Uma clínica de franquia odontológica como alternativa para se reinventar na crise tem muito a oferecer. Veja só!
A pandemia está sendo um momento difícil para muitos profissionais: alguns perderam o emprego, enquanto outros tiveram as suas perspectivas de crescimento no local de trabalho adiadas. Nessa hora, é natural ir atrás de alternativas para alcançar seus objetivos. Mas como se reinventar na crise e ter sucesso mesmo em outra área de atuação?
O primeiro passo é procurar por modelos de negócio mais resilientes e que tenham números estáveis mesmo durante crises. Quando isso acontece, até mudar completamente de segmento pode se tornar uma possibilidade interessante. Foi assim que Danilo Kuchenbecker, ex-piloto comercial, conheceu os diferenciais da Odontoclinic e decidiu investir no setor odontológico.
Mas será que é possível ter sucesso ao buscar uma mudança de segmento? Como se reinventar na crise de maneira segura e consistente? O que acha de tirar todas essas dúvidas e conhecer um pouco mais sobre a parceria entre Danilo e Odontoclinic? Continue a leitura deste artigo e descubra!
De piloto a empresário: como se reinventar na crise
Até 2020, Danilo Kuchenbecker trabalhava como piloto comercial em uma empresa aérea e morava no Panamá. Por conta da pandemia, o setor da aviação foi um dos mais afetados, já que a demanda por voos diminuiu consideravelmente. Mas, quando se fala em como se reinventar na crise, Danilo é um exemplo de sucesso de mudança de segmento por completo.
Com a situação, decidiu voltar para Belo Horizonte, Minas Gerais, e abrir o seu negócio próprio. Como não tinha nenhum tipo de formação na área de gestão, entendeu que o melhor era apostar em uma franquia odontológica, visto que o modelo de negócio da franquia traz mais conhecimento. A partir de muitas pesquisas, Danilo encontrou a Odontoclinic e entendeu que era possível se reinventar mesmo em um momento tão difícil.
“Pelo fato de eu não ser da área de odontologia, acabei optando por uma franquia, pela certeza do suporte. Eu pesquisei muita coisa e acabei optando por um setor mais resiliente, até porque sofri bastante na pandemia. Conversei com outras franquias também, mas, por causa da transparência da Odontoclinic, optei por ela”.
O que levar em conta na hora da mudança de segmento
Para quem está pensando em como se reinventar na crise, nada melhor do que a dica de franqueados Odontoclinic, certo? O Danilo detalhou alguns pontos que precisam ser considerados na hora de planejar uma mudança de segmento.
Índices do setor
Durante a pandemia, é natural ter qualquer tipo de ressalva antes de fazer um investimento. Danilo concorda, mas acredita que alguns fatores podem ser indicativos importantes de que as chances de sucesso são altas. Um deles é a análise geral do setor em que se deseja atuar, exatamente o que fez com a Odontoclinic.
“Um pouco de receio é normal ao pensar em fazer um investimento. Até mesmo pelo fato de o comércio ter ficado fechado por tanto tempo. Mas, por ser um setor da saúde, isso traz mais segurança, é um segmento que fica aberto mesmo nos momentos mais complicados de crise”.
Modelo de franquia
Outro aspecto que precisa ser analisado é o modelo de franquia e o planejamento que a marca oferece.
“No início, a Odontoclinic envia um plano de negócios que mostra exatamente o que acontece com a clínica aberta. No meu caso, os resultados vieram um pouco mais rápido do que o plano, inclusive. O segredo mesmo é seguir a receita que eles deram, e o negócio vai dar certo”.
Transparência da marca
A relação entre franquia e franqueado também precisa ser valorizada. Para Danilo, a transparência de uma marca é fundamental para quem planeja fazer uma mudança de segmento de atuação.
