Marketing de relacionamento é uma estratégia que também traz bons resultados para clínicas odontológicas na fidelização dos pacientes. Veja!
A concorrência também existe na odontologia. Por isso, as clínicas devem adotar estratégias para fidelizar os pacientes e ter a preferência deles. O marketing de relacionamento é um grande aliado para alcançar esse objetivo.
Nele, o foco não está na divulgação dos produtos e serviços. O intuito é manter uma relação mais próxima com o público. Além disso, gerar valor, oferecer benefícios e um atendimento diferenciado, que faz com que se tornem fãs da empresa.
Você sabe como aplicar essa estratégia na clínica odontológica? Continue lendo e confira algumas dicas para colocar em prática!
O que é marketing de relacionamento?
Marketing de relacionamento é um segmento cujo objetivo é adotar ações e estratégias que ajudem a cultivar uma relação positiva com o público. A intenção é se manter próximo dessas pessoas. E mais: fazer parte do dia a dia delas para se destacar dos concorrentes na geração de valor.
Esse relacionamento positivo é feito por meio de um atendimento de mais qualidade e personalizado, além da oferta de benefícios. Assim, o público percebe que encontra vantagens ao dar preferência para o seu negócio em vez do concorrente. Por isso, fica mais satisfeito e assíduo à sua clínica.
Quais são as vantagens dessa estratégia?
Uma das grandes vantagens do marketing de relacionamento é a geração de valor para a clínica odontológica. Ao se preocupar com a experiência e satisfação do paciente, você entrega um diferencial que o destaca o atendimento oferecido.
O público está se tornando cada vez mais exigente e não deseja encontrar apenas um bom custo-benefício. Ele quer receber um atendimento personalizado, deseja sentir que é único e busca humanização nas relações com as empresas. O marketing de relacionamento atende a essas expectativas.
Além de alcançar a satisfação do paciente, essa estratégia fortalece a marca no mercado. Ela permite que sua clínica se solidifique cada vez mais e se torne referência nos quesitos atendimento e qualidade. Isso, por sua vez, ajuda a atrair ainda mais público e a fidelizar o antigo.
Como fazer um marketing de relacionamento eficiente?
Não é difícil elaborar uma boa estratégia de marketing de relacionamento. Você só precisa ter atenção com alguns detalhes e adotar as melhores ações de acordo com o perfil do seu público. Veja a seguir algumas dicas.
1. Estude o seu público
Para criar estratégias de marketing de relacionamento com o paciente você precisa conhecê-lo a fundo.
Estude essas pessoas para entender o seu perfil, suas preferências, seus hábitos, comportamentos e outros detalhes. Dessa forma, poderá traçar as melhores estratégias para transmitir a mensagem certa e no momento ideal, aproveitando cada oportunidade.
2. Mantenha os contatos atualizados
Procure coletar dados e informações do seu público. Assim, você consegue criar uma base de contatos e ter um bom material para se relacionar com os pacientes.
Porém, não se esqueça de manter essa base atualizada para que a comunicação seja feita sem ruídos. Dessa forma, você saberá exatamente para quem está falando, o que torna a estratégia mais eficiente.
3. Trabalhe a segmentação
Cada paciente procura a clínica por um determinado motivo. Apesar de essas pessoas terem características similares, elas não são iguais. Por isso, é possível segmentar o seu público para ele ser dividido em grupos menores.
Essa segmentação permite adotar estratégias mais alinhadas às pessoas com quem você está conversando e pode personalizar cada ação para alcançar melhores resultados. Isso facilita até mesmo a automatização de processos.
4. Facilite a comunicação
O marketing de relacionamento também requer uma boa comunicação. Portanto, disponibilize canais conforme os hábitos de consumo do seu público. Garanta que eles funcionem e não deixe nenhuma mensagem sem resposta.
5. Invista em ações de fidelização
Para cultivar um relacionamento, é preciso que haja contato entre as duas partes de uma forma constante e prolongada. Portanto, é preciso investir em ações que incentivem o retorno dos seus pacientes. Logo, é indispensável garantir que a experiência deles seja positiva.
Não se esqueça, porém, de fazer parte do dia a dia dessas pessoas para que elas não se esqueçam da sua clínica. Isso pode ser feito, por exemplo, por meio das redes sociais e do envio de e-mails.
Como gerenciar as estratégias?
Talvez você já tenha ouvido falar que os dados valem ouro hoje em dia. Isso porque são eles que ajudam as empresas a adotarem as melhores ações e estratégias, inclusive no marketing de relacionamento.
Sendo assim, para fazer a gestão da sua estratégia é muito importante gerenciar esses dados e informações coletados. Eles são indispensáveis para conhecer melhor o seu público e observar o comportamento dele, sua satisfação e os resultados alcançados com as ações implementadas.
Defina indicadores e monitore-os para obter observar os impactos das ações de relacionamento com o cliente. Além disso, é importante adotar um sistema CRM (Customer Relationship Management) para gerenciar as interações com o público e fazer a prospecção de pacientes.
Os canais de comunicação não podem ficar abandonados e precisam funcionar muito bem. Afinal, eles trazem um retorno importante sobre as impressões dos seus pacientes quanto aos serviços e atendimento oferecidos.
Nesse caso, vale realizar pesquisas de satisfação e de opinião para conhecer com mais precisão o grau de satisfação do público com a clínica.
Como essa estratégia impacta o nome da marca?
Como dito, o público de modo geral está em busca de empresas e profissionais que ofereçam um atendimento mais humanizado. No setor de saúde, isso é ainda mais importante. Isso porque ele lida com pessoas que já se encontram fragilizadas e desejam encontrar uma atenção especial.
Quando a sua clínica investe em marketing de relacionamento, ela traz humanização para os serviços prestados. Com isso, ganha a confiança do paciente e acaba se tornando uma referência. Sua imagem se torna positiva por causa da atenção personalizada que oferece para cada um.
Não podemos esquecer que, além dessa projeção positiva da marca no mercado, o marketing de relacionamento pode contribuir para alcançar o break even point. Isso porque são adotadas estratégias que fidelizam os pacientes e, ao mesmo tempo, expandem o público. Logo, o retorno vem mais rápido.
Aliás, o marketing de relacionamento é uma forma de reduzir os custos com a captação de pacientes. Afinal, o público satisfeito, além de retornar, faz indicações e traz mais pessoas para compor a sua base de clientes.
Apenas não se esqueça de que essas estratégias de relacionamento com o paciente precisam ser desenvolvidas de acordo com o perfil do público. Ou seja, é preciso adotar ações corretas para não ocorrer o efeito contrário, invadindo a privacidade. O suporte de profissionais especializados é fundamental para colocar as estratégias em prática da maneira correta.
Investir em marketing de relacionamento não é uma opção, mas uma necessidade, pois ajuda a manter a clínica atrativa para o público. Também é uma estratégia fundamental, que fortalece a imagem dela no mercado e faz com que se torne uma referência em atendimento de qualidade.
Aproveite para aprofundar os seus conhecimentos conferindo neste outro artigo as melhores estratégias para promover a fidelização de pacientes.