Todos os pontos que você deve observar com atenção ao escolher a franquia odontológica estão aqui!
Em busca de mais segurança e qualidade de vida, profissionais da odontologia despertam para os benefícios de se tornar um dentista empreendedor. No entanto, se você escolheu esse campo de atuação, provavelmente, nunca se imaginou administrando uma empresa, certo?
Foi para suprir essa necessidade que nasceram as franquias para dentistas: modelos de negócio estruturados em rede que dão segurança para quem ama a profissão, mas quer ter um bom empreendimento na área sem depender somente da sua mão de obra. Mas não apenas para eles — dependendo da franquia, até mesmo empresários sem formação odontológica também podem seguir nesse caminho, sabia?
A aceitação das franquias para dentistas no mercado brasileiro foi tão bem-sucedida que, em pouco mais de 10 anos, o número de franquias de clínicas odontológicas se multiplicou, dificultando a escolha daquela que melhor atende às expectativas.
Para ajudar nesse processo, separamos 10 dicas valiosas para avaliar franquias para dentistas. Confira!
Quais são os 10 fatores que você deve olhar ao escolher a franquia para dentistas?
Afinal, o que deve ser avaliado ao longo do seu processo de escolha de uma franquia odontológica? Confira a nossa lista e tome uma decisão certeira!
1. Conheça quem é o parceiro
Quando tomar a decisão de investir em franquias para dentistas, saiba que está estabelecendo uma relação de parceria longa, na qual é importante que cada parte cumpra seu papel para que o negócio prospere cada vez mais.
Sendo assim, antes de fechar o negócio, vá à sede da marca para conhecer toda a estrutura oferecida e as pessoas que a conduzem.
Por que é importante?
Como toda relação de parceria, é indispensável conhecer quem são as pessoas com as quais estamos nos relacionando. A franqueadora é uma empresa independente, que tem vida própria.
Sendo assim, conheça a forma como os líderes da marca conduzem o negócio, como se relacionam e escolhem os membros da equipe. Todas essas informações ajudam a avaliar o comprometimento da empresa com seus parceiros.
2. Dinheiro investido na franquia diz mais do que mil palavras
Uma boa forma de avaliar a consistência das franquias de clínica odontológica é observar se os franqueados estão satisfeitos com a marca a ponto de reinvestir parte do lucro em outra unidade.
Via de regra, um franqueado satisfeito com o negócio considera como primeira opção de crescimento montar a segunda unidade, mostrando comprometimento e provando a lucratividade da clínica. Se não fosse bom, ninguém apostaria duas vezes na mesma franquia.
Como descobrir?
É uma premissa do mercado do franchising permitir que o candidato tenha acesso aos seus franqueados para conhecer mais de perto o negócio. Não tenha receio de ir às clínicas e conversar com quem já faz parte da rede. Pergunte quantas unidades o franqueado tem, por que apostou na marca, o que traz de benefícios, e por aí vai.
Importante: desconfie daqueles que falam mal do negócio, mas têm mais de uma unidade. É muito comum existir “ciúmes” com relação à expansão da marca por meio de investidores de fora.
Eles podem fazer isso para que você não faça parte da rede, uma forma de afastar a “concorrência”. Foque também nos franqueados bem-sucedidos, eles são a melhor referência para você projetar o que pode virar seu negócio.
3. Tradição conta
A base do sucesso da franquia é transferir conhecimento sobre um negócio já consolidado no mercado. Por isso, ser uma marca forte é a primeira garantia de que o empreendimento é sólido, mas conhecer as necessidades de seu franqueado também é importante.
Afinal, por mais que existam indicações e caminhos, não existe nenhuma receita de bolo para ter sucesso no mercado, não é mesmo? Nesse cenário, uma rede mais antiga terá clínicas em diversos estágios de amadurecimento: as novas, as em desenvolvimento e as maduras.
Cada uma delas tem diferentes necessidades e a franqueadora deve estar preparada para atender aos diversos anseios da rede. Além disso, esse comportamento demonstra que a organização está pronta e disposta para contribuir com a solução para todos os desafios que possam surgir.
Curva de aprendizagem
Um bom exemplo para mensurar se a franqueadora consegue atender bem a todos os estágios do negócio é conversar sobre a forma como são realizados os treinamentos.
