Você já pensou em abrir uma franquia? Esse é um modelo de negócio muito interessante para quem deseja investir em uma opção com bom potencial lucrativo. O franqueado recebe a cessão de direitos de comercialização de uma marca, além de indicações sobre as práticas de gestão e vendas que devem ser utilizadas.
Porém, para aproveitar todos os benefícios que montar uma franquia proporciona, considero importante entender como funciona todo o processo para determinar se essa é a opção ideal para o seu perfil, assim como garantir um bom planejamento.
Pensando nisso, preparei este conteúdo com as principais dúvidas sobre a abertura de franquia para que você compreenda todo o procedimento. Vamos lá?
O que considerar antes de abrir uma franquia?
Ter a própria unidade em uma franquia traz inúmeros benefícios, mas, antes de investir nesse negócio, veja só quais fatores você deve considerar!
Perfil do empreendedor
É fundamental determinar se o seu perfil é adequado ao modelo de negócio da franqueadora. Em uma franquia odontológica, por exemplo, é possível destacar 3 tipos de interessados em abrir uma unidade:
- o dentista que já tem uma clínica, mas deseja se tornar mais empreendedor. Aqui, é preciso avaliar se ele está disposto a mudar a forma de atuação e se adequar aos padrões da franqueadora;
- o empreendedor, que já tem experiência no mercado, mas deseja um negócio próprio. Esse costuma ser o perfil ideal para o franqueado, devido à facilidade de se adequar aos processos e atuar diretamente no negócio;
- o investidor, que é a pessoa que enxerga a franquia apenas como um investimento, sem o desejo de atuar na empresa diariamente. No entanto, como um empreendimento de sucesso exige o dono à frente do negócio, sugiro ter um sócio disposto a atuar dessa forma ou contratar um gestor profissional — que exigirá uma ótima remuneração.
Perfil da Odontoclinic
Vale ressaltar que as franquias podem ser adequadas para pessoas de diferentes perfis. No caso da Odontoclinic, temos uma regra com 3 características que o candidato deve ter para que consiga abrir uma franquia de sucesso:
- dedicação ao negócio ou sociedade com alguém que tenha;
- planejamento e disponibilidade financeira — você precisa de uma reserva para auxiliar, sem contar apenas com empréstimos;
- gostar de pessoas, pois nosso foco é o atendimento humanizado.
Ao abrir uma unidade, você lidará o tempo todo com pacientes, funcionários, fornecedores, não há como fugir disso. Se você é fechado e analítico, vale repensar — você precisa gostar de conversar e ter esse contato direto.
Mercado
Outra questão importante antes de abrir uma franquia é fazer uma pesquisa de mercado sobre a área desejada, como saúde ou alimentação. É preciso ter o mínimo de afinidade com o segmento, mesmo que não tenha uma graduação e conhecimentos técnicos específicos.
Além disso, dentro de um mesmo setor, sempre existem várias divisões, então, é preciso avaliar cada alternativa para encontrar a franquia ideal. Pesquise profundamente sobre os players que trabalham nessa área, se é muito pulverizado, quais são as bandeiras e outros fatores relevantes ao negócio para encontrar a opção ideal.
Franqueadora
Ao decidir abrir uma franquia e a área de atuação, você vai se deparar com diferentes opções de franqueadoras. Assim, é preciso entender o que considerar para escolher a ideal.
Minha sugestão é entender quem está por trás da franquia e qual é o histórico da empresa. O negócio deve ser sólido para ter um know-how de alto nível e proporcionar segurança aos franqueados. A saúde financeira também é outro fator, já que isso influenciará no suporte recebido e na manutenção do negócio.
Por fim, é preciso verificar como são os investimentos da empresa em tecnologias e tendências do mercado. Como ela dita o modelo de negócio, é fundamental contar com uma franqueadora que se mantenha atualizada para oferecer as melhores ferramentas ao franqueado.
Outros fatores
Além desses fatores, para definir se realmente vale a pena abrir uma franquia e qual é a melhor opção, existem alguns pontos importantes que devem ser avaliados:
- localização: a região pode influenciar nas opções, especialmente devido ao público-alvo, capacidade financeira e necessidades dos consumidores;
- concorrentes: conhecer quem serão os concorrentes é fundamental para acertar na escolha com uma alternativa que permita apresentar diferenciais para atrair o público;
- capital disponível: é preciso ter capacidade para investir com segurança para conseguir manter os compromissos financeiros assumidos.
Quais as vantagens de abrir uma franquia?
