Com todas as mudanças ocorridas nos últimos anos, o empreendedorismo se tornou uma forma bem mais comum e eficaz de produzir uma carreira. Um dos motivos para isso é o crescimento considerável de certos setores, criando uma demanda a qual pode ser explorada por novos negócios.
Um bom exemplo de um desses mercados em alta é o setor de saúde, que tem uma série de desdobramentos. Profissionais das mais diversas áreas podem dar os primeiros passos aqui, seja com alguma solução inovadora, seja suprindo uma demanda comum. Basta saber como se posicionar.
De forma geral, o mercado de saúde apresenta alta demanda, além de ser uma área mais estável economicamente. Afinal, todas as pessoas precisam de diagnósticos e tratamentos, de vez em quando.
Se você está em busca de bons investimentos, veja aqui alguns dos principais mercados em alta no setor de saúde e por que você deve investir neles. Confira!
1. Farmacêutica
A venda de remédios por prescrição médica, produtos de higiene, entre outras coisas, são serviços indispensáveis para a condução de tratamentos e para lidar com doenças do dia a dia. Por isso, é tão comum que haja várias farmácias em um mesmo bairro. Com certeza, você tem uma oportunidade para investir aqui.
Montar uma farmácia em um ponto estratégico dá um bom alcance e uma demanda estável, já que as pessoas tendem a priorizar os pontos de venda mais convenientes. Além disso, também é possível oferecer serviços complementares, como aplicação de certos medicamentos por um especialista.
2. Serviços online
Já faz algum tempo que os principais mercados em alta têm focado mais o espaço digital. Tanto negócios tradicionais quanto empresas inovadoras passaram a dar mais ênfase aos serviços prestados através da internet. Um exemplo disso é a venda online de produtos, que já se tornou a norma em diversos setores.
A área de saúde também se beneficia bastante disso, seja na venda de equipamentos para empresas, seja de medicamentos para a população. Além disso, alguns profissionais de saúde também têm a opção de realizar atendimento preliminar pela internet, o que pode ser usado para lidar com casos mais simples sem gerar riscos de proliferação da doença. Algo muito útil no período de pandemia de Covid-19.
3. Delivery
Tão importante quanto a venda online de medicamentos ou o atendimento é a possibilidade de receber esses produtos em casa. Uma realidade que já estava se tornando comum, mas que ganhou ainda mais força no cenário de pandemia. O setor de saúde também acompanhou o crescimento dessa demanda.
Existem vários negócios focados exclusivamente na entrega de produtos, principalmente de medicamentos, diretamente para os clientes. Essa é uma praticidade cada vez mais exigida pelos consumidores, havendo grande demanda em todos os locais. É tudo uma questão de saber divulgar seu serviço, onde se posicionar e otimizar o uso de seus investimentos.
4. Desenvolvimento de softwares
A tecnologia sempre tende a estar presente nos mercados em alta hoje em dia, ainda mais naqueles voltados para inovação. Isso inclui a área de saúde, a qual pode aproveitar esses recursos de diversas formas. Tanto no nível de gestão do estabelecimento quanto em formas melhores e mais eficientes de prestar seus serviços em si.
Se você tem uma ideia de um software que pode contribuir com esse setor, então, vale a pena estudar sua efetividade e investir em seu melhor desenvolvimento. Aplicativos que permitem a comunicação entre médico e pacientes, ou que facilitam a realização de diagnósticos e acompanhamento de tratamentos, são úteis tanto para profissionais de saúde quanto para pacientes.
5. Cuidados para idosos
O setor que promete maior índice de crescimento nos próximos anos é o de cuidados e saúde para a terceira idade. Com o aumento da expectativa de vida, também cresceu o número de pessoas que precisam de atenção médica, seja por causa de doenças degenerativas, seja pelo maior risco de acidentes.
Dentro desse contexto, a área de saúde precisa se adaptar a essas novas demandas. Isso significa que um investimento na área de cuidados, seja com enfermagem, seja de atividades físicas e/ou terapêuticas para idosos, tem chance bem alta de retorno em relação ao seu investimento inicial. Ótimo para quem deseja alguma segurança, mas que também quer uma oportunidade de crescimento.
6. Clínicas médicas e laboratórios
Claro, um mercado em alta como o de saúde ainda tem bastante espaço para investimentos em seus estabelecimentos mais fundamentais, como é o caso das clínicas médicas e laboratórios. São nesses espaços que os pacientes lidam com a maior parte dos seus problemas de saúde, realizando os diagnósticos e alguns outros exames de rotina.
Nos consultórios, cada paciente pode falar com um clínico geral ou um especialista para buscar sua opinião. Laboratórios coletam amostras e realizam exames que podem ser lidos pelos médicos. E as clínicas realizam tratamentos mais duradouros, ou mesmo possíveis internações. Dependendo das demandas locais, todas essas opções podem ser altamente rentáveis e ter uma demanda bem estável.
7. Franquia odontológica
O modelo de franquias é outra opção de investimento bem mais comum hoje em dia. Para quem não conhece, uma franquia é quando uma empresa já estabelecida (franqueadora) permite que um investidor (franqueado) utilize sua marca e produtos, abrindo uma nova unidade da franquia. A franqueadora, em troca disso, ganha uma porcentagem do faturamento do estabelecimento e transmite todo seu conhecimento em processos e gestão no setor.
Esse modelo de negócio tem vários benefícios, pois reduz os riscos envolvidos no estabelecimento de uma nova marca e acelera seu crescimento inicial. Uma franquia odontológica, como o nome já diz, é uma clínica que faz parte de uma marca maior, a qual fornece sua expertise em gestão e a reputação de seu nome para o investidor.
Além disso, existe a possibilidade de você abrir mais de uma unidade, acumulando a rentabilidade de ambas. Se você está em busca de uma opção mais segura, mas que ainda ofereça bom retorno, então, o mercado odontológico é um excelente caminho.
Falando especificamente da Odontoclinic como franquia odontológica, saiba que somos a primeira franqueadora no setor, com atendimento premiado e mais de 70% dos franqueados com mais de uma unidade, o que prova o sucesso do negócio.
Agora que você conhece alguns dos mercados em alta no setor de saúde, pode encontrar aquele no qual deseja investir. Lembre-se: contar com uma boa marca para apoiar você é a melhor forma de minimizar riscos e obter maior rentabilidade.
Se quiser encontrar uma parceria agora mesmo, entre em contato com a Odontoclinic e veja como se tornar um de nossos franqueados.