A odontologia é uma excelente área para empreender, e com algumas dicas você pode alcançar muito sucesso
Quando surgem momentos de crise, os consultórios odontológicos particulares e de menor porte sentem bastante as oscilações do mercado. Há uma grande queda no movimento e a redução do lucro, o que mostra a importância de aprender sobre empreendedorismo na odontologia para dar a volta por cima.
Empreender não é apenas iniciar um negócio. Envolve adotar uma estratégia que aumente as chances de sucesso. Por isso, é preciso ir além do convencional, identificar e saber aproveitar oportunidades, além de entender toda a gestão da clínica.
É possível alcançar um sucesso maior sabendo como empreender. Para ajudar, nós preparamos este artigo trazendo 5 dicas muito úteis. Elas vão apresentar um caminho promissor para que você possa ter realização profissional fazendo aquilo que gosta. Acompanhe!
O que significa empreender na odontologia?
Empreender na odontologia é abrir um negócio próprio para prestar atendimento focando uma especialidade da odontologia, ou disponibilizando diferentes tratamentos e serviços no mesmo estabelecimento, como acontece com as clínicas odontológicas da franquia Odontoclinic.
Porém, o empreendedorismo na odontologia não pode ser resumido a alugar um espaço e começar a fazer atendimentos. Essa também é uma forma de empreender, mas que acaba ficando no mais do mesmo.
Empreender significa trazer novas ideias, soluções que ainda não foram propostas, assim como pensar em lacunas de mercado e na melhor forma de preenchê-las. Ou seja, empreender é trabalhar com diferencial, ainda que seja em uma área tão tradicional quanto a odontologia.
Quais são as características de um dentista empreendedor?
Como você viu, o empreendedorismo na odontologia está relacionado à inovação, estratégia e visão de mercado. Todo dentista pode ser um empreendedor, e alguns já apresentam naturalmente habilidades voltadas para esse ramo; outros precisam trabalhar um pouco mais essas competências.
Seja como for, para alcançar o sucesso empreendendo na odontologia é importante conhecer o perfil do dentista empreendedor. Assim, você pode trabalhar essas características e abrir o seu próprio negócio com um diferencial. Veja a seguir o que esses profissionais têm em comum.
Sempre de olho na gestão
Para ser um empreendedor, o dentista não pode focar apenas os atendimentos. Precisa olhar para o negócio como um todo e deve entender cada um dos seus setores, como:
- recepção;
- marketing;
- finanças;
- controle de estoque;
- gestão de fornecedores.
Isso porque ele não vai trabalhar apenas como um dentista, mas sim como empresário.
Busca formas de ganhar relevância
Uma vez que empreender envolve inovar, o dentista que tem esse perfil está sempre em busca de alternativas para se destacar. Procura estratégias, novas ferramentas e serviços que façam com que o seu trabalho ganhe relevância.
Faz cursos de gestão
Como ele precisa entender todas as áreas da clínica, aprimora seus conhecimentos além da odontologia. Especializa-se em gestão de negócios e trabalha as suas habilidades para também conhecer ferramentas administrativas e acompanhar as tendências de mercado.
Olha atentamente o mercado
A análise de mercado também é um foco do dentista empreendedor. Ele observa as novidades tanto da odontologia quanto de outros setores que impactam o seu empreendimento. Por exemplo, quando surgem novidades no marketing ou em gerenciamento de processos, traz essa inovação para o dia a dia do seu negócio.
Sempre busca inovar
O dentista empreendedor sabe que pode pensar fora da caixa. Ele procura novidades não apenas nos tratamentos que oferece, mas na forma como atende os pacientes, organiza os dados e lida com as informações. Essa atitude abrange até mesmo a decoração do espaço e as campanhas de marketing que elabora.
Como empreender na odontologia?
O empreendedorismo odontológico envolve usar a tecnologia nos tratamentos e na gestão, observar tendências de mercado, buscar inovações e diferenciais. Então, para que você tenha sucesso, esse investimento deve ser feito de uma forma inteligente.
Uma boa opção é apostar no mercado de franchising, começando pelo fato de que as franquias odontológicas, por envolverem a área de saúde e estética, são um mercado em alta. Além disso, existe a segurança de contar com uma grande marca que já se consolidou no mercado.
