Pra quem busca empreendimentos seguros, o mercado de franquias é uma das opções de investimento mais sólidas do meio empresarial brasileiro. Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor se mostra otimista para 2021, com expectativa de que o faturamento cresça em índice superior a 10%.
Apesar disso, como qualquer empreendimento, uma franquia precisa contar com uma série de boas práticas para que possa crescer e gerar lucros para um franqueado. Se você pretende ter sucesso, então precisa conhecer seus principais desafios e ter um plano bem elaborado garantir ótimos resultados da franquia.
Nesse sentido, no artigo de hoje, separamos 13 passos indispensáveis para que você possa melhorar os resultados de sua franquia. Vamos lá?
Quais são os desafios enfrentados em uma franquia?
Em geral, o modelo de franquia é muito mais promissor para novos empreendedores se comparado a começar tudo do zero. Afinal, os riscos de investir em uma empresa já estabelecida são bem menores do que os de tentar conquistar esse mesmo espaço no mercado, assim, os resultados da franquia se demonstram mais seguros.
Porém, há certos mitos sobre franquia que precisam ser retificados. Primeiramente, você deve ter muito critério na hora de escolher em qual rede investir, sempre buscando aquela com o melhor modelo de negócio e que ofereça mais apoio aos franqueados.
Também existe um período de adaptação inicial ao novo modelo. Você terá bastante autonomia na gestão da sua unidade, mas também precisará atender a diversos padrões de qualidade da marca. Para algumas pessoas, essa redução de controle pode ser um pouco difícil, mas os diferenciais de uma franquia tendem a compensar.
Quais os passos para melhorar os resultados da franquia?
Para maximizar os resultados da franquia, você pode seguir 13 passos que detalhamos a seguir!
1. Estude o mercado
Primeiramente, é muito importante conhecer o mercado de franquias. Você precisa estudar os índices do setor, quais são os segmentos que mais crescem e que alternativas um franqueado pode implementar para manter seus níveis de sucesso em alta.
Boa parte dessas informações é fácil de encontrar, viu? A Associação Brasileira de Franchising libera dados anuais sobre o desempenho do setor de franquias no país, incluindo os segmentos que apresentaram a melhor performance até o momento.
Mas também é importante fazer uma pesquisa mais geral, focada em diferentes áreas de atuação, independentemente das empresas seguirem o modelo de franquia ou não.
2. Encante o seu público
É fato que a relação com os consumidores se transformou no ambiente de negócios. Para que um empreendedor tenha sucesso, não basta entregar um bom produto ou serviço, é preciso criar ações de pós-venda, atuar em diversos canais de comunicação e estar sempre presente para quando o seu cliente precisar.
No caso de uma franquia odontológica, além de tratamentos de excelência, os dentistas devem se preocupar em manter seus pacientes bem-informados sobre as novidades de sua clínica, em inovar na oferta de tratamentos e, sem dúvidas, em manter os dados dos pacientes atualizados para contatos futuros.
Na rede de franquias Odontoclinic, por exemplo, o encantamento dos pacientes é uma das bases do sucesso da marca. Com profissionais dedicados exclusivamente a criar ações que surpreendam positivamente os pacientes, a rede tem se consolidado como uma das que mais se preocupam com a satisfação de seus usuários. Não à toa, a Odontoclinic vem ganhando prêmios consecutivos por seu atendimento humanizado.
3. Implemente métricas de gestão
Gestão por instinto é coisa do passado! Sem um conjunto de métricas e indicadores capazes de avaliar a qualidade do gerenciamento financeiro, o nível de satisfação dos consumidores e questões como a gestão de estoques e pessoas, as chances de sucesso de sua jornada como franqueado se reduzirão.
Mas não se preocupe. Hoje, há uma série de conteúdos relevantes para quem deseja implementar uma gestão mais profissional em seu negócio. Os franqueados também podem — e devem — procurar o apoio da marca em que investiram para otimizar as rotinas de gestão.
4. Mantenha as finanças organizadas
E por falar em gestão, o gerenciamento financeiro é um dos pilares de crescimento de qualquer negócio, incluindo os bons resultados da franquia. Ações simples podem ajudar a manter as finanças organizadas e a saúde financeira de sua franquia no azul:
- separar as contas pessoais das contas da franquia;
- implementar um fluxo de caixa diário;
- manter um calendário de pagamentos;
- ficar a par de todas as entradas e saídas de seu empreendimento.
É importante que sua gestão financeira siga alguns procedimentos bem esclarecidos, ainda mais se você conta com o apoio de uma equipe para lidar com esse aspecto. Se todos estiverem na mesma página na hora de analisar o orçamento, será mais fácil manter tudo sob controle.
5. Trabalhe o marketing digital
Com o crescimento contínuo das redes sociais e dos meios digitais de comunicação, investir na presença online é outro passo importante para divulgar seus produtos e serviços. Isso contribuirá para a melhora dos resultados de sua franquia.
Além disso, a presença em redes sociais aumentará seus canais de comunicação e de contato com o público. Esse fator leva a uma maior proximidade com os consumidores, facilitando as ações de encantamento dos clientes.
6. Busque o suporte da franqueadora
A franqueadora deve agir como uma parceira para o sucesso de sua franquia. Por isso, é preciso fortalecer as relações com a marca em que você está investindo, entendendo os valores da franquia, participando de cursos de aprimoramento e buscando entender melhor o mercado.
No universo Odontoclinic, os franqueados recebem todo o suporte para potencializar suas chances de sucesso. A rede conta com a Academia Odontoclinic para que o franqueado possa capacitar sua equipe. Também há uma série de gerentes de negócio regionais à disposição, além de eventos para o compartilhamento de novidades, experiências e networking entre os franqueados.
