Ir para o conteúdo
  • Franquia
  • Empreendedorismo
  • Gestão de Clínicas
  • Odontoclinic
  • Franquia Odontológica
  • Materiais Gratuitos
  • Seja Franqueado
Franquia Odontoclinic – Qual o tamanho do seu sonho?
Gestão de Clínicas

Neuromarketing: exemplos de aplicação em clínica odontológica

Publicado por Franquia Odontoclinic em dezembro 21, 2023 | Atualizado em dezembro 28, 2023
6 minutos para ler
Gestão de clínica e consultório odontológico: guia prático para você

O neuromarketing combina neurociência e psicologia para entender como o cérebro humano responde aos estímulos do marketing.

Quando aplicado a clínicas odontológicas, o neuromarketing pode ser uma ferramenta poderosa para atrair e manter pacientes.

A seguir, vamos apresentar alguns pontos importantes sobre neuromarketing para clínicas odontológicas. Quer saber mais? Vem com a gente! 

Neuromarketing para clínicas odontológicas 

O primeiro passo para aplicar qualquer estratégia é o planejamento. No caso do neuromarketing, a análise de mercado e conhecimento do público-alvo são elementos fundamentais. 

A gestão da clínica odontológica deve segmentar a atuação, entendendo as necessidades e preferências de cada grupo identificado. Assim, é possível desenvolver conexão emocional, gerando uma resposta positiva no cérebro. 

Se sua clínica atende a diferentes faixas etárias, por exemplo, é possível segmentar o marketing para crianças, para pacientes mais jovens e pacientes mais velhos, focando em mensagens de prevenção, clínica geral e implantes, respectivamente. 

Design e PDV

O ambiente físico da clínica afeta diretamente a percepção emocional dos pacientes. O neuromarketing destaca a importância de criar um ambiente agradável para ativar emoções positivas, reduzindo o estresse e aumentando a confiança.

Além de respeitar todas as regras de higiene e biossegurança, o ambiente da clínica odontológica precisa ser acolhedor e relaxante. Uma forma de fazer isso é investir em um layout e cores que trasmitem essas sensações. 

Cores muito vibrantes, por exemplo, podem intensificar a ansiedade dos pacientes. A Odontoclinic usa um padrão para todas as unidades, pensando na percepção dos pacientes e também na identidade visual da marca. 

Comunicação visual

Imagens têm um impacto poderoso no cérebro humano. O neuromarketing sugere o uso de imagens que evocam emoções positivas para criar uma conexão emocional com os pacientes, influenciando positivamente suas decisões.

Para a comunicação visual, use imagens positivas, que passam a sensação de tranquilidade, confiança e felicidade. Aplique nas mídias sociais, no site e também na clínica, facilitando a conexão emocional. 

Linguagem didática

Frases como “cuidamos do seu sorriso com carinho”, por exemplo, podem ser muito mais efetivas do que materiais com termos técnicos que não geram conexão do público com a mensagem.

O uso de uma linguagem positiva e tranquilizadora é fundamental no neuromarketing. Mensagens que evocam sentimentos de confiança, segurança e conforto ativam áreas cerebrais associadas a experiências positivas, impactando a tomada de decisão.

Além da abordagem positiva, a clínica pode ter cases de sucesso, ou seja, apresentação dos pacientes que fizeram tratamentos odontológicos e agora têm mais qualidade de vida, incentivando a busca por esses benefícios. 

Tecnologia e inovação 

A Odontologia Digital pode ser aplicada para criar demonstrações visuais para o paciente, mostrando como vai ser o procedimento. Outra forma de usar tecnologia é mostrar como o paciente vai ficar com os resultados do tratamento.

Na Odontoclinic, por exemplo, temos o planejamento digital do alinhador transparente. Então, o paciente consegue visualizar todas as movimentações que os dentes vão fazer antes mesmo de iniciar o tratamento. 

Presença online

Você também pode investir em vídeos curtos que explicam o procedimento ou que informam sobre um tratamento específico. O mais importante é usar uma linguagem acessível para o público geral e tirar todas as dúvidas.

