ter em mente onde ela funcionará. Alguns negócios são pensados para operar na sua própria casa, mas a maioria das franquias exige que você tenha um ponto comercial separado, seja um escritório ou um imóvel aberto para visitas.
Junto à localização, você também terá que providenciar a instalação da infraestrutura. Isso inclui trazer e implantar o maquinário, móveis, pintura, manutenção, entre outras coisas necessárias para que a franquia comece a funcionar.
Taxa de royalties
Uma das particularidades do modelo de franquia é que, ao firmar esse negócio, você também se compromete em pagar uma porcentagem de seus lucros à franqueadora, os chamados royalties. Esse pagamento se refere a toda expertise passada, incluindo a relevância da marca, já bem consolidada.
Mas não pense que, por isso, seus lucros serão reduzidos. Na verdade, você está se associando a uma empresa que entende melhor sobre captação de clientes e tem um nome reconhecido. Além disso, você terá o suporte continuado da empresa ao longo do tempo.
Formação de estoque inicial
Para a maioria dos negócios, você vai precisar de uma série de materiais para prestar seus serviços, ou de produtos para vender. Para isso, você deve adquirir um estoque inicial para manter seu negócio funcionando nos primeiros meses de atividade.
No geral, a franqueadora também oferecerá uma boa lista de fornecedores que estão de acordo com seus padrões de qualidade. Para produtos mais básicos, como material de escritório, você pode precisar buscar fornecedores locais.
Taxa de propaganda
Não importa o quanto custa abrir uma franquia se ninguém conhece seu trabalho e não encontra sua empresa. Para isso, serve a taxa de propaganda das franquias. Ela é paga mensalmente pelo franqueado ao franqueador e cobre custos relacionados à divulgação da marca, contratação de garotos-propaganda e branding.
Você ainda terá que investir em divulgação local da sua unidade por conta própria, mas já ajuda muito ter um time focado na percepção geral do público sobre sua empresa.
Mas, afinal, por que tantas despesas?
A quantidade de taxas e cobranças podem ser um pouco intimidadoras para quem está começando a empreender. Porém, é bom lembrar que cada uma delas serve a um propósito distinto e muito bem fundamentado, de acordo com processos que dão certo e foram validados em várias unidades da franquia.
Com um negócio próprio, você também teria esses gastos, às vezes, até mais por não ter um know-how já estabelecido pela franqueadora e com boas chances de se perder no processo. Então, ao comparar e colocar tudo na ponta do lápis, os custos para abrir uma franquia compensam em relação ao negócio próprio.
Como a Odontoclinic ajuda os franqueados?
Para aqueles que desejam 100% de apoio ao abrir uma franquia, a Odontoclinic é uma das melhores opções em franquia odontológica. Oferecemos uma taxa de royalties em conta, de 8%, com 2% de fundo de promoção.
Além disso, a Odontoclinic também assume certos riscos junto a você, como franqueado. A cobrança de royalties é baseada na entrada de dinheiro, não no fechamento de vendas. Isso significa que, caso um cliente atrase o pagamento ou parcele prestações, você não terá que arcar com uma cobrança sobre um valor que ainda não recebeu.
Agora que você já entende melhor quanto custa abrir uma franquia, é hora de dar os primeiros passos. Ter esse planejamento vai poupar vários erros e dores de cabeça.
E se quiser começar bem, entre em contato com a Odontoclinic e veja como se tornar um franqueado!