Saiba como as franqueadoras que conquistaram o selo de excelência em franchising da ABF são as melhores oportunidades de investimento e rentabilidade.
O selo de excelência em franchising da ABF é um diferencial a ser observado antes de definir em qual rede investir para se tornar um franqueado. Isso ocorre porque será a partir dele que você identificará as empresas com maior qualidade, que têm uma ótima reputação no mercado, oferecem melhor suporte e ajudarão no sucesso do seu negócio.
Como se tornar um franqueado é uma escolha importante, continue esta leitura e aprenda mais sobre o selo da ABF, o que ele representa, quais são os seus critérios, quantas vezes a Odontoclinic já o recebeu e sua relevância.
O que é selo de excelência em franchising da ABF?
O selo de Excelência em Franchising (SEF) foi criado em 1990 pela ABF para reconhecer a excelência e qualidade das organizações que atuam como franqueadoras, possibilitando que pessoas identifiquem empresas de confiança. Ele é entregue todo ano e seu objetivo principal é estimular a evolução das redes de franquia.
Antes de estudar sobre o selo, é importante saber exatamente o que é a Associação Brasileira de Franchising (ABF). Essa é uma instituição nacional fundada em 1987, sem fins lucrativos e que tem a finalidade de promover o desenvolvimento e a evolução do mercado de franquias.
A ABF é a segunda maior entidade do setor em todo o mundo, por isso consiste em uma referência global na área. Desde a criação do SEF, as franquias têm buscado aprimorar suas operações, satisfazer o público e melhorar a relação com seus franqueados.
Saiba que esse selo é dividido em categorias que variam conforme a quantidade de franqueados, número de unidades e tempo de atuação da rede franqueadora. Veja quais são os detalhes de cada modalidade:
- categoria mega — 100 ou mais franqueados, mínimo de 200 unidades em operação e 15 anos de atuação;
- categoria máster — 30 ou mais franqueados, mínimo de 60 unidades e 10 anos de atuação;
- categoria sênior — 15 ou mais franqueados, mínimo de 30 unidades e 5 anos de atuação;
- categoria pleno — 5 ou mais franqueados, mínimo de 10 unidades e 2 anos de atuação.
No ano de 2017, a ABF criou uma categoria voltada para redes iniciantes. Marcas que não têm exigências mínimas poderão participar da pesquisa e serem pré-qualificadas conforme os resultados conquistados.
Além disso, a ABF prestigia as marcas que receberam o selo por vários anos consecutivos com um troféu especial. Assim ela consegue prestigiar as redes que estão continuamente aumentando seu nível de franchising no país.
O que o selo ABF representa?
A padronização é um dos aspectos mais relevantes para quem atua no mercado de franchising, pois as unidades da rede precisam estar alinhadas com a marca, mantendo um padrão em todos os procedimentos. Isso inclui a experiência do cliente, a qualidade dos serviços ou produtos, entre outros aspectos.
Franquias com selo de excelência em franchising são referências na padronização de seus procedimentos, prestação de auxílio aos franqueados e aplicação das melhores técnicas de gestão em toda a rede.
Quais são os critérios de excelência do selo ABF?
A empresa precisa atender a alguns critérios mínimos exigidos pela ABF. Esses requisitos podem sofrer poucas variações a cada ano, mas, de forma geral, as exigências são:
- que o primeiro contato da franquia seja assinado pelo prazo mínimo de 2 anos;
- que tenha a quantidade mínima de 10 unidades franqueadas em operação;
- ter um mínimo de 5 franqueados, que podem ser sócios e proprietários;
- estar em dia com as obrigações perante a ABF;
- ser associado à ABF por ao menos um ano.
Também é relevante entender o que é avaliado pela ABF durante a pesquisa. Na prática, é avaliado o índice de satisfação dos empreendedores, incluindo sua opinião em relação ao suporte oferecido pela rede, o relacionamento entre as partes e a rentabilidade do negócio.
Ainda é entregue um questionário com cerca de 21 perguntas que envolvem relacionamento, economia, sustentabilidade e operacional. Caso a empresa conquiste uma pontuação mínima na pesquisa, ela consegue o SEF e pode receber outros prêmios que demonstram excelência no relacionamento com seus franqueados.
Quantas vezes a Odontoclinic já recebeu o selo ABF?
Fundada em 1997, a Odontoclinic é a primeira rede de franquias de clínicas odontológicas do Brasil. Atualmente, ela conta com mais de 250 clínicas em todo o país, mais de 2.500 dentistas na rede e cerca de 70% dos franqueados têm mais de uma unidade.
Esse sucesso ocorre pela atenção que ela dá aos seus franqueados, seu método de gestão, rentabilidade de suas unidades, entre outras qualidades. Estas fizeram com que a franquia conquistasse o selo da ABF nos anos de 2012, 2013, 2015, 2016, 2017, 2018, 2019, 2020 e 2022.
Como se não bastasse, seus diferenciais fizeram com que ela recebesse prêmios como:
- uma das melhores franquias do país pelo fato de receber o SEF por vários anos;
- eleita como uma das melhores franquias brasileiras pela revista PEGN (Franquia 5 estrelas);
- Prêmio ABF+RDI Design em categoria de produtos, reconhecimento pela tecnologia, inovação e qualidade;
- selo RA 1000, nível mais alto de reconhecimento do site Reclame Aqui, por ser referência em atendimento;
- vencedora do Prêmio Reclame Aqui na categoria saúde-clínicas nas edições de 2019, 2020 e 2021.
Porque o selo de excelência em franchising é um diferencial importante?
Quando uma empresa recebe o selo da ABF, ela será reconhecida como uma organização que adota as melhores práticas de gestão com cases legitimados. Isso atrai mais interessados em investir na marca, além de maximizar suas chances de sucesso no mercado.
Esse é um importante fator que deve ser considerado antes de escolher uma franquia. Imagine que você deixe o assunto de lado e escolha a uma franquia sem selo da ABF. É possível, então, que não tenha um bom relacionamento com a rede principal, colocando em risco o futuro do negócio.
Contudo, ao se tornar um franqueado de uma rede que recebeu a SEF, pode esperar que terá um relacionamento saudável com a rede, conseguirá aplicar os diferenciais e fornecer a experiência planejada pela marca. Além disso, poderá receber todo o apoio necessário para padronizar a qualidade dos serviços ou produtos.
O selo da ABF demonstra a excelência em franchising de uma marca, portanto é fundamental que você opte por franquias que conquistaram o SEF, a fim de garantir a rentabilidade do seu negócio. No caso da Odontoclinic, além de conseguir o selo por vários anos, ela ainda recebeu diversos prêmios que mostram sua autoridade e competência na área.
Quer investir em uma franquia de sucesso? Entre em contato com a Odontoclinic para saber como funciona sua rede de franquias e suas características!