Cada programa deve ser desenhado para atender às necessidades da sua clínica, no momento de crescimento que ela estiver. A organização das unidades em grupos por estágio de desenvolvimento ajuda o novo franqueado a estar próximo de outros franqueados que possuem as mesmas dúvidas.
4. Qualidade é tudo
O bem mais precioso de uma clínica odontológica é o paciente. Assim, a perenidade e o sucesso do negócio estão diretamente ligados à satisfação e fidelização dos atendidos.
Além de satisfeito, é importante que o paciente esteja disposto a indicar a clínica para outras pessoas da rede de relacionamento. Afinal, considera-se que o índice de vendas por indicação de uma clínica madura bem-sucedida é um ponto essencial.
Sendo assim, lembre-se sempre de que não adianta a franquia fazer investimentos em mídia se não entregar um bom serviço na ponta.
Mensure você mesmo a satisfação
Na primeira conversa com a franqueadora, os executivos devem mostrar quais ações são aplicadas para manter o padrão de qualidade em toda a rede.
Com o conhecimento do que é proposto, vá até algumas unidades e veja se tudo o que foi passado funciona na prática. Uma maneira de fazer isso é se passando por cliente, vivenciando uma experiência mais próxima do que a rede realmente pode oferecer.
Outra ferramenta importante é olhar o posicionamento da empresa no site Reclame Aqui. O portal tem avaliações mensais, semestrais e anuais a respeito do atendimento das companhias, além de concentrar as principais reclamações dos consumidores.
Esse, aliás, é um dos diferenciais da Odontoclinic, que tem o reconhecimento do mercado ao vencer duas vezes seguidas o Prêmio ReclameAqui.
5. Busque franquias preocupadas com inovação
A inovação é ferramenta fundamental para se diferenciar em mercados cada vez mais competitivos. No entanto, manter um centro de pesquisa e desenvolvimento não é uma tarefa fácil.
O alto investimento e o retorno, muitas vezes, a longo prazo, inviabilizam o projeto em várias companhias. Por essa razão, são poucas as franqueadoras que conseguem manter um processo de inovação constante.
Especialmente quando se fala na área de odontologia, é essencial fazer parte de uma organização que está disposta a continuar evoluindo e oferecendo o máximo aos seus pacientes e parceiros. Pensando nisso, você precisa ficar de olho nos principais movimentos da rede em relação às novas tecnologias e inovações.
Como identificar uma inovação relevante
Para avaliar o quanto a inovação realmente impactará no negócio, é importante conhecer as formas de realizar os processos dentro das companhias.
A primeira maneira é a inovação incremental, que agrega valor em pequenos processos do dia a dia, por exemplo: materiais de treinamento, report de resultados ou a forma de se relacionar com o cliente.
A outra forma é a inovação radical, que traz novas soluções ao mercado, criando segmentos e oportunidades de atuação. Então, quando estiver conversando com as franqueadoras, pergunte sobre as inovações do negócio nos últimos anos e o que estão planejando para o futuro. Entender essa visão é uma maneira de definir se o pensamento é próximo ou não do seu.
6. Avalie as ferramentas de gestão
Acompanhar todos os departamentos é a maneira mais eficiente de garantir o sucesso da clínica. Nesse contexto, as ferramentas de gestão ganham papel fundamental. Em franquias cujo modelo já foi testado e aprimorado, é comum as redes apresentarem sistemas de controle.
De fato, muitas têm esse recurso mesmo, mas, no momento de prospecção, é importante saber quais são os indicadores de um bom software de gestão. Peça sempre uma demonstração e veja se o sistema vai fornecer ao menos os seguintes indicadores:
- financeiro: é importante que o sistema mostre diariamente todo fluxo financeiro da clínica, incluindo dados para que o franqueado consiga mensurar se aquele volume está acima ou abaixo da meta para manter a saúde financeira da unidade;
- qualidade: esse é um ponto fundamental para o sucesso do negócio. O sistema oferecido pela franqueadora deve ser capaz de avaliar a qualidade de atendimento da clínica e a satisfação do paciente de forma constante;
- inadimplência: o sistema também deve avisar ao franqueado quais pacientes estão inadimplentes e quais são as melhores políticas para resolver a questão, enviando alertas sempre que a situação acontecer;
- agenda: ferramentas de planejamento e gestão de agenda são pontos-chave e impactam diretamente a rentabilidade de uma clínica odontológica;
- CRM: ferramentas de comunicação com os clientes facilitam a operação da clínica e aumentam a satisfação dos clientes.