Seja como um franqueado ou montando a sua clínica particular, para empreender na odontologia você precisa adotar algumas ações estratégicas. A seguir deixamos as dicas que prometemos para que o seu negócio seja um sucesso!
1. Conte com uma boa equipe de gestão e atendimento
Não se esqueça de que o empreendedorismo na odontologia não é um ramo de atuação solitário. Você vai precisar de uma boa equipe para contribuir com a gestão e o atendimento da clínica. Precisa fazer o planejamento e a estruturação das bases dela para escolher os profissionais que se alinhem com o sistema de trabalho que você quer adotar.
2. Faça benchmarking
Explicamos que o empreendedorismo odontológico envolve inovar. Por isso, além de observar o mercado, você precisa verificar o que os concorrentes estão fazendo. Assim, pode adotar estratégias que ofereçam algo a mais e ajustar suas próprias ações de acordo com as tendências e aquilo que o público está buscando.
3. Considere o setor de franquia
As franquias são um dos mercados em alta no Brasil. Mesmo durante a crise, aquelas voltadas para saúde, beleza e bem-estar continuaram crescendo e com bom faturamento. No primeiro trimestre de 2021, por exemplo, esse segmento do franchising cresceu 12,7% em comparação com o mesmo período de 2020.
4. Escolha uma franquia confiável
É importante ressaltar que mesmo no mercado de franchising existem variações de desempenho de acordo com o segmento. Como você viu, a área da saúde, que também envolve a odontologia, é uma excelente aposta. Mas também precisa ter atenção com a marca à qual vai associar o seu trabalho.
Observe de uma forma individualizada qual está sendo o desempenho da franquia. Confira os números nos últimos anos, sua expansão e a satisfação dos franqueados e do público, para ter certeza de escolher uma marca confiável.
5. Considere ter mais de uma unidade da franquia
Depois que você se adapta ao empreendedorismo na odontologia, percebe que não existe segredo para gerenciar a clínica. Os processos viram rotina, e utilizando ferramentas e recursos tecnológicos a seu favor, fica ainda mais fácil tocar o negócio sem grandes problemas.
Aderindo à franquia odontológica você vai encontrar uma facilidade ainda maior por receber o suporte da franqueadora. Então, vale a pena considerar ter mais de uma unidade para alcançar um sucesso ainda maior.
Diversos franqueados Odontoclinic adotaram essa estratégia. Gleice Bonadiman, por exemplo, tem uma unidade e duas em projeto para serem abertas. Karen Bertholini está à frente de três unidades. Malina Sega tem quatro unidades Odontoclinic, assim como Carla Silva. Fernando Tessari abriu mais de nove franquias de nossa rede!
Quais são os diferenciais da Odontoclinic?
Deu para perceber que a franquia Odontoclinic é um dos melhores tipos de investimentos, certo? Se não fosse assim, não haveria tantos franqueados abrindo novas unidades em diferentes regiões do Brasil.
Mas o que faz a Odontoclinic ser tão especial? A resposta não envolve só um fator, mas diversos aspectos. A Odontoclinic é pioneira em franquias odontológicas no Brasil, por isso, seu método é comprovado e traz segurança para o empreendedor. Inclusive, foi reconhecida por 6 anos consecutivos pela ABF (Associação Brasileira de Franchising).
A rede Odontoclinic também é uma marca que as pessoas já conhecem e confiam. Hoje, é referência do mercado em atendimento, focando sempre o paciente de uma forma humanizada, e isso conferiu para ela também o prêmio do Reclame Aqui.
Para o empreendedor, o nosso know-how é um ponto que chama a atenção. Experiência e conhecimento são transmitidos para os franqueados por meio de treinamentos. Eles começam mesmo antes de a franquia ser aberta; depois, os franqueados ainda contam com diversos materiais, conteúdos e eventos na Academia Odontoclinic, para continuar aprimorando suas habilidades.
É por isso que quem é um franqueado Odontoclinic continua buscando sempre mais. Afinal, estamos falando de uma marca que é referência em empreendedorismo na odontologia e uma grande aliada para você, que quer abrir o seu próprio negócio e já começar do jeito certo!
Para alcançar mais sucesso na odontologia, o ideal é apostar em estratégias que estão de acordo com o seu perfil. Mas você sabe qual é o seu perfil de dentista? Faça este teste para descobrir!