Entenda a importância da prospecção de pacientes para cínicas odontológicas e como tornar essa estratégia mais eficaz
Atrair novas pessoas para realizar tratamentos odontológicos na clínica é fundamental para o crescimento do negócio e para aumentar as chances de se tornar uma referência entre a concorrência. Porém, é preciso buscar meios para que isso aconteça. Nesse sentido, melhorar a prospecção de pacientes faz toda a diferença.
Mas, afinal, como funciona a prospecção de novos pacientes e qual é a diferença em relação à prospecção de clientes em uma clínica odontológica? A seguir, entenda mais a respeito do assunto e confira as nossas dicas para começar a colocar algumas técnicas em prática. Boa leitura!
Como funciona a prospecção de clientes?
A prospecção de clientes é um processo que utiliza uma lista pré-qualificada de leads para contatar clientes em potencial para o negócio (chamados de prospects). Em outras palavras, trata-se de um meio de tentar se conectar com eles usando técnicas que levem ao fechamento de um contrato (no caso das clínicas e consultórios, tratamento), gerando, assim, mais receita para ao negócio.
Fundamental para qualquer empreendimento que deseja obter um lucro maior, o desafio das prospecções é conseguir a atenção dos prospects, o que é cada vez mais desafiador, devido à acirrada competição do mercado.
Sendo assim, para alcançar mais clientes que estejam alinhados aos objetivos da empresa, é fundamental contar com uma equipe de vendedores experientes e motivados, treinamento específico para prospectar e métricas claras e tangíveis.
Quais as diferenças entre prospectar um cliente e prospectar um paciente?
Antes de prospectar, é importante entender a diferença entre cliente e paciente. Cliente é aquele que decide marcar uma consulta, faz o agendamento e comparece à clínica para ser atendido. Ele se tornará um paciente apenas a partir do momento em que entrar na sala do atendimento da clínica, passando pelos procedimentos odontológicos.
Assim, você deve se atentar ao processo de prospecção em cada um dos casos. Em relação à prospecção de novos clientes, algumas dicas são:
- conhecer o seu público-alvo;
- manter presença digital;
- facilitar os meios de contato com a clínica;
- dar atenção à primeira impressão do cliente.
Já na prospecção de pacientes, você deve considerar fatores como:
- fortalecer o relacionamento com a base atual;
- oferecer um atendimento empático e personalizado;
- orientar sobre novos procedimentos da clínica;
- entrar em contato pós-consulta para estreitar o relacionamento.
Como fazer a prospecção de pacientes?
Após entender melhor sobre o que consiste a prospecção de clientes e a diferença entre cliente e paciente, vamos apresentar neste tópico algumas dicas essenciais.
Firme parcerias
Para ter sucesso na prospecção de pacientes, avalie as possibilidades de firmar parcerias entre sua clínica e empresas, comércios e escolas localizados na região. Para que seja vantajoso para ambas as partes, ofereça benefícios aos colaboradores dessas empresas, por exemplo, disponibilizando tratamentos odontológicos com desconto.
Melhore as indicações
Essa é uma ótima maneira de fazer a prospecção para clínica odontológica e leva muitos empreendimentos a crescer. Para aumentar o número de indicações, a sugestão é oferecer vantagens especiais para o paciente que encaminhar uma nova pessoa ao seu negócio.
É bom ressaltar que os pacientes que utilizam os serviços odontológicos e saem satisfeitos certamente vão indicar a sua clínica, o famoso “boca a boca”. Sendo assim, é fundamental oferecer a melhor experiência possível.
Outros profissionais do ramo odontológico, ou que atuam em diferentes áreas, também são excelentes fontes de indicação. Por essa razão, contar com uma boa rede de contatos pode fazer toda a diferença na hora de prospectar novos clientes e pacientes.
Para ampliar sua rede e conhecer profissionais, participe de feiras e congressos voltados para a área odontológica. Cuide também da sua marca pessoal no ambiente online através das redes sociais ou mantenha um blog ativo.
Trabalhe os diferenciais
Compreender o que as pessoas procuram e buscar meios diferenciados de oferecer as melhores soluções na sua clínica é um caminho seguro para ampliar a prospecção. É preciso atentar-se às mudanças e inovações dentro do ramo odontológico para se manter bem posicionado no mercado.
Para isso, evite permanecer estagnado e busque conhecer novos tratamentos disponíveis, tecnologias em materiais odontológicos, maneiras de melhorar a comodidade na clínica, entre outros. Oferecer um atendimento de excelência também pode ser considerado como um diferencial do seu negócio, o que deve ser feito tanto presencialmente quanto por telefone e redes sociais.
Faça uma análise SWOT
A análise de SWOT consiste em diagnosticar as forças (strenghs) e fraquezas (weakness) da sua clínica, além de entender as oportunidades (opportunities) e ameaças (theats) dos concorrentes.
Avaliar o andamento interno do negócio ajuda a elaborar estratégias mais acertadas para a prospecção de novos clientes para clínica odontológica. Entender os aspectos externos e a concorrência também são essenciais para entender os caminhos para alcançar tais objetivos.
Flexibilidade nos pagamentos
Oferecer formas de pagamento flexíveis pode ser o fator decisivo entre fechar ou não um tratamento. Sendo assim, estude alternativas para que os clientes optem pela sua clínica, como transferência, Pix, cobranças via QR code, entre outras.
Quais são os diferenciais da Odontoclinic?
A Odontoclinic é um modelo de franquia de sucesso, que oferece aos seus franqueados todo o suporte para se manter à frente da concorrência desde o início. Para isso, investimos em uma série de inciativas de marketing, com o objetivo de fortalecer a marca e atrair novos pacientes para o negócio.
Além de contar com lançamentos de produtos com tecnologia de ponta e um sistema de gestão completo, acompanhamos todo o processo de implementação do negócio, desde a escolha do ponto para a clínica até o planejamento da inauguração.
Como vimos ao longo deste artigo, a prospecção de pacientes para a clínica não é uma tarefa das mais simples. Porém, com conhecimento do público-alvo, foco e uso adequado da técnica de prospecção de clientes, é possível alcançar ótimos resultados.
Deseja fazer parte da Odontoclinic e levar o seu empreendimento a outro nível? Entenda como se tornar um dos nossos franqueados!