Veja as principais razões por trás do sucesso dos tratamentos que englobam a parte de estética dental
Você já pensou em exercer procedimentos que aliam saúde e cuidados com a beleza? Sabemos que o trabalho dos dentistas têm impacto direto na melhora da autoestima e no bem-estar dos pacientes, mas é possível ir além com a odontologia estética.
Também conhecida como dentística, essa área ganha cada vez mais destaque e tem grande potencial para continuar crescendo. Um dos principais motivos está em algo que afeta públicos de diferentes idades: a preocupação com a aparência.
As oportunidades podem ser aproveitadas por profissionais em diferentes condições. Seja você atuante no mercado ourecém-formado em odontologia, vale a pena conferir as razões que tornam esse ramo tão interessante.
Que tal começar? Continue a leitura e informe-se!
Quais são os 5 motivos para investir em odontologia estética?
Confira, a seguir, 5 motivos para você se especializar e investir no ramo da odontologia estética.
1. Aumento da demanda
A beleza física ajuda no desenvolvimento da autoconfiança. Afinal, toda pessoa quer estar apresentável na hora de interagir com amigos, familiares, colegas de trabalho e outros grupos. Quem está de bem com o que vê no espelho também consegue manter uma relação mais agradável com si mesmo. Não à toa, os tratamentos não cirúrgicos têm um aumento considerável desde 2019, segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. E a busca cresceu mesmo na pandemia.
Esse interesse pela parte visual é crescente e pode atuar como complemento dos valores, talentos e habilidades de um indivíduo. Juntas, as qualidades físicas e aptidões podem favorecer a vida pessoal e profissional. Isso explica a maior procura das pessoas pelos serviços da odontologia estética.
Há que se considerar, ainda, a democratização e popularização de vários procedimentos. Isso facilita o acesso a quem nem sonhava com uma consulta personalizada. A existência de alternativas pouco invasivas também motiva pacientes mais receosos a investir nos cuidados. Assim, tudo indica que é um bom momento para empreender na área.
2. Envelhecimento da população
O aumento da expectativa de vida do brasileiro traz novas necessidades, fato. Assim, com o passar dos anos, é normal que a aparência do sorriso fique alterada por questões de saúde e alguns hábitos de vida. Escurecimento dos dentes, desgaste do esmalte e outras alterações bucais costumam aparecer em grupos com idade avançada, comprometendo a imagem pessoal.
Nesses casos, a odontologia estética pode ser uma excelente aliada para devolver beleza e vitalidade aos pacientes. Vale lembrar que os procedimentos dessa área não englobam apenas cuidados bucais. O foco pode ir muito além dos dentes e gengivas, por exemplo.
Com o envelhecimento populacional, a tendência é encontrar mais gente em busca de tratamentos para amenizar os sinais do tempo. O alvo estará na recuperação da harmonia da face como um todo ou de partes do rosto. Ou seja, demanda não vai faltar para quem abrir negócio próprio na área de odontologia e ortodontia estética.
3. Crescente cuidado com a vaidade
Faz tempo que o brasileiro é conhecido por cuidar da beleza e investir em procedimentos que favoreçam a aparência. Isso inclui homens e mulheres de diferentes idades, preocupados em garantir que a imagem externa seja capaz de transmitir aspectos positivos da personalidade.
A vaidade crescente constitui um fator determinante para o fortalecimento da odontologia estética. Hoje, mais que tratamentos desenvolvidos para o corpo, as pessoas estão comprometidas a melhorar aquilo que consideram seu principal cartão de visita: o sorriso e as expressões que o acompanham.
As intervenções para valorizar essa região são diversas e incluem desde clareamento até pequenas cirurgias, como a bichectomia. A alta demanda do mercado de estética anda de mãos dadas com a procura por mudanças que minimizem dores, como aquelas causadas por mordida cruzada e bruxismo.
4. Oferta de novos tratamentos
Mercados em constante desenvolvimento têm o diferencial da oferta variada de técnicas e ferramentas de trabalho. Isso significa que você poderá contar com a inovação de tempos em tempos, a fim de obter destaque e entregar sempre o melhor aos pacientes.
Novidade não será rara para os profissionais que gostam de acompanhar as tendências da área. Veja, a seguir, alguns procedimentos que estão em alta na odontologia estética:
- clareamento — em consultório ou caseiro, sempre com a orientação do dentista;
- lentes de contato — para corrigir imperfeições do sorriso e alterar algumas características dos dentes;
- facetas de porcelana — lâminas mais espessas que aquelas usadas nas lentes;
- harmonização facial — engloba vários procedimentos para melhorar características do rosto.
Tratamentos tradicionais, como os que demandam uso de aparelho ortodôntico, também permanecem em destaque. Isso porque ajudam a corrigir falhas e aprimoram pontos positivos do sorriso.
Todos os métodos podem ser ofertados ao público por meio da abertura de clínica própria ou de atividades de empreendedorismo. No segundo caso, compensa pesquisar as vantagens da franquia odontológica para descobrir se você tem perfil para cuidar da gestão de uma unidade.
5. Atuações variadas
A área é bastante diversificada e composta por procedimentos com inúmeras finalidades, o que evita problemas com a concorrência e medos relacionados à falta de espaço. Some a isso o interesse aumentado pelos cuidados com a beleza e você tem o cenário ideal para conquistar o sucesso.
Como dito, o modelo de franquias representa uma alternativa à abertura de clínica. A principal vantagem está no suporte garantido para percorrer todas as etapas de estruturação do negócio. Ele será ofertado pelo franqueador para que você consiga implantar a unidade do zero.
Inclusive, saiba que as franquias de estética e de saúde, o que inclui as odontológicas, apresentam um bom desempenho no mercado. Elas resistem bem às crises porque incluem serviços com alta demanda em qualquer período do ano, sem contar que são marcadas por muitas inovações.
Por que contar com uma marca consolidada?
Se você decidiu que trabalhar com estética dental é o melhor caminho para a carreira, precisa planejar essa trajetória com quem tem know-how na área. A escolha de uma franquia de saúde pode trazer ótimos resultados, desde que inclua uma marca consolidada no mercado.
Seja exigente na definição da franqueadora para contar com diferenciais que fortaleçam seu negócio. Bons parceiros garantem estudo de viabilidade, orientam sobre equipamentos e materiais, oferecem treinamentos constantes e prestam um atendimento de excelência aos franqueados, como é o caso da franquia odontológica Odontoclinic.
Esperamos ter esclarecido os principais motivos para apostar nesse universo promissor da odontologia estética. Agora você tem informações de qualidade para decidir sobre os procedimentos que vai oferecer e o tipo de negócio que trará mais resultados.
Quer mais orientações para iniciar as atividades na área? Comece conferindo o nosso guia completo para investir em franquia de saúde!