Ao pensar em abrir um negócio e pesquisar qual é mais vantajoso, é comum priorizar a rentabilidade das franquias, que costuma ter um alto potencial. Todavia, existem outros benefícios importantes, como:
- crescimento do modelo de negócio;
- retorno do investimento mais rápido;
- reconhecimento no mercado;
- padronização dos processos;
- suporte na gestão, com diversas ferramentas;
- poder de escala com fornecedores;
- acesso às melhores estratégias de marketing e vendas;
- treinamentos e capacitações.
Que etapas são necessárias para abrir uma franquia?
São diversas etapas envolvidas na abertura de uma franquia, mas, para acertar na escolha da franqueadora e na implementação da unidade, existem alguns pontos que merecem atenção. Explico melhor a seguir.
Negociações preliminares
O primeiro passo deve ser sempre uma conversa para esclarecer todas as dúvidas sobre o funcionamento, o modelo de negócio e informações sobre a empresa. A ideia é que as partes consigam se conhecer e determinar se a abertura da unidade é vantajosa tanto para o franqueador, quanto para o franqueador.
Em seguida, fazemos o estudo de viabilidade da região desejada. Nesse momento, determinamos as melhores áreas e montamos um estudo de mercado, observando faturamento e todos os dados demográficos relevantes. Assim, fazemos uma previsão de fluxo de caixa, de receita, e outras informações relevantes para o funcionamento do negócio.
Com base nos dados, fazemos uma reunião para apresentar tudo ao interessado em abrir a unidade e afunilar as decisões sobre a unidade, como definição de bairro e outros detalhes sobre a clínica odontológica.
Envio da Circular de Oferta de Franquia (COF)
Após concluir as negociações preliminares, enviamos a COF ao potencial franqueado. Esse é um documento padrão de franquia que apresenta várias informações sobre a rede para que o candidato estude o negócio. Algumas questões abordadas são:
- o funcionamento da clínica;
- os demais franqueados;
- a lista de fornecedores homologados.
Análise do candidato e implementação
Ao mesmo tempo que enviamos a COF para análise, também fazemos uma avaliação interna do candidato, com análise jurídica e financeira para determinar se ele tem condições de manter a unidade. Se o resultado for positivo e o interessado concordar com a COF, assinamos o pré-contrato e iniciamos a implementação.
Prazo de abertura
O tempo de abertura varia de acordo com cada rede e a situação do franqueado. Muitas vezes, é preciso fazer apenas algumas adaptações ao negócio já existente, agilizando o processo. Em outros casos, as intervenções são maiores, exigindo mais prazo para iniciar as atividades.
Durante o processo, é preciso fazer reformas, adquirir equipamentos, contratar a equipe e realizar os treinamentos para que todos se alinhem ao modelo da franquia. O prazo de abertura de uma unidade da Odontoclinic é de cerca de 4 meses.
Aplicação das orientações da franqueadora
A implementação do negócio exige que o franqueado siga as orientações recebidas. Na Odontoclinic somos uma one-stop-shop, ou seja, oferecemos todos os serviços odontológicos na mesma clínica. Então, a unidade deve se preparar para isso: o franqueado não pode se recusar a fazer implantes, por exemplo. Esse núcleo do negócio não pode ser alterado.
Por outro lado, existem variações que podem ser feitas, como práticas de captação do mercado, que também resultar em ideias benéficas para toda a rede. O importante é se inteirar sobre todos os detalhes do negócio para que o funcionamento da franquia siga os limites impostos pela franqueadora.
Como ter uma franquia de sucesso?
Uma franquia de sucesso exige um conjunto de fatores. O primeiro é se planejar corretamente para ter uma estrutura financeira adequada e encontrar uma opção de rede que seja realmente vantajosa.
Tudo isso exige estudo e pesquisa por parte do franqueado. Antes de abrir o negócio, vale a pena entender como a rede auxilia as unidades e como é a visão do cliente final sobre a franquia. Acertar na escolha da franqueadora é a base para o sucesso.
Depois, é preciso estar preparado para absorver os conhecimentos repassados pela rede e implementar o sistema proposto seguindo os parâmetros informados. Uma franquia experiente já passou por muitas tentativas e consegue identificar o que deu errado e os motivos, então, pode repassar esse conhecimento para que o franqueado tenha sucesso.
Pronto! Agora que você já conhece o processo completo para abrir uma franquia, pesquise as opções do mercado para encontrar uma que ofereça segurança para o seu investimento e um ótimo potencial de retorno.
Se você quer saber mais sobre o processo de abertura de franquia, entre em contato conosco e descubra como ter uma unidade da Odontoclinic!