7. Entenda o papel da inovação
Em um mundo em constante mudança, buscar a inovação é um diferencial competitivo que auxiliará no crescimento de sua franquia. Nesse ponto, vale buscar a diversificação de produtos e serviços com base na tecnologia e contar com o suporte da inovação para melhorar as rotinas de gestão.
8. Faça um bom trabalho de marketing
Boa parte da divulgação e construção da marca fica como responsabilidade da franqueadora, visto que esses são aspectos mais gerais da empresa. Porém, também existe o trabalho de divulgação local e direta, que é o que direciona cada novo potencial cliente para uma unidade. E esse aspecto cai dentro das suas responsabilidades. Sem divulgação, não é possível crescer.
Então, você deve ter um objetivo bem claro, seja em termos de atração de clientes, aumento do reconhecimento da sua unidade, entre outros. Em seguida, tenha em mente o tipo de público que você busca e aumente sua presença nos espaços que ele frequenta, de modo a levá-lo diretamente para sua unidade. Quanto mais você se empenhar em fortalecer seu nome, mais fácil será atrair novos clientes.
9. Realize os treinamentos da franqueadora
Uma das principais contribuições da franqueadora para o resultado da franquia vem na forma de treinamentos. Isso inclui diversas informações, como procedimentos de gestão, protocolos de segurança e uso das ferramentas oferecidas pela rede. Treinamentos adicionais, com o objetivo de melhorar seu desempenho, também podem ser considerados.
É uma boa ideia conferir esses materiais a fundo e tirar algum tempo para realizar esses treinamentos, sejam eles aplicados a várias pessoas na equipe ou apenas a você. É bem provável que alguns deles tenham informações importantes para facilitar o seu trabalho e melhorar seu desempenho.
10. Estimule seus funcionários
O nível de engajamento dos colaboradores é uma métrica interessante de acompanhar, pois é uma das mais importantes para o desempenho da sua unidade. Se não houver um esforço ativo para envolver a equipe no dia a dia e incentivar sua dedicação, será mais difícil maximizar seus resultados.
Há muitas formas de incentivar sua equipe para que ela ofereça melhor performance. Pode haver um programa de recompensas por desempenho, maior autonomia dos colaboradores no dia a dia, proximidade para orientar e tirar dúvidas etc. O melhor caminho dependerá do perfil da sua equipe e da sua perspectiva enquanto gestor.
11. Conte com um atendimento humanizado
Já faz um bom tempo que a automação se tornou a norma nos mais diversos negócios. Desde o atendimento até a entrega do serviço, é comum que alguns dos processos sejam automatizados para facilitar sua execução. Porém, também não faltam exemplos de negócios que foram longe demais e pararam de enxergar seus clientes como pessoas.
É importante otimizar o trabalho, mas também é necessário oferecer um atendimento humanizado. Isso inclui ouvir com clareza suas demandas, entender quais são suas reais dores e demonstrar o que sua franquia pode fazer para saná-las. Tudo isso contribui com o customer experience, ou seja a experiência do cliente, o que leva à fidelização.
12. Saiba como usar o NPS
O Net Promoter Score, ou NPS, é uma métrica usada para medir o nível de lealdade do público em relação à sua franquia. Todo o método se baseia em uma simples questão, a qual é direcionada para o público: “de 0 a 10, o quanto você recomendaria nosso negócio para um amigo ou familiar?”. Com base nas respostas, é possível apontar se você tem um bom índice de lealdade ou não.
É uma métrica bem simples, mas que pode ajudar você a entender bastante a perspectiva do público em relação ao seu trabalho. Se você tiver o apoio da franqueadora nessas pesquisas de opinião, também pode comparar seu índice com o de outras unidades e avaliar como melhorá-lo.
13. Otimize sua comunicação
Por fim, mas não menos importante, um fator que determina boa parte do resultado da franquia no dia a dia é a facilidade de comunicação entre seus colaboradores. Afinal, muitas tarefas dependem diretamente da coordenação de múltiplos profissionais, os quais podem não estar atuando no mesmo espaço.
Utilize uma variedade de canais de comunicação, como telefone, e-mail, aplicativo de mensagens etc. Isso inclui manter uma boa relação entre franquia e franqueado, para que ambos se apoiem e se beneficiem.
Como esses passos podem levar sua franquia ao sucesso?
Com esses passos, você terá um bom fundamento para melhorar o resultado da sua franquia. Com as ferramentas certas e o apoio de uma boa franqueadora, não será difícil colocá-los em prática. Para tudo isso, é fundamental investir em uma rede que acredite na inovação e no poder da transformação digital.
Esse é o caso da Odontoclinic. A maior rede de franquias odontológicas do Brasil oferece para seus franqueados ferramentas gerenciais inovadoras e um sistema de gestão de ponta, que possibilita o acompanhamento da evolução de uma clínica em tempo real. A rede também conta com inovações no plano dos tratamentos, por meio de equipamentos que permitem o escaneamento digital, raio-X panorâmico e ferramentas que simulam os resultados de um tratamento em 3D.
Além disso, somos pioneiros na difusão da Ortodontia Digital, por meio dos aparelhos e alinhadores transparentes Odontoclinic, uma verdadeira revolução nos tratamentos Ortodônticos. Cada um desses detalhes fazem, de fato, toda a diferença na hora de colher os resultados da franquia, não acha?
Por tudo isso, caso queira investir em uma franquia que se preocupa com seus resultados, veja tudo o que você precisa saber para se tornar um franqueado Odontoclinic. E se você já faz parte de nossa rede e precisa de suporte, não deixe de buscar seu gerente regional. Estamos juntos buscando o seu sucesso!