A Odontologia humanizada é uma prática essencial para os dentistas que querem se manter competitivos no mercado!
A qualidade do trabalho de um dentista é importante para qualquer paciente. Porém, esse não é o único fator levado em conta na hora de tomar uma decisão. A experiência da consulta também conta muitos pontos na escolha do dentista. É por isso que, para conseguir promover sua clínica, você precisa implementar uma odontologia humanizada em seu dia a dia.
Saber ouvir seus pacientes, entender o que eles buscam e garantir que se sintam bem cuidados são pontos indispensáveis para assegurar o melhor desempenho da clínica odontológica. Humanizar o seu serviço é uma forma de enfatizar esses pontos e atingir um maior crescimento.
Listamos aqui os 5 benefícios que você terá ao seguir essa linha, além de trazer algumas dicas para colocar a odontologia humanizada em prática. Acompanhe.
O que é a odontologia humanizada?
A odontologia humanizada é uma maneira de atender os pacientes que leva em conta segurança e acolhimento, fazendo com que eles se sintam à vontade e entendam, de fato, o que estão tratando.
Digamos que você recebe um paciente em seu consultório. A ficha dele indica que precisa de um tratamento simples de rotina, apenas uma limpeza. Então, você começa a conversar e ele reclama de certas dores, especialmente quando fez a limpeza em outro dentista.
Antes de iniciar o tratamento, você faz mais perguntas e examina os dentes, descobrindo que há uma cavidade em um ponto mais escondido. Depois de fazer o tratamento adequado, o paciente não tem mais a mesma dor de outras consultas. Você só descobriu por dar uma atenção especial ao cliente, concorda?
Esse é um exemplo simples, mas representa bem a diferença da experiência do paciente. E, naturalmente, você tem mais chance de continuar o tratamento quando a relação dentista-paciente é mais positiva.
Quais são os benefícios da odontologia humanizada?
Como mencionamos, essa abordagem de atendimento ao paciente tem várias vantagens. Veja aqui algumas das principais.
1. Fidelização de pacientes
Ter clientes fidelizados é uma métrica importante para qualquer negócio, independentemente de seu contexto. Em geral, esses são clientes que já conhecem o serviço, gostam dele e retornam com alguma frequência. Isso sem investir muito em divulgação.
Com um processo mais humanizado e personalizado, você encanta pacientes e aumenta consideravelmente a sua base, garantindo uma rentabilidade maior.
2. Visibilidade
A reputação também é importante para o crescimento do seu consultório. É assim que você consegue atrair novos pacientes e facilita seu processo de fidelização ao longo do tempo.
Ao optar pela prática da Odontologia humanizada, você estabelece essa reputação com seus pacientes atuais, os quais já ajudam a transmiti-la por meio de indicações. Além disso, mesmo para pessoas de fora, essa postura pode gerar a visibilidade que você deseja.
3. Diferencial competitivo
Diversos consultórios apostam em um atendimento quase robotizado aos pacientes, apenas marcando horários e reproduzindo procedimentos sem levar em conta o indivíduo.
Porém, qualquer profissional competente dirá que o fator humano tem muito peso no sucesso de um tratamento. Além disso, essa postura é o que atrai muitos novos pacientes para a sua clínica odontológica. Assim, se você tiver um atendimento humanizado, ele será visto como um diferencial competitivo.
4. Melhora do faturamento
Boas atitudes de negócios, que constroem diferenciais e fidelizam o público, sempre contribuem com o aumento da rentabilidade do consultório. Cada novo paciente é mais um rendimento.
Além disso, as pessoas que têm uma opinião positiva a seu respeito vão falar sobre sua clínica odontológica, gerando assim novas oportunidades de crescimento. No ramo da saúde, as indicações boca a boca são muito importantes e elas ainda podem ser potencializadas em um contexto de redes sociais, quando as pessoas compartilham postagens de clínicas que recomendam.
5. Aumento da confiança
A relação entre paciente e dentista não é apenas de prestação de serviço. Assim como qualquer outro profissional de saúde, que é consultado regularmente, o dentista tem a responsabilidade de facilitar os tratamentos, assim como acompanhar e entender o paciente.
Quando você humaniza seu tratamento, consegue tocar nesses pontos e estabelece uma relação de maior confiança com seu público. A longo prazo, isso aumenta o índice de aderência a tratamentos e evita a evasão de pacientes.
Como oferecer atendimento humanizado na Odontologia?
Considerando os pontos acima, fica bem clara a importância de humanizar todo o processo de bom atendimento e tratamento dentro do seu consultório odontológico. Porém, a ideia de algo “humanizado” pode ser vaga à primeira vista, o que leva a alguma confusão na hora de colocar o conceito em prática.
Para esclarecer isso, listamos a seguir algumas atitudes que você pode adotar para humanizar a sua clínica odontológica. Confira.
