Nos últimos anos, o mundo do empreendedorismo cresceu drasticamente, com cada vez mais pessoas optando por começar o próprio negócio. Mesmo o setor de Odontologia, que já tinha muitos profissionais com clínica própria, acabou ganhando mais adeptos, mesmo entre aqueles que não são dentistas. Principalmente graças à possibilidade de abrir uma franquia.
Porém, para aproveitar essas oportunidades, você precisa saber quais são os documentos para abertura de empresa necessários em seu município. E há mais outros documentos para abrir franquia e para o setor odontológico.
Para te ajudar com isso, trouxemos algumas informações que vão tirar suas dúvidas. Acompanhe.
Como fazer a abertura de uma empresa?
O processo de abertura de novas empresas pode variar conforme o setor, o porte, o modelo de negócio e a localidade. Diferentes prefeituras vão exigir diferentes documentos para legalizar certas atividades, além das exigências federais.
Isso inclui escolher o seu regime tributário, estatuto da empresa, entre outros registros que serão necessários para fins fiscais. O melhor a fazer é consultar os detalhes no site da sua prefeitura.
Quais são os documentos para abertura de empresas?
Como mencionamos, cada setor terá exigências um pouco diferentes. Porém, alguns dos documentos para abertura de empresas são considerados padrão no país inteiro. Veja aqui os principais.
1. Licenças
Para certas atividades, é necessário ter algumas licenças específicas, como as fornecidas pelos órgãos reguladores da profissão. E todas devem ser levadas na hora de registrar sua empresa.
2. Registros
Junta comercial, certidão negativa de débito, entre outros registros devem ser solicitados para garantir que o processo de abertura da empresa seja mais fácil. O objetivo aqui é comprovar certas qualidades necessárias para a legalidade do negócio.
3. CNPJ
O Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica é um documento indispensável na hora de abrir um negócio. Esse é o número pelo qual sua empresa será reconhecida e pelo qual você poderá fazer suas movimentações bancárias e emissão de documentos.
4. Contrato Social
Esse é um documento que oficializa um negócio societário. Ele registra e oficializa todos os dados da empresa, incluindo a participação de sócios e a porcentagem do negócio que cabe a cada um.
Quais os documentos específicos para clínicas odontológicas?
Se você pretende entrar no empreendedorismo como franqueado, então deve focar em aprender o funcionamento de franquia odontológica e quais são os documentos da área. Veja aqui os principais.
1. Alvará da Vigilância Sanitária
O ambiente de atendimento aos pacientes precisa ser inspecionado pela Vigilância Sanitária antes de ser liberado. Afinal, esses procedimentos são delicados e a falta de higiene pode prejudicar os pacientes.
2. Registro do CRO
Para cada dentista na clínica, é necessário ter seu registro no Conselho Regional de Odontologia. Profissionais sem registro não podem exercer a função legalmente.
Com essas orientações, você já entende melhor os documentos para abertura de empresa e de clínica odontológica. Mas, se você quer facilitar o processo, a melhor opção é buscar a ajuda de uma franquia odontológica com experiência na área. A Odontoclinic está aqui para te auxiliar!
Entre em contato conosco e vamos conversar!