Se você pretende abrir uma franquia, é essencial ter um planejamento para 2022. Confira como!
Todo negócio de sucesso começa com um planejamento bem-feito. Quando você analisa suas opções, seu perfil como empreendedor, a concorrência, o segmento e diversos outros aspectos, ganha um conhecimento que faz toda a diferença no crescimento de seu empreendimento.
Agora, se está pensando em abrir uma franquia, saiba que existe um planejamento para 2022 específico para a questão do franchising.
Antes de investir em uma franquia, é fundamental conhecer não só o segmento em que você está entrando, mas também as projeções. São esses aspectos que dão insumo para que você defina qual o caminho a ser seguido e consiga se estruturar para manter a competitividade na sua empreitada.
Quer mais detalhes? Este artigo mostra como fazer um bom planejamento para 2022, começando por entender o seu perfil de empreendedor. Continue a leitura!
Planejamento para 2022: o que é preciso ter em mente ao escolher uma franquia?
Pra facilitar seu estudo, explicamos cada um dos itens imprescindíveis. Acompanhe pra ter mais segurança em sua decisão!
1. Entenda o seu perfil de empreendedor
Quais são as características da sua personalidade como empreendedor? Você já parou para pensar no que é mais importante para ter o próprio negócio? Saber a resposta a ambas as perguntas ajudará a definir o planejamento para 2022, antes de abrir a sua franquia.
Vale lembrar que são vários vetores que indicam o caminho. Começando pelo tipo de negócio que você quer fazer. Por exemplo, há quem mantenha o foco em ter uma microfranquia, um negócio menor, dadas as condições financeiras ou mesmo para se acostumar com os processos de gestão. Outro detalhe é o segmento com o qual você se identifica mais: serviços, varejo, moda ou saúde?
Aqui, também existe a questão das suas habilidades. Afinal, há uma série de desafios ao abrir uma franquia. Nesse modelo de negócio, é preciso gostar de interagir, conversar e lidar com o público. Caso o seu perfil seja superanalítico, pode ser interessante repensar. Na Odontoclinic, nossa franquia odontológica, você lida a todo o momento com pacientes, fornecedores, parceiros e equipe; logo, precisa se preparar para essa função.
2. Avalie sua capacidade de investimento no negócio
A parte financeira é o que determinará a sua capacidade como investidor. Quanto você se dispõe a investir? R$ 50 mil? Nesse caso, seria um negócio menor, uma microfranquia. Até R$ 500 mil? Já é algo maior. Mais de 1 milhão? Maior ainda!
Aqui, não se trata só do investimento em si, mas do lado financeiro da vida pessoal também. É preciso se organizar e pensar o momento certo de fazê-lo. Não adianta querer investir se sua qualidade de vida vai ser comprometida — é preciso se organizar antes, ok?
Um detalhe importante para você ter em mente é que, no início, tem a questão do retorno financeiro. Por se tratar de um novo negócio, nem sempre é possível ver os resultados tão claros logo nos primeiros meses. Ou seja, você precisa de uma reserva para manter um fluxo de caixa saudável e poder investir em marketing para que mais pessoas conheçam o negócio.
3. Pesquise boas franqueadoras no mercado
Qualidade, marca forte e bom suporte ao franqueado. Essas são algumas das características básicas de uma boa franqueadora. Quando for procurar referências, foque esses pontos e o segmento em que você deseja atuar.
Procurar outros franqueados da marca pode ser interessante, já que eles são boas referências. A partir da conversa, você consegue ter informações importantes a respeito da franquia e do funcionamento dela no dia a dia.
Mas não se restrinja a isso. Busque dados no site da organização, pesquise sobre notícias em jornais, revistas, portais, assim como na Associação Brasileira de Franchising (ABF). Esse órgão tem diversas informações sobre o mercado de franquias, setores que se destacam, principais marcas, entre outros dados.
4. Analise a Circular de Oferta de Franquia
A Circular de Oferta de Franquia (COF) é um documento padrão das franqueadoras para que os franqueados possam fazer uso da marca. Ela representa uma série de regras para que o negócio seja bem-sucedido.
O candidato a franqueado deve entender esse documento, que será a base do contrato. Se você sente segurança na leitura, não haverá dificuldades. No entanto, se esse não é o caso, é fundamental contar com ajuda especializada para entender os pormenores do acordo — mais um ponto para o seu planejamento para 2022.
Vale dizer que o documento contém informações importantes, que precisam ser avaliadas cuidadosamente. Entre elas estão:
- apresentação da franquia, histórico e credenciais;
- balanços e demonstrações financeiras do negócio;
- descrição da franquia, detalhando todo o negócio e suas atividades;
- compromisso do franqueado e perfil ideal;
- valor do investimento e taxas;
- especificações sobre direitos e deveres dos franqueados, a fim de que eles possam garantir o andamento correto do negócio;
- contato de franqueados.
5. Faça uma análise da concorrência
Ao criar o seu planejamento para 2022, não se esqueça da análise da concorrência. Na prática, essa ação pode trazer muitas vantagens para o seu negócio. Ao compreender o mercado e como os concorrentes se comportam, você sabe como a sua franquia se posicionará em relação a eles. Assim, encontra boas oportunidades, bem como pontos de melhorias e desafios que precisará enfrentar.