“Eu gosto de falar muito da transparência de processos da Odontoclinic e do sistema também. É muito fácil para quem não é dentista se adaptar ao negócio, porque a gente consegue focar a administração. Afinal, a franquia é feita para quem quer administrar, não para quem quer ficar só na técnica”.
Treinamentos e suporte
Além disso, contar com uma franquia que ofereça suporte para encontrar e capacitar os profissionais é fundamental para Danilo.
“A gente tem um suporte bem grande da Odontoclinic; eles auxiliam nessa contratação inicial. Com os dentistas, mesma coisa. Depois, conforme a clínica vai funcionando, recebemos muitos currículos, tem sempre indicados, isso é muito tranquilo”.
O suporte também foi importante para ajudar Danilo, que não tinha experiência na área, a entender um pouco mais sobre como atuar no setor.
“Como eu era novo no segmento, tudo era novidade. Mas a Odontoclinic disponibiliza muitos cursos na Academia, e eles foram fundamentais para mim nesse início. Assim, eu pude fazer treinamentos e cursos, mas não sozinho, né? O pessoal que eu estava contratando também”.
Relação com os seus clientes
Proporcionar experiências positivas aos clientes também é fundamental, concorda? Juntar-se aos parceiros que também valorizam esse aspecto é importante, e foi isso que Danilo encontrou na Odontoclinic.
“Eu sinto que essa parte do encantamento do paciente é algo bem forte, porque eles saem muito satisfeitos — não é à toa que a empresa ganhou o prêmio ReclameAqui por alguns anos. Também tem a questão da transparência: do contato inicial até a abertura, o cliente sabe tudo o que vai ser realizado”.
O começo na franquia odontológica
Franqueado Odontoclinic desde setembro de 2020, Danilo abriu franquia na crise: a inauguração aconteceu apenas em março de 2021. E ainda precisou lidar com um problema bastante específico: reformas. Como o ponto anterior era uma livraria, e o imóvel era muito antigo, foram feitas muitas mudanças para que a clínica pudesse abrir, mas a marca contribuiu desde o início.
“Eu tinha algumas ideias de bairros em que gostaria de ter a clínica, passei essas sugestões para a franquia; a partir disso, eles me mandaram um estudo de geomarketing, e a gente começou a buscar os pontos. Nessa procura, a ajuda do gerente de expansão foi muito importante para encontrar um local adequado”.
Assim, mesmo quando parecia que nada daria certo, os desafios foram superados.
“Eu acho que o principal desafio ao começar um negócio como esse é o tanto de coisa para fazer, desde o início do contrato, começa a procura de ponto, reforma, processo de contratação. Esse é o maior desafio: o tempo para fazer tudo de uma vez. Na inauguração, é comum achar que nada vai dar certo, mas, no final do dia, a gente vê que foi tudo bem-sucedido”.
A certeza da melhor escolha
Satisfeito com os resultados até aqui, Danilo já tem dois consultórios funcionando na sua sede no bairro Padre Eustáquio, em Belo Horizonte, e pretende ter cinco no total. Além disso, os planos para o futuro contemplam a expansão para outros bairros e regiões, confirmando que ele fez a melhor escolha.
“Como, no meu caso, eu fui para uma área totalmente diferente, a franquia foi importante demais, por conta desse suporte. Claro, não é uma certeza de que vai dar certo, mas é uma garantia a mais, melhor do que começar sozinho. O principal é ter coragem para começar e procurar a franquia que ofereça o melhor suporte”.
Mesmo para quem não tem tanto conhecimento da área, ao contar com uma parceira experiente e com um suporte em todas as etapas, é muito mais fácil ter a resposta sobre como se reinventar na crise. Da mesma forma que Danilo deixou a aviação e está totalmente focado em fazer o seu negócio crescer, é possível conquistar muito com os parceiros certos ao seu lado.
O que acha, então, de conhecer um pouco mais sobre a expertise, as soluções e como a Odontoclinic pode ajudar você a empreender? Entre em contato com a nossa equipe e tire todas as suas dúvidas!