Priorize o bem-estar do paciente
O cuidado com a saúde bucal já exige bastante atenção da parte do próprio paciente. Por isso, o profissional de odontologia também precisa ser atencioso enquanto planeja seus atendimentos. Não é necessário muito para que um paci’ente se sinta desconfortável e resolva sair.
Um paciente que se sente seguro e tem suas principais necessidades atendidas durante a consulta vai apresentar uma boa opinião em relação à sua clínica odontológica. Se esse for um cenário recorrente, você também terá melhores resultados na conversão e fidelização de pacientes.
Tenha empatia
Quando alguém entra em seu consultório com uma reclamação, a reação mais óbvia para muitos profissionais da área é dar um diagnóstico, pedir mais exames e fornecer orientações sobre como lidar com a situação, sem uma real contextualização do problema. Porém, muitos pacientes não reagem tão bem a esse tipo de atitude, pois ela não os leva em conta como indivíduos.
Ter noção de algo simples pode fazer uma grande diferença. Por exemplo, se alguém reclama de uma dor no dente pré-molar que está nascendo, explicar a situação e ver se algo pode ser feito para minimizar o incômodo é uma atitude humana que será valorizada. Trabalhar a empatia tem tudo a ver com o desenvolvimento da inteligência emocional, por isso, vale a pena se desenvolver nesse sentido.
Treine sua equipe
Independentemente de quais métodos você queira implementar para criar uma Odontologia humanizada, os outros membros da sua equipe também devem ser capazes de acompanhar essas atitudes no dia a dia.
Para isso, você precisa que eles estejam devidamente preparados para colocar a humanização do atendimento em prática. Em primeiro lugar, você tem que estabelecer um plano de treinamento para informar a todos como proceder com os atendimentos. Isso inclui a forma certa de lidar com diferentes pedidos e reclamações.
Ouça o paciente com atenção
Por fim, mas não menos importante, seus pacientes são as melhores fontes de opinião e informação sobre as situações que ocorrem na clínica. Sempre que você tiver uma dúvida, pergunte ao paciente o que ele sente em vez de tirar conclusões precipitadas. Se ele disse algo importante para o tratamento, preste atenção e leve isso em conta em suas escolhas.
Como a Odontoclinic torna a odontologia humanizada possível?
Para quem ainda tem dificuldades para gerir uma clínica ou um consultório, a Odontoclinic tem ótimas dicas para empreender na área da odontologia. E você também pode se juntar à nossa franquia e aproveitar nossa ajuda para promover uma odontologia humanizada. Confira aqui algumas das principais contribuições que temos a oferecer.
Treinamentos de encantamento Disney
O “encantamento Disney”, como é conhecido, é um dos principais motivos para os vários cases de sucesso da Odontoclinic. Ele consiste em mais do que atender a uma demanda, mas sim gerar um fascínio logo no primeiro contato com o público.
Com nossos treinamentos de equipe, você terá todas as orientações necessárias para melhorar o atendimento ao público, desde o primeiro contato até o fim de um tratamento. Assim, conseguirá mais algumas recomendações!
Atendimento premiado e reconhecido
Ao se tornar um franqueado Odontoclinic, você também tem acesso a todos os conteúdos acumulados em nossos vários anos de trabalho. Esses métodos já foram testados e comprovados em várias de nossas unidades franqueadas. Também foram refinados ao longo dos anos. Hoje temos certeza que todas as clínicas podem oferecer o melhor atendimento possível ao público, tanto que isso já foi reconhecido pelo prêmio ReclameAqui e diversos outros.
Foco na experiência do cliente
Para promover uma prática odontológica humanizada, o mais importante é pensar na perspectiva do paciente. Visitas ao dentista já têm má fama por conta própria, então é importante quebrar essa imagem logo de cara. Com atenção, paciência e empatia, já será possível mudar a impressão do público em cada atendimento.
A Odontologia humanizada traz muitos benefícios para a clínica e, acima de tudo, para os pacientes. Elevar a qualidade do atendimento no dia a dia da sua clínica, portanto, aumenta o nível de satisfação dos pacientes. Com isso, todos saem ganhando. Afinal, a partir disso, certamente haverá uma maior fidelização dos seus pacientes, assim como indicações.
Além disso, ao ouvir seus pacientes, os cuidados serão ainda mais específicos. Assim, humanizar o atendimento também está relacionado aos objetivos da clínica, a fim de manter um crescimento sustentável.
Agora que você entende melhor a importância da odontologia humanizada, é hora de promover algumas mudanças em sua clínica. Com um pouco de empenho, você logo verá os resultados em seu negócio.
Se você quer dar o próximo passo para oferecer um atendimento mais humanizado, entre em contato com a Odontoclinic e entenda melhor como podemos ajudar você nessa missão!