Uma das primeiras tarefas é entender o mercado como um todo. Ou seja, você precisa saber se ele está mais consolidado, pulverizado ou se há grandes players. Na Odontologia, por exemplo, o mercado é pulverizado, mas há algumas franquias odontológicas que já despontam.
No entanto, quando comparado com alguns segmentos, como o de farmácia, ainda é pequeno. Por isso, é necessário entender toda a dinâmica.
Pensando no ramo odontológico: quem domina esse segmento? São pequenos consultórios odontológicos? Redes próprias? No caso de franquia, vale fazer o processo de avaliação com outras franqueadoras e conhecer o modelo de negócio mais a fundo. Assim, você terá mais conhecimento sobre as unidades com as quais concorrerá no futuro. Entender como as empresas atuam é fundamental, da estratégia ao posicionamento da marca.
Uma dica extra é sempre acreditar no modelo de negócio da franquia, sem querer mudar a “receita de bolo”. É preciso ter disposição para executar o modelo proposto, que já sabemos que dá certo.
No caso da Odontoclinic, são 23 anos de história, mais de 200 unidades e 70% dos franqueados com mais de uma unidade. Somos uma marca que preza pela experiência única dos pacientes e diversos detalhes que criam um diferencial frente à concorrência.
6. Analise o contexto econômico
Analisar o contexto econômico é uma ação fundamental para o seu planejamento de 2022. Afinal, você precisa entender o que está acontecendo na economia do nosso país e também lá fora, a fim de nortear da melhor maneira as suas decisões.
Porém, isso não significa que você deva cancelar os seus planos se houver desafios econômicos pelo caminho. Isso porque também existem boas oportunidades para investir na crise, com chances de retorno e sucesso; mas você precisa estar ciente de onde estão essas oportunidades para fazer investimentos estratégicos.
Com essa análise, você vai se preparar para a realidade que estará enfrentando. Fica mais fácil prever os desafios que virão, identificar possíveis problemas e estabelecer quais medidas devem ser adotadas; além, é claro, de aproveitar lacunas abertas e apostar nas tendências que estão surgindo.
7. Redefina os objetivos estratégicos
Estamos falando de um novo ano. É mais um ciclo que se inicia, por isso, os objetivos não podem ser os mesmos de 2021. É hora de você repensar aquilo que deseja conquistar para que o seu planejamento de 2022 mantenha o foco nessas metas.
Aprendemos muita coisa com o ano de 2021. Aqueles que não se planejaram nem se precaveram tiveram muitas dificuldades para enfrentar os desafios e as mudanças que surgiram. Olhar para esse cenário passado pode ajudar você a fazer o seu planejamento para 2022.
Além de estabelecer quais metas você pretende alcançar, é fundamental que esse plano traga ações alternativas e medidas mitigatórias para imprevistos que possam surgir. Com isso, você dará passos mais firmes e conseguirá enfrentar diferentes situações com mais estabilidade.
8. Conheça as tendências
Você terá mais chances de sucesso se acompanhar os movimentos do mercado, foi por isso que dissemos para apostar nas tendências que estão surgindo. Essa é uma forma de você entregar serviços de valor para o seu público e manter a competitividade do seu negócio.
Porém, não se esqueça de que as tendências não estão relacionadas apenas com os tratamentos odontológicos e tudo aquilo que se relaciona a eles, como os ferramentais e materiais. Afinal, também é preciso observar técnicas de gestão, ações de marketing e o próprio comportamento do consumidor, ou seja, o mercado de um modo geral.
Ao acompanhar as tendências, você oferecerá tratamentos atuais e modernos para os seus pacientes, elevando a qualidade dos resultados alcançados. Além disso, descomplicará as rotinas e processos do seu negócio, trazendo mais agilidade e produtividade; entre muitos outros fatores que vão manter a competitividade e a qualidade do atendimento.
9. Estabeleça KPIs
Os KPIs, ou indicadores-chave de performance, são ferramentas muito importantes na gestão de empresas porque ajudam a conhecer resultados alcançados com uma ação ou campanha. A definição desses indicadores é fundamental para que você planeje as suas ações e decisões em 2022.
Quais são os aspectos mais relevantes para o sucesso da sua franquia? O que você precisa monitorar para ter certeza de que ela está conquistando o sucesso e trazendo rentabilidade? O que é preciso levantar para manter a qualidade do atendimento e a satisfação dos pacientes?
Reflita sobre os seus objetivos, as suas metas e aquilo que é fundamental para que a sua franquia tenha um bom desempenho. Então, estabeleça quais são os indicadores que ajudarão a fazer o monitoramento e a análise para colocá-los em prática em 2022.
O novo ano está aí, então, ter um planejamento para 2022 bem-feito ajudará a abrir a sua franquia, tendo mais sucesso com o investimento. Como você viu, um bom plano precisa estar embasado em uma análise apurada do mercado e da concorrência, para que você tenha uma visão ampla na hora de tomar as suas decisões e definir estratégias mais competitivas.
Se você quer começar a investir em franquias e decidiu que a área de saúde é a melhor opção, entre em contato conosco e veja como ser um franqueado Odontoclinic!