Os planos de marketing e comunicação são estratégias importantes para o sucesso de uma franquia. Veja as diferenças entre ambos e como criar esses documentos!
Oferecer um bom serviço é o ponto de partida para o sucesso, mas não é a única coisa que você deve fazer. Neste artigo, vamos explicar alguns conceitos e dar dicas sobre como conciliar um plano de marketing e um plano de comunicação efetivos na sua empresa.
Embora pareçam ser a mesma coisa, esses conceitos são diferentes entre si. Para quem acabou de começar uma franquia, abriu um consultório ou clínica odontológica, é bom distinguir esses temas para conseguir identificá-los dentro da sua estratégia. Como você verá, o marketing pressupõe comunicação, e a comunicação se orienta pelo marketing.
Pronto para compreender as diferenças entre esses conceitos e usar essa informação para melhorar a imagem do seu negócio e conquistar mais clientes para o seu serviço odontológico? Então continue a leitura deste artigo até o final!
O que é um plano de marketing?
A palavra “marketing”, em uma tradução literal, significa “mercado”. Naturalmente, estamos falando de mercado no sentido amplo, o que incorpora os chamados 4 Ps do marketing: preço, praça, produto e promoção.
Um plano de marketing envolve a criação de uma solução — como o serviço oferecido por um consultório, por exemplo — e as estratégias para ela chegar efetivamente a quem precisa. Isso tudo passando pela praça (onde ele vai ser vendido), o preço que será cobrado e a promoção (as estratégias adotadas para vender).
Ou seja, quando se trata de criar opções de divulgação de produtos e serviços, o marketing é o ponto de partida. Além de estabelecer estratégias baseadas no estudo do mercado, o planejamento de marketing compreende análises internas da própria empresa.
O que é um plano de comunicação?
O plano de comunicação é um documento que norteia como vai ser construída a ideia da sua marca na cabeça dos consumidores. Sendo assim, ele é um roteiro da linguagem verbal e visual a ser utilizada, listando os objetivos delas.
As confusões entre plano de marketing e plano de comunicação começam pelo fato de que o segundo está contido no primeiro. Em outras palavras, toda estratégia de marketing precisa de um bom planejamento para comunicar as vantagens da empresa aos clientes.
A partir do momento em que é necessário levar um serviço aos potenciais consumidores, a comunicação é exigida. Então, são aplicadas as técnicas de identidade de marca, branding, adaptação das linguagens e outras. A comunicação é a base da propaganda odontológica.
Comunicação e linguagem visual
Também fazem parte de um plano de comunicação o design (do produto e das peças publicitárias que vão promovê-lo), assim como a identidade visual de forma ampla (como a que está contida nos vídeos e nas peças publicitárias).
O importante é compreender que, embora façam parte da comunicação, todas essas decisões são definidas antes, durante o planejamento de marketing. Como os conceitos estão entrelaçados, não há marketing eficiente sem um bom plano de comunicação, mas comunicar seu produto ou serviço sem um plano de marketing também não dá em nada.
Qual é a diferença entre eles?
Recuperando o que dissemos no início deste conteúdo: o marketing pressupõe a comunicação, e a comunicação se orienta pelo marketing. Se você quiser que seu consultório seja bem-sucedido, não deveria escolher entre um e outro.
Desse modo, elabore uma estratégia de marketing de relacionamento que contemple as vertentes tradicionais e digitais, distribua o orçamento entre seus diferentes canais (redes sociais, site, blog, e-mail marketing, etc.), mas faça isso tendo como base produto, preço, praça e promoção.
Resumindo: plano de marketing e plano de comunicação não são opostos, mas complementares. Portanto, estude seu público e pense na melhor solução para eles. Ainda, na hora de oferecer esse produto, pense em como fazer isso (marketing) e na linguagem mais adequada para falar com o público (comunicação).
Qual é a importância desses documentos para o sucesso?
Antes de mais nada, nós chamamos plano de marketing e plano de comunicação de documentos, porque eles devem ser documentados, e não ser apenas conversados. Então, é preciso colocar as ideias no papel (ou, é claro, no documento digital da sua escolha), organizá-las e revê-las sempre que sentir necessidade.
Sem um planejamento de marketing, você não tem organização na sua abordagem comercial. Desse modo, não vai conseguir perceber quais estratégias dão certo e quais não dão, o que pode levar ao gasto de tempo e de dinheiro em vão.
O desenvolvimento dos planos de marketing e comunicação
Um planejamento de marketing é um plano de voo que começa de uma maneira abstrata, mas logo toma contornos mais concretos — a partir da execução das tarefas planejadas, sua avaliação e a introdução de mudanças.
O plano de comunicação define como vão ser essas abordagens no que diz respeito ao branding, isto é, à identidade da marca. A comunicação efetiva deve ser perseguida para transmitir ao potencial cliente as vantagens que o marketing definiu ao elaborar o produto.
Como esses planos podem ser desenvolvidos?
Então, quando for definir um plano de marketing e um plano de comunicação, faça nesta ordem: primeiro, tenha o produto ou serviço pronto para, em seguida, desenvolver o planejamento estratégico e os direcionamentos de marketing tradicional e digital. Depois, defina os canais em que eles vão ser oferecidos aos potenciais consumidores.
Com essas etapas prontas, chegou a hora de desenvolver um plano de comunicação. Ele contém o branding (que se refere ao nome da marca e às ideias a ela associadas, como slogan, logotipo, signos e outros).
A não ser, claro, que você opte por contar com uma marca estabelecida no mercado, que já vai possuir boa parte desses aspectos definidos.
Como a Odontoclinic pode ajudar?
No caso de uma franquia odontológica, o plano de marketing e o plano de comunicação são elaborados pela marca franqueadora. Ou seja, você não precisa se preocupar em desenvolver essas duas coisas, apenas em atender seus pacientes da melhor maneira.
Os elementos relacionados ao marketing e à comunicação já fazem parte da maneira como a Odontoclinic trabalha. É exatamente isso que oferecemos aos nossos franqueados: a possibilidade de ser parte de uma marca consolidada no mercado brasileiro, sinônimo de um bom e acessível atendimento a todas as pessoas.
Para citar um exemplo dessa preocupação, a Odontoclinic passou, recentemente, por um rebranding, isto é, por uma reformulação da identidade visual da nossa marca. O motivo disso é que acreditamos ser sempre possível atualizar e melhorar.
Quem é franqueado, vê a diferença que faz estar inserido em um contexto que oferece aos clientes segurança, seriedade e tranquilidade nos tratamentos.
Quer compreender um pouco melhor sobre nosso processo de franquia e os planos de marketing e comunicação? Então, entre agora mesmo em contato para agendar uma conversa. Nosso time está pronto para tirar todas as suas dúvidas!