Apresentar informações de maneira inovadora, como vídeos explicativos, pode aumentar o engajamento do cérebro. O neuromarketing destaca a importância de estímulos visuais e interativos para criar uma experiência mais memorável e persuasiva.

Um site amigável e informativo é essencial para atrair e reter pacientes, pois a presença online deve ser visualmente atraente, fácil de navegar e transmitir confiança. Então, o site da clínica deve ser otimizado para dispositivos móveis, por exemplo.

Ofertas e recompensas

Programas de fidelidade, descontos e ofertas especiais também fazem parte do neuromarketing. Nesse quesito, é importante observar o que o Conselho Federal de Odontologia (CFO) determina. 

Ofertas e recompensas podem ativar o sistema de recompensa no cérebro, criando uma associação positiva com a clínica. O neuromarketing reconhece o poder das recompensas na influência do comportamento do consumidor.

Na Odontoclinic, por exemplo, fazemos dias destinados a um determinado tratamento, como Dia do Implante, Dia do Aparelho Ortodôntico etc. Essas ações servem para chamar a atenção do público e enfatizar os benefícios de fazer o tratamento na clínica.

Experiência do paciente

A experiência do paciente é o fator mais importante. Então, a gestão da clínica deve planejar todo o ambiente pensando em uma experiência confortável e atenciosa, tanto em pessoa quanto online. 

Na Odontoclinic, temos o atendimento humanizado, que é o básico, e trabalhamos com mobília padronizada, materiais de ponta etc. Oferecemos também, por exemplo, comodidades, como o cantinho do café. 

Feedback contínuo

Coletar feedback é uma forma de entender as experiências dos pacientes. O neuromarketing valoriza a compreensão das emoções e percepções dos consumidores para ajustar estratégias de marketing e melhorar a satisfação.

Uma experiência positiva na clínica pode criar boas memórias associadas aos serviços odontológicos. O neuromarketing destaca a importância de criar experiências emocionalmente positivas para merecer a lealdade do cliente.

Estabeleça indicadores estratégicos, envie pesquisas de satisfação aos pacientes após as consultas, analise os resultados e identifique áreas de melhorias. Esses relatórios também servem para destacar os pontos fortes da clínica. 

Autoridade e educação

Fornecer informações educativas cria uma conexão positiva com os pacientes. Assim, você estabelece seu posicionamento de mercado, mostrando que é autoridade no assunto e que o paciente pode confiar na expertise da clínica para entregar alta qualidade nos tratamentos e uma experiência incrível.

O neuromarketing reconhece que a educação pode aumentar a confiança e a lealdade, influenciando as decisões de compra de forma consciente e subconsciente. 

Então, continue aprendendo: assine a nossa newsletter e tenha acesso aos conteúdos da gestão Odontoclinic para você! 

Posts relacionados
o que é payback

O que é payback: simples, descontado, fórmula e como calcular

Publicado por Franquia Odontoclinic em maio 24, 2024
empreender com franquias

Empreender com franquias: confira as vantagens e dicas

Publicado por Franquia Odontoclinic em maio 2, 2024
o qeu abrir em 2024

O que abrir em 2024: veja opções de negócios rentáveis

Publicado por Franquia Odontoclinic em abril 15, 2024

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você também pode ter uma franquia odontológica!
Franquia Odontológica: guia completo para investir agora
Gestão de clínica e consultório odontológico: guia prático para você
Franquia Odontoclinic
qual é o seu perfil de dentista
Usando as redes sociais para divulgar seu consultório odontológico
Guia completo do empreendedor: o que levar em conta na hora de abrir seu próprio negócio

Guia completo do dentista recém-formado

Sobre o blog

Uma franquia com alta rentabilidade, segurança e lucratividade líquida média de 20%. Seja um empreendedor de sucesso, seja um franqueado Odontoclinic.

Categorias

  • Cases de Sucesso
  • Dentista
  • Empreendedorismo
  • Franquia
  • Franquia Odontológica
  • Gestão de Clínicas
  • Odontoclinic
  • Odontologia na prática
  • Sem categoria
Site criado por Rock Stage.