Você já ouviu falar em Odontologia digital? Esse termo, que não é novo no mercado, significa um dos principais diferenciais competitivos no mercado de odonto da atualidade. As clínicas que conseguem atuar no ambiente digital atendem com mais expertise e oferecem tratamentos de ponta para os pacientes.
Vamos entender mais o que isso quer dizer e ver alguns exemplos da implementação da Odontologia digital? A seguir, vamos definir o conceito, explicar os benefícios e mostrar algumas aplicações da tecnologia na área. Para ficar por dentro do assunto, continue com a gente nessa leitura!
O que é Odontologia digital?
O termo Odontologia digital é usado para descrever a aplicação da tecnologia na área odontológica. Então, podemos colocar dentro desse conceito todos os dispositivos utilizados para melhorar o atendimento ao paciente e tornar os procedimentos mais confortáveis e ágeis, além de aprimorar a gestão da clínica odontológica.
Planejamento digital
O planejamento digital odontológico conta com sistemas que criam e analisam imagens, possibilitando imagens 3D das arcadas dentárias, além de impressões 3D. Com ele, aquele molde tradicional de gesso não é necessário, já que um escâner é utilizado para fazer as imagens.
Esse tipo de tecnologia serve para imprimir estruturas protéticas em caso de prótese sobre implante e para desenvolver o plano de tratamento, como ocorre no caso do uso de alinhadores transparentes, por exemplo. Isso torna o tratamento previsível, já que o paciente visualiza como os dentes vão estar em cada etapa.
Quais são os benefícios da Odontologia digital?
O primeiro grande benefício da Odontologia digital é a previsibilidade do tratamento. Com o planejamento digital é possível mapear todo o fluxo do tratamento, então você já sabe como vai ficar o seu sorriso antes de colocar o aparelho, por exemplo, pois as projeções 3D mostram o resultado de cada movimentação.
Além disso, os métodos de molde desconfortáveis também são dispensáveis quando a Odontologia digital está atuando. A tecnologia torna o processo mais confortável e agiliza o tempo de espera pelos moldes. O dentista consegue ver os detalhes do posicionamento dos seus dentes em poucos minutos na tela do computador.
Precisão e rapidez no tratamento
O dentista que utiliza a tecnologia consegue dar mais segurança para o paciente durante todo o tratamento, já que tem uma visão muito precisa de como está a boca e do que precisa ser feito em cada etapa, analisando os resultados das intervenções e prevendo os ajustes necessários.
Um tratamento que pode durar mais de dois anos com um aparelho tradicional de bráquetes, por exemplo, pode ser feito em menos de um ano com a tecnologia do planejamento digital somada à disciplina do paciente em seguir cada passo conforme programado. Isso sem falar da agilidade na hora de fazer os exames e gerar os moldes.
Como implementar a Odontologia digital no consultório?
Além do planejamento digital e do alinhador invisível, diversas unidades Odontoclinic contam, por exemplo, com a anestesia sem agulha, na qual é utilizada uma seringa especial para aplicar o anestésico, seguindo o procedimento sem causar dor ao paciente. Tudo isso é fruto da mentalidade de inovação e tecnologia que gerencia o negócio.
Para implementar a Odontologia digital é fundamental ficar por dentro do que está em alta no mercado, buscando as melhores soluções e as tecnologias que realmente agregam valor para o paciente. Na Odontoclinic, por exemplo, há um time especialista no assunto, sempre buscando o desenvolvimento das inovações dentro do consultório.
Essa também é uma vantagem de converter a clínica odontológica em franquia: contar com o suporte de quem mais entende do assunto para implementar tecnologia, trazer conveniência e impactar a experiência dos pacientes. Quer saber mais sobre o assunto? Leia nosso post sobre a importância da tecnologia no mercado de franquias!