Neste glossário de franquias, confira os termos essenciais desse mercado que todo empreendedor deve conhecer!
Fundamental para quem está pensando em ser um franqueado, o glossário de franquias reúne termos e conceitos que aparecem com frequência nesse modelo de negócio, sendo, por esse motivo, indispensáveis para o conhecimento dos empreendedores.
Afinal, compreender o significado das principais denominações, processos e documentos, ajuda a tornar o diálogo mais fácil entre as partes interessadas. A falta de entendimento do empreendedor pode gerar confusões, prejudicando a avaliação das melhores possibilidades do negócio.
Pensando nisso, preparamos este dicionário do franchising, onde você vai entender sobre os termos mais utilizados nesse segmento para consultar quando quiser. Acompanhe!
Capital de giro
Indispensável para o sucesso de qualquer empreendimento, o capital de giro é a quantia de dinheiro necessária para financiar as operações do dia a dia. Entre elas está o pagamento das contas de luz, água, salários, compra de insumos e materiais, entre outras despesas.
Contar com essa reserva é fundamental para que ela possa ser usada em casos específicos, o que evita o comprometimento do fluxo de caixa. Isso permite que a empresa funcione sem custos e possa se sustentar por um tempo determinado.
Circular de Oferta de Franquia (COF)
A COF é considerada um documento fundamental no mercado de franchising brasileiro. Elaborada pela franqueadora e prevista na Lei de Franchising nº 13.966/2019, ela reúne todas as informações relevantes sobre o negócio.
O documento tem como objetivo permitir que o investidor estude e avalie o processo de franquia antes de fechar negócio, o que garante a segurança de ambas as partes envolvidas. Nele constam os deveres e obrigações do investidor e do dono da marca, além de aspectos relativos ao suporte, serviços e produtos oferecidos, entre outros.
Contrato de franquia
O contrato de franquia consiste em outro documento essencial e, por essa razão, merece presença neste glossário de franquias. Afinal, trata de todas as regras que direcionam a relação jurídica entre o franqueado e o franqueador a partir do momento de aquisição da franquia.
É de suma importância a leitura e análise das informações pelos interessados antes de fechar o acordo. Isso porque, ao assinar o contrato, há o entendimento de que todos os direitos, deveres, normas, taxas e multas estão sendo aceitos pelas duas partes. O documento também inclui as informações sobre o prazo de vigência e a data de renovação.
Fundo de Marketing
Também conhecido como fundo de propaganda, trata-se de um valor previsto no contrato e que deve ser pago periodicamente pelos franqueados para o dono da marca. Esses recursos serão usados com a única finalidade de investir em publicidade e propaganda para garantir o sucesso da rede de franquias.
Geomarketing
Baseada em dados de localização, essa metodologia ajuda a definir o melhor ponto de venda disponível de acordo com a estratégia da marca. Além de encontrar o local ideal para abrir a unidade da franquia, o geomarketing identifica o fluxo de clientes e concorrentes, permitindo criar estratégias mais efetivas e novas oportunidades de negócio.
Enxoval
O estoque inicial, comumente conhecido como enxoval, nada mais é do que a quantidade mínima de produtos que o investidor precisa investir para dar início à operação da sua franquia. Esse valor deve estar especificado pela franqueadora na COF, bem como a sua duração média.
Em se tratando de franquias de serviços, como no caso de uma franquia odontológica, o enxoval pode não existir ou pode englobar despesas como os equipamentos necessários para começar os atendimentos na clínica.
Franchising
Ao contrário de muitos imaginam, franchising não é um sinônimo para a palavra franquia. Na verdade, o termo refere-se à estratégia, segmento ou ao modelo de negócio adotado pela empresa dona da marca. Ou seja, envolve o método de expansão estabelecido para oferecer seus produtos e serviços por meio da rede de franquias.
Franqueado
Franqueado é o empreendedor, pessoa física ou jurídica que, ao comprar uma franquia adquire o direito de usar o nome comercial da rede, além de vender produtos ou serviços que a ela pertencem.
Com as informações, suporte e treinamento fornecidos pela franquia, o fraqueado pode administrar a sua própria unidade. Para isso, ele deve seguir todas as normas e regras que foram estabelecidas pelo detentor da marca, ou seja, o franqueador.
Franqueador
Franqueador é o nome que recebe a pessoa ou empresa dona da marca, ou seja, que detém todos os seus direitos. Por meio de contrato, oferece aos franqueados a autorização de uso de sua marca registrada ou nome comercial, produtos, serviços, conhecimentos e outras competências para que ele possa, assim, montar e administrar um empreendimento de sucesso seguindo esse modelo.
Royalties
Outro entre os principais termos que causam confusão entre empreendedores são as taxas de royalties. Eles correspondem ao pagamento regular que o investidor deve realizar ao dono da franquia para manter os seus direitos de uso da marca.
Além disso, também garante os serviços de suporte da rede ao franqueado, como apoio administrativo, marketing. Previsto em contrato, esse valor costuma ter como base a porcentagem de vendas brutas do franqueado.
Sócio-investidor e sócio-operador
Dois termos que não podem ficar de fora do glossário de franquias. O sócio-investidor é aquele que entra com seus recursos financeiros para adquirir a franquia. Já o sócio-operador é o profissional franqueado responsável por dirigir e coordenar as atividades cotidianas do negócio, cuidando para manter com excelência os padrões da franquia.
Território
No universo das franquias, o termo território está relacionado com a área de atuação do franqueado. Ou seja, corresponde ao local onde a franquia será instalada. Esse território deve ser especificado no contrato, podendo ser uma área de atendimento exclusiva ou de preferência para um único franqueado.
Agora que você conferiu o glossário de franquias, já está por dentro de alguns dos principais termos relacionados aos processos que envolvem a relação entre investidor e dono da marca. Na hora de investir em uma franquia e tiver dúvidas, não deixe de consultar o nosso artigo para esclarecê-las quanto antes.
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