7. Verifique como é feito o suporte ao franqueado
O suporte ao franqueado é fundamental para o sucesso de uma franquia de clínica odontológica. É por meio dele que se transfere o know how de implantação e operação do negócio e que se trabalha cada unidade para melhora contínua e otimização dos resultados.
Um suporte bem-feito e direcionado é a chave para garantir que o franqueado terá todo apoio necessário para a gestão do negócio no dia a dia.
Afinal, cada franqueado tem um perfil e experiências diferentes, e cada clínica tem uma história própria. No entanto, com o suporte da franqueadora, muitos desses desafios são superados com mais facilidade, fornecendo a sua expertise para resolver esses problemas. Não significa que a rede vai comandar o seu negócio, mas sim oferecer ajuda para aumentar as chances de sucesso.
Como entender a diferença de suporte entre as franqueadoras?
O suporte de uma franqueadora não se resume às visitas de campo. De nada adianta uma grande recorrência de encontros se o consultor de campo não for preparado, tiver objetivos claros e direcionados para a sua unidade.
Um bom suporte envolve ferramentas de acompanhamento dos resultados das clínicas, além de toda a plataforma de treinamento, comunicação com o franqueado e com a sua equipe. Tudo isso deve estar estruturado e conectado para que o amparo seja eficiente e efetivo.
8. Observe a satisfação dos franqueados
Assim como você procura pela opinião dos clientes para entender se um serviço ou produto é de qualidade, nada melhor que avaliar a satisfação dos franqueados de uma rede para compreender se seus padrões estão à altura do público.
Os franqueados tendem a ser mais honestos e precisos em seus feedbacks, fornecendo o máximo de informações para que você se prepare para o dia a dia.
Vai ser possível saber, por exemplo, se a franqueadora realmente cumpre com o que falou. Será que ela oferece o suporte prometido? E os investimentos na área de tecnologia e inovação? Para ganhar dinheiro com Odontologia, esses são dois fatores que não podem ficar de fora da sua análise. A boa notícia é que todas as respostas podem ser obtidas a partir da satisfação dos franqueados.
9. Pesquise o reconhecimento da marca no mercado
A forma como o mercado enxerga uma franquia também é muito importante. Esse é um indicador relevante para entender se o seu investimento tem mais chances de dar certo ou não.
Uma maneira de fazer essa avaliação é a partir de premiações que a rede recebeu nos últimos anos, mostrando que ela realmente pode ser uma opção interessante de investimento de franquia para dentistas.
10. Verifique quais são os serviços oferecidos pelas franquias para dentistas analisadas
Outro ponto que você precisa observar é a série de serviços que a marca de franquia de dentistas oferece. Quais são os complementos que tornam a sua proposta ainda mais atrativa que as outras opções? Seja com o suporte para ter mais precisão em suas ações de Marketing Digital, seja com a oferta de comodidades e tratamentos avançados para facilitar o acesso dos pacientes.
Portanto, primeiramente, verifique quais são os indicadores de performance que são monitorados pela franqueadora (financeiro, operacionais e de qualidade). Segundo, entenda quais os treinamentos disponíveis e como eles se relacionam aos indicadores de performance. Terceiro, como a franqueadora se relaciona e se comunica com a rede. Por fim, como os consultores de campo atuam neste contexto.
Vale lembrar que a Odontoclinic cumpre todos esses requisitos com muita desenvoltura. Inclusive, nosso modelo de negócio permite que dentistas e empresários sem formação odontológica possam atuar, com sucesso igual — apenas seguindo as recomendações da franqueadora.
Então, agora que você já sabe o que considerar ao procurar por uma franquia para dentistas, saiba mais sobre a Odontoclinic! Continue em nosso blog e conheça os diferenciais de ter uma franquia Odontoclinic!