Nos últimos anos, o empreendedorismo tem ganhado mais força em quase todos os setores. Isso se deve tanto ao maior acesso a conhecimento quanto à maior facilidade para montar e legalizar uma empresa. Porém, isso não significa que seja um processo fácil. Ainda há vários riscos que devem ser levados em conta para garantir que você alcance o resultado desejado.
Nesse contexto, você tem uma escolha ao investir em uma empresa: abrir uma franquia ou negócio próprio? Ambas são opções viáveis, mas cada um tem suas vantagens e desvantagens. Dependendo do seu perfil de empreendedor, um caminho pode ser mais vantajoso que o outro para alcançar seus objetivos.
Para ajudar a entender melhor o assunto, vamos falar um pouco sobre os prós e contras de investir em franquia ou negócio próprio. Acompanhe.
Quais as vantagens de abrir uma franquia?
Uma franquia é um modelo de negócio em que, em vez de montar sua marca do zero, você abre uma filial de uma empresa já estabelecida, recebendo orientação ao longo do caminho. Em troca, você deverá pagar royalties à franqueadora regularmente. Veja algumas das vantagens de investir nesse modelo de negócio!
Suporte ao franqueado
Como mencionamos, uma das tarefas da franqueadora é orientar seus investidores para que eles tenham melhores chances de sucesso. Afinal, quanto mais eles faturam a cada mês, mais a marca recebe na forma de royalties.
A forma como esse suporte é prestado dependerá da marca, da sua área de atuação e do nível de orientação necessária. Algumas apenas mostram o básico sobre como vender o produto da empresa, enquanto outras oferecem materiais de apoio, treinamentos, instruções sobre como usar equipamentos e preparar a estrutura, entre outras coisas.
Maior segurança
Uma das razões que levam muitas pessoas a escolher o mercado de franquia é que, para todos os efeitos, é uma forma mais segura de investimento. Quando você cria uma marca do zero, é bem mais difícil conseguir atrair e fidelizar seu público, sem mencionar o alto custo.
No geral, investir em uma franquia é mais barato, além de ter maiores garantias de sucesso com um produto já bem estabelecido. Desde que você se planeje adequadamente, suas chances de sucesso devem ser bem altas; especialmente, se você abrir uma franquia com um sócio, o qual pode contribuir bastante com seu negócio, injetando capital na empresa e trazendo sua expertise em uma área que você precisa.
Investimento menor em divulgação
O marketing é um ingrediente indispensável para os negócios, seja na franquia, seja no negócio próprio. Porém, você tem que investir bem menos na divulgação de uma marca já conhecida e bem difundida do que teria com um nome novo. Isso contribui com o investimento inicial mais baixo.
Claro, você ainda precisa divulgar sua unidade e tentar construir uma relação saudável com seus clientes. Porém, comparado ao trabalho de estabelecer uma marca, isso é bem mais rápido, fácil e barato.
Lucro mais rápido
Digamos que você está passando na mesma rua de sempre, e uma unidade da sua lanchonete favorita abre perto de casa. Claro que, assim que tiver uma oportunidade, você vai fazer uma visita. O mesmo não poderia ser dito de uma lanchonete sem nome, ou outra de que você nunca ouviu falar.
O mesmo se aplica ao seu investimento em franquia. Quando a marca já é conhecida, você tende a receber mais clientes em pouco tempo, o que acelera bastante o retorno do seu investimento.
Redução dos valores dos produtos
Justamente para viabilizar o sucesso de seus franqueados, a maioria das franqueadoras oferece acordos bem positivos no fornecimento de seus produtos. Isso significa que seu capital de giro tende a ser mais baixo, permitindo um faturamento um pouco mais elevado.
É verdade que você pode conseguir um bom desconto com fornecedores em uma empresa própria, mas isso, geralmente, é um privilégio de quem já é um cliente antigo ou de quem compra em grande volume. Coisas que você não deve fazer em um novo negócio.
Marca já consolidada no mercado
Boas franquias já têm bastante alcance e um público cativo, o que aumenta as chances de os clientes virem até sua nova unidade. Mesmo que pareça algo simples, é uma vantagem considerável para quem está começando a empreender.
Se você observar bem, verá como isso faz diferença. Além de transmitir mais confiança para o público, também dá uma orientação clara sobre como se posicionar e como atender às expectativas do público.
Quais as vantagens de abrir um negócio próprio?
Para poder escolher entre franquia ou negócio próprio, é importante conhecer as duas opções e suas respectivas vantagens. Confira, aqui, os benefícios de investir em sua própria empresa.
Maior autonomia
Para assegurar um padrão de qualidade, as franquias têm uma série de normas e procedimentos que devem ser replicados em todas as unidades, independentemente de qualquer outra coisa. Para alguns empreendedores, isso pode ser restritivo demais.
Se você deseja ter um pouco mais de liberdade com relação aos métodos, à gestão financeira e à condução do seu negócio, então, pode ser melhor montar sua própria empresa.
Mais flexibilidade
Apesar de você ser dono da unidade em uma franquia ou negócio próprio, um franqueado deve atender a mais exigências em relação ao horário e ao funcionamento do seu negócio. Mais uma vez, isso restringe um pouco a forma como você pode trabalhar.
Se você precisa de mais flexibilidade de horário ou nos processos, deve escolher a franquia certa ou montar o próprio negócio.
Identidade própria
Por fim, mas não menos importante, toda a identidade da empresa depende da marca da franqueadora. Isso significa que os produtos, serviços e a imagem são todos preestabelecidos.
Para quem deseja construir produtos próprios e conseguir um destaque mais individualizado no mercado, o melhor caminho é trabalhar sua própria marca do zero, conquistando o público e se estabelecendo como uma opção de valor no mercado.
Agora que você entende melhor os prós e os contras de cada opção, pode decidir investir em franquia ou negócio próprio com mais segurança. Se ainda não estiver confiante na sua escolha, continue pesquisando até encontrar a opção que melhor se encaixe em seu perfil.
Quer encontrar uma alternativa ideal agora mesmo? Então, entre em contato com a Odontoclinic e veja como se tornar um de nossos franqueados.