É quase impossível imaginar um negócio de sucesso, quando os empreendedores não dão a devida atenção à gestão de pessoas. Afinal de contas, motivar seus colaboradores, deixá-los cientes sobre seus desafios e responsabilidades e estabelecer processos que melhorem a produtividade e o engajamento dos funcionários são ações fundamentais para o dia o dia de toda empresa.
Esse desafio é crucial para qualquer modelo de negócio que deseja crescer — seja uma franquia, seja uma pequena, média, grande empresa. Do mesmo modo, todos os segmentos de mercado devem se atentar à importância de consolidar uma gestão de pessoas profissionalizada, com foco em manter o engajamento e qualidade do trabalho de colaboradores. E isso vale também para o segmento odontológico.
Para ajudar com isso, vamos falar um pouco da necessidade de melhorar a gestão de pessoas em sua clínica odontológica e também trouxemos algumas dicas para orientá-lo. Acompanhe!
Quais os benefícios de profissionalizar a gestão de pessoas em sua clínica?
Por não ser ligada diretamente ao serviço prestado, muitos dentistas acabam deixando essa parte da gestão da clínica de lado, focando em outros assuntos mais práticos. Porém, isso quase sempre custa em produtividade e oportunidades.
Veja aqui alguns dos benefícios que uma boa gestão de pessoas pode trazer.
Reduz a rotatividade da sua equipe
De forma simples, a rotatividade é um indicador que reflete a frequência com a qual sua equipe é substituída. Quanto mais alta, mais tempo você passa fazendo contratações, lidando com desligamentos e tentando treinar novos colaboradores para as mesmas funções e cargos. Naturalmente, isso pesa bastante no seu desempenho.
Um bom trabalho de gestão é o primeiro passo para controlar essa métrica. Saber como alocar sua equipe é importante, além de observar os demais aspectos do seu negócio. Dessa maneira, você também encontra outras possíveis falhas que podem levar à insatisfação do seu time e aumentar a rotatividade.
Possibilita contratações mais eficazes
Você pode forçar a redução da rotatividade simplesmente se recusando a dispensar colaboradores menos produtivos. Contudo, isso significa que terá uma equipe menos preparada para suas respectivas funções. Se você quer garantir um bom desempenho, precisa pensar nisso desde o momento da contratação.
Coisas simples, como estudar melhor as qualificações necessárias, criar um anúncio mais claro e conversar com sua equipe para entender as demandas internas, podem poupar bastante dor de cabeça. Com o tempo, essas atitudes conseguem aperfeiçoar o desempenho do consultório como um todo.
Mantém a equipe mais motivada
Uma parte importante do trabalho de gestão de pessoas é garantir que todos os colaboradores saibam o que devem fazer e sejam devidamente compensados pelos seus resultados. Sem isso, a tendência é que eles percam a motivação e comecem a apresentar resultados menos expressivos.
Enquanto você fizer um bom trabalho acompanhando a gestão e seus resultados, orientando suas ações e sanando problemas internos, também conseguirá manter a equipe mais motivada. Isso acarretará mais rentabilidade, menos rotatividade e mais satisfação do público.
Otimiza o uso de recursos
Por fim, mas não menos importante, é indispensável que você saiba como aplicar os recursos da sua clínica da forma correta, seja o dinheiro, materiais, máquinas, sejam as pessoas, especialmente em um mercado tão concorrido quanto o atual. E o único modo de se fazer isso com alguma segurança é investindo em uma gestão profissional para sua clínica.
Pode ser difícil alinhar esse trabalho adequadamente no começo. Porém, a longo prazo, você verá como tal planejamento ajuda a eliminar despesas e eleva a qualidade do serviço prestado ao seu público.
Como melhorar a sua gestão de pessoas?
Considerando os pontos acima, fica bem claro por que você precisa gerir sua equipe com bastante cuidado. O mais difícil é colocar tais ideias em prática no dia a dia, assim como em suas estratégias.
Para ajudar a dar os primeiros passos, separamos aqui algumas dicas simples que você pode implementar em sua clínica. Confira.
Mudança de mentalidade
O primeiro passo para estabelecer uma gestão de pessoas profissionalizada envolve uma verdadeira mudança de mentalidade. É necessário que você e seus sócios estejam dispostos a aprender mais sobre gestão, a dialogar com os colaboradores da clínica para entender seus níveis de satisfação com o trabalho e a difundir uma cultura que mantenha cada funcionário motivado e engajado em prol do crescimento dos resultados do seu negócio.
Investimentos em tecnologia
O segundo ponto abrange a necessidade de investimentos em tecnologia e inovação. Com a transformação digital no mercado, pode ser uma alternativa interessante para otimizar a gestão de pessoas contar com ferramentas que favoreçam, por exemplo, o acompanhamento da produtividade de funcionários e estabeleçam, com melhor organização, os horários de entrada e saída de cada colaborador. Desse modo, você poderá automatizar atividades repetitivas relacionadas com o dia a dia da gestão de recursos humanos, ganhando tempo e eficiência.
Indicadores de produtividade
A terceira dica diz respeito ao estabelecimento de indicadores de produtividade. Hoje em dia, não é mais possível fazer gestão de pessoas somente com base no instinto e no feeling do empreendedor. Você necessitará contar com métricas exatas, que proporcionem dados para que se possa acompanhar os níveis de produtividade e a qualidade do trabalho de cada colaborador da clínica odontológica.
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Investimento na seleção
Na base de uma gestão ideal de pessoas está uma boa contratação. Ao atrair os colaboradores certos, sua clínica odontológica terá mais chances de crescer por meio do trabalho de um time engajado, competente e motivado com os objetivos do negócio. Nesse sentido, investir em uma seleção eficiente, contando com o apoio de especialistas, é um passo positivo para quem deseja estabelecer uma gestão de pessoas mais profissional.
Os franqueados da Odontoclinic, por exemplo, contam com todo o apoio nessa etapa de suas clínicas, tendo mais chances de construir um grande time e se diferenciar no mercado de franquias.
Avaliações de desempenho e feedbacks
Além dos indicadores de desempenho, as avaliações comportamentais e do trabalho de cada colaborador são ferramentas indispensáveis para que você consiga reconhecer o esforço de seus funcionários e corrija falhas antes que elas comprometam o dia a dia da clínica.
Com base nas avaliações de desempenho e nos indicadores, será possível, também, fornecer feedbacks mais justos e exatos para os seus profissionais, apontando o que eles necessitam melhorar e reconhecendo todo o trabalho que está de acordo com os objetivos de sua clínica odontológica.
Treinamentos e atualizações frequentes
Por fim, os treinamentos e atualizações devem fazer parte da rotina da sua clínica odontológica. Como qualquer mercado, o segmento odontológico passa por transformações ao longo dos anos. Por isso, para ter sucesso na gestão de pessoas, você precisará manter seus colaboradores atualizados sobre aquilo que se espera deles, aprimorando constantemente a qualidade da contribuição do seu time.
Por esse ângulo, a Odontoclinic também auxilia seus franqueados! A gestão de pessoas é uma preocupação permanente em nossa rede. Nesse sentido, oferecemos continuamente encontros, treinamentos e atualizações que deixaram seu time sempre à frente no mercado.
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