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Gestão de Clínicas

Indicadores estratégicos: veja aqui uma lista dos mais importantes 

Publicado por Franquia Odontoclinic em março 25, 2023 | Atualizado em abril 25, 2024
5 minutos para ler
Gestão de clínica e consultório odontológico: guia prático para você

Já ouviu aquela famosa frase que diz que não se pode gerenciar aquilo que não se mede? Então: os indicadores estratégicos são fundamentais para fazer a gestão de negócios. Esse tipo de métrica está alinhado ao planejamento estratégico da empresa e deve ser acompanhado constantemente. 

Esse assunto é super importante! Por isso, vamos explicar como funcionam os indicadores estratégicos, dando exemplos para você definir os mais importantes para o seu negócio. Além disso, trouxemos exemplos de indicadores táticos, operacionais, de desempenho e financeiros. Você não pode perder, vem com a gente! 

O que são indicadores estratégicos?

Os indicadores estratégicos são utilizados para mensurar o sucesso do negócio em cumprir seus grandes objetivos, ou seja, os direcionamentos macro, referentes à razão de ser da empresa, missão, visão e valores. Então, os indicadores estratégicos vão acompanhar os objetivos de longo prazo, analisando pontos como:

  • modelo de negócios;
  • capacidade de inovação;
  • concorrência;
  • fatores externos, como economia, legislação, políticas etc.;
  • posicionamento de mercado;
  • market share;
  • entre outros. 

Existem diversas ferramentas de gestão para auxiliar na definição e acompanhamento de indicadores estratégicos, como o Golden Circle, o Plano de Negócios, a Análise SWOT, as 5 Forças de Porter, o Balanced Scorecard, o Ciclo PDCA, a Matriz BCG etc. 

Quais são os tipos de indicadores?

Além do indicador estratégico, também temos os indicadores táticos e operacionais, que podem falar sobre a situação financeira, a organização da empresa, o desempenho da equipe, a performance comercial, entre tantos outros aspectos. Confira a seguir a definição e exemplos de cada um deles! 

Indicadores táticos

Os indicadores táticos são aqueles que mensuram as metas de médio prazo. Ao definir o planejamento estratégico, também são determinadas as ações que vão conduzir o negócio dentro do planejamento. Uma vez definidas as metas gerenciais, são determinados também os indicadores para medir o sucesso em alcançá-las, como:

  • desistência de clientes (churn rate);
  • absenteísmo e rotatividade de funcionários;
  • custo de aquisição de clientes (CAC);
  • conversão de leads em vendas;
  • tempo médio do ciclo de vendas;
  • treinamentos realizados etc.

Imagine que no planejamento definimos a meta de aumentar em 50% a conversão de leads em vendas no prazo de 12 meses. Assim, devemos medir o indicador gerencial, acompanhando a progressão da meta e auxiliando a tomada de decisões referentes ao que está sendo feito para alcançá-la. 

Guia completo do empreendedor: o que levar em conta na hora de abrir seu próprio negócio

Indicadores operacionais

Os indicadores operacionais analisam os processos cotidianos da empresa e geralmente são associados a ações de curto prazo. Dessa forma, as ações e os resultados da linha de frente são acompanhados. Imagine que a meta é realizar um evento. Então, um checklist pode ser utilizado como ferramenta de medição. Veja algumas outras:

  • cronogramas;
  • planos de contingência;
  • 5w2h;
  • giro de estoque;
  • produtos com defeito;
  • retrabalho;
  • índice de entregas atrasadas;
  • número de atendimentos etc.

Os indicadores importantes podem variar de acordo com a atuação da empresa, sendo diferentes em cada etapa do planejamento. No caso de clínicas odontológicas, o número de agendamentos por período de campanha pode ser um indicador operacional, por exemplo, enquanto o ticket médio pode servir de indicador tático. 

Indicadores de desempenho

Os indicadores de desempenho servem para medir performance e podem ser tanto táticos quanto operacionais. Indicadores de desempenho são comumente chamados de KPIs. Veja a seguir alguns exemplos de indicadores de desempenho:

  • vendas realizadas;
  • produtividade;
  • absenteísmo;
  • retrabalho;
  • satisfação do cliente com o atendimento;
  • rotatividade (turnover);
  • lucratividade;
  • faturamento por pessoa;
  • qualidade;
  • ticket médio;
  • entre outros.

KPIs que medem os resultados e produtividade das equipes e a performance da empresa no mercado são os mais conhecidos. No caso do desempenho empresarial, os mais utilizados são os financeiros, dos quais falaremos na sequência. 

Indicadores financeiros

Os indicadores financeiros avaliam aspectos das demonstrações financeiras do negócio. Eles são fundamentais para que a gestão consiga agrupar dados e gerar informações sobre a real condição da empresa, fazendo um diagnóstico financeiro e propondo soluções a partir das constatações. Veja exemplos de indicadores financeiros:

  • fluxo de caixa;
  • geração de caixa;
  • ponto de equilíbrio;
  • retorno sobre investimento (ROI);
  • valuation;
  • resultado líquido;
  • resultado operacional;
  • resultado operacional de caixa;
  • margem bruta;
  • custos fixos e variáveis;
  • margem de contribuição;
  • retorno sobre o patrimônio líquido;
  • entre outros. 

As métricas financeiras podem ser táticas, operacionais e também servir de indicadores estratégicos, tudo a depender de qual aspecto da empresa está sendo analisado. O mais importante na hora de escolher quais KPIs acompanhar e analisar é ter certeza de que a mensuração vai entregar a informação que você precisa para tomar decisões. 

A Odontoclinic, por exemplo, trabalha com gestão por indicadores, estendendo essa expertise pelas clínicas em todo o Brasil e implementando tecnologia para ter resultados ainda mais eficientes. Quer saber o nosso segredo? Leia nosso texto sobre gestão por indicadores e saiba como a gente faz! 

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