O empreendedorismo não é, nem de longe, um caminho fácil. Há muitos desafios que exigem conhecimento, esforço e, acima de tudo, persistência. Porém, muitas pessoas que começam a empreender acabam perdendo o ímpeto, seja por falta de incentivo, seja por poucos resultados ou expectativas irrealistas.
A maior barreira para o sucesso de muitos negócios ainda é a mentalidade de que os resultados devem vir com facilidade ou de que tudo precisa sair como o planejado. Porém, ao entender que os contratempos podem ser superados com esforço e paciência, logo as coisas começam a mudar.
Uma boa forma de aprender isso, na verdade, é através do cinema. Existem muitos bons filmes para empreendedores, os quais vão inspirar você a assumir os riscos, mas também, mostrar como lidar com essas situações de cabeça fria e com inteligência.
Estava em busca de algo para estimular a começar seu próprio negócio, ou para incentivar a persistir no seu atual? Então, confira aqui uma lista com 6 filmes que vão reforçar sua coragem!
1. A Grande Aposta
Originado do livro “The Big Short: Inside the Doomsday Machine”, o filme “A Grande Aposta”, de 2015, retrata a série de eventos que levaram à grande crise imobiliária dos Estados Unidos, em 2008. A história segue o protagonista Michael Burry, um guru da bolsa de valores que, logo antes da crise, fez vários cálculos e previu que os títulos imobiliários, que ainda estavam em alta, perderiam sua rentabilidade rapidamente.
Além dele, mais três investidores fizeram a mesma aposta, de que o mercado imobiliário entraria em uma crise sem precedentes, o que acaba acontecendo. Todos se preparam para o cenário e, no fim das contas, evitam um grande prejuízo e saem desse cenário em condições bem melhores do que no começo.
A principal lição do filme, além das explicações sobre o funcionamento do mercado financeiro, é que, para obter sucesso, é preciso enxergar à frente. Não basta apenas seguir o fluxo e esperar se destacar. Às vezes, é necessário apostar contra o sistema e as regras já estabelecidas. Afinal, sempre chega um momento em que elas não valem mais.
Você pode ver esse filme na Netflix.
2. À Procura da Felicidade
Baseado na história real de Chris Gardner, o filme “À Procura da Felicidade”, estrelado por Will Smith, fala de um homem que, diante de todas as adversidades do mundo, conseguiu alcançar a única coisa que realmente queria: a felicidade. Mais especificamente, conta sobre como ele passava por dificuldades financeiras, sua esposa trabalhando múltiplos turnos e um filho na creche.
Era um homem inteligente e bom orador, mas era sempre barrado pelo discurso de que ele nunca conseguiria o que queria. De fato, não foi fácil. Chris tinha várias dívidas e passou um tempo vivendo em abrigos e até em um banheiro público, enquanto tomava conta do seu filho.
Porém, ao mesmo tempo, ele fez um estágio não remunerado para se tornar corretor da bolsa de valores. Quando chegou o último dia de seu estágio, ele foi informado pelos seus chefes que, a partir do dia seguinte, estaria efetivado. Anos depois, ele juntou dinheiro, quitou suas dívidas, conseguiu uma casa e até começou sua própria corretora.
Esta é uma história clássica de como a persistência e o esforço compensam. Situações difíceis sempre vão ocorrer, mas você precisa saber o que quer e ir atrás disso, mesmo quando outras pessoas dizem que é impossível.
O filme está disponível na Netflix.
3. Coco, Antes de Chanel
O histórico da presença feminina em cargos de gestão não é tão amplo, principalmente, devido a preconceitos infundados. O filme “Coco, Antes de Chanel”, estrelado por Audrey Tautou, fala justamente sobre uma das mulheres que quebraram essas barreiras: Grabielle Chanel, mais conhecida como Coco Chanel, criadora de uma das marcas de moda e luxo mais conhecidas no mundo.
O filme também retrata um período histórico antes e após a Segunda Guerra Mundial, quando as mulheres deixaram de ser donas de casa e passaram a trabalhar nas fábricas e oficinas, profissões consideradas masculinas. Gabrielle ganha notoriedade ao criar roupas para essa nova geração de mulheres, muito mais práticas e funcionais, mas sem abrir mão do estilo e da moda.
Esses desafios e preconceitos continuam até hoje, seja para começar algo do zero, seja para abrir uma franquia ou ser autônoma. Mas essa história, assim como muitas outras, mostra como as mulheres podem conquistar espaço nesse meio.
A Globoplay oferece o filme aos assinantes.
4. Fome de Poder
Para quem busca uma aula de como fazer negócios, esse é um dos melhores filmes para empreendedores. Nele, é contada a história de Ray Kroc, fundador do McDonald’s, que é interpretado por Michael Keaton.
Com a ajuda dos irmãos Dick e Mac McDonald, ele aplica o Fordismo ao processo de confecção de hambúrgueres, fazendo com que cada funcionário tenha que lidar com apenas uma tarefa ao longo do processo. Isso reduz a necessidade de especialistas e acelera muito o processo, permitindo serviços mais rápidos.
Combinado ao “multimisturador de milk-shake”, o qual Kroc vendia na época, criou um lanche apreciado até hoje. As lições do filme são muitas, então, vale a pena conferi-las em primeira mão.
Você pode assistir a esse filme na Netflix.
5. O Homem que Mudou o Jogo
Até 2002, as contratações feitas em times de basebol nos Estados Unidos eram baseadas em “sentimento”, avaliando a personalidade e o potencial de estrela dos jogadores. Billie Beane, gestor de um pequeno time em Oakland, muda completamente essa perspectiva, passando a usar estatísticas propostas pelo seu assistente, Peter Brand, para obter bons resultados nos jogos.
Basicamente, todo o filme mostra como essas técnicas de estruturação dos times se desenvolveram. A melhor lição do filme é que, para obter resultados, é preciso dados e bons planos, mesmo que alguém mais experiente pense o contrário. Um bom perfil empreendedor é de alguém que se baseia nos fatos, mais que nos sentimentos.
O filme está no catálogo da Netflix.
6. Walt Antes do Mickey
O sucesso de Walt Disney é inegável. A empresa já incorporou várias outras marcas, além de ter um estilo reconhecível em todo o mundo. O filme “Walt Antes do Mickey” fala da vida inteira dele, desde sua infância até seu sucesso, incluindo suas origens mais humildes até suas maiores dificuldades.
A lição é que, ao olhar para o sucesso que uma grande empresa tem hoje, pode ser difícil reconhecer todos os obstáculos no caminho. Porém, a verdade é que, para chegar onde chegou, Walt Disney, assim como muitos outros empreendedores, tiveram que passar por vários desafios antes de chegar onde queriam.
Você pode assistir a esse filme na Netflix.
Agora que você conhece alguns bons filmes para empreendedores, é hora de assisti-los, absorver suas mensagens e, com essa nova inspiração, começar a seguir seus sonhos. Afinal, todo bom empreendimento ainda precisa de esforço para ter sucesso.
Tem mais alguma sugestão de filme para inspirar novos empreendedores? Então, deixe nos comentários.