Para garantir uma boa comunicação na sua empresa, você precisa de algumas boas práticas e de habilidades para otimizar o processo comunicativo
As empresas são compostas por vários setores e muitos profissionais. O trabalho de cada um deles influencia o dos demais e da organização de um modo geral. Por isso, de forma direta ou indireta, existe uma atuação em equipe. E o que vai garantir o alinhamento desse grande time é a boa comunicação empresarial.
Ela precisa fluir muito bem para garantir que a informação chegue no momento certo e sem nenhum ruído para todos os interessados. Isso contribui com a produtividade, a agilidade e até mesmo a qualidade das entregas. Portanto, deve ser uma das preocupações de todas as empresas.
Alcançar uma comunicação efetiva dentro da organização não é difícil, e nós criamos este post para facilitar ainda mais. Acompanhe para entender por que a comunicação corporativa é tão importante e o que você pode fazer para otimizá-la!
Qual é a importância da comunicação para uma empresa?
Se você já brincou de telefone sem fio, sabe que a mensagem que chega ao final da fila nunca é igual àquela que foi passada no começo. Isso acontece porque o processo comunicativo nessa brincadeira ocorre por etapas, e em cada uma delas a mensagem sofre alterações. Isso também pode ocorrer na comunicação empresarial.
Quando existem falhas no processo comunicativo das empresas, há deturpações nas informações e mensagens enviadas para os diferentes setores e profissionais. Também temos o risco de falsa interpretação ou de atraso no recebimento de instruções, dados e outros.
Uma boa comunicação no ambiente de trabalho é fundamental para garantirmos que todas as equipes estejam bem alinhadas. Afinal, o trabalho de cada uma delas influencia o das outras. Assim, precisamos que exista harmonia entre esses times para que os resultados da empresa sejam os melhores possíveis.
Com um bom processo comunicativo também mantemos o clima organizacional positivo, promovemos o engajamento dos colaboradores e garantimos sua motivação. Tudo isso se reflete em uma melhor produtividade. Logo, a comunicação empresarial não pode falhar para não desequilibrarmos as equipes, nem prejudicarmos a qualidade das entregas da empresa.
Dicas valiosas para se comunicar bem
Apesar de toda a importância que a comunicação corporativa tem, não é difícil fazermos com que ela seja mais eficiente. Você pode otimizar o processo comunicativo implementando de forma simples algumas práticas, para ter certeza de conquistar mais fluidez e menos ruídos nas mensagens. Veja a seguir algumas dicas valiosas.
Pratique a escuta ativa
Na escuta ativa não estamos apenas ouvindo o que a outra pessoa está dizendo, mas temos nossa atenção totalmente voltada para ela. Ela consiste em olhar para quem está falando e compreender a mensagem em cada detalhe.
Praticando a escuta ativa evitamos falsas interpretações, equívocos, lacunas, entre outras situações que geram problemas. É importante que você coloque isso em prática e incentive os profissionais da sua equipe a adotar esse comportamento.
Fale de forma clara ao interlocutor
Coloque clareza nas mensagens que você vai transmitir ao seu interlocutor. Não precisa ser “curto e grosso”, como as pessoas costumam dizer, mas é importante evitar os rodeios. Assim, fale de uma forma direta aquilo que você quer dizer.
Não se esqueça de utilizar uma linguagem que esteja adequada para cada pessoa com quem estiver conversando. Considere o modo como o interlocutor raciocina, evite as ambiguidades, dê espaço para fazer perguntas e certifique-se de que o interlocutor entendeu o que você quis dizer.
Pense na mensagem antes de transmiti-la
É bastante comum a gente se enrolar na hora de falar alguma coisa quando não se planejou muito bem sobre o que queria dizer. Por isso, antes de enviar uma mensagem falada ou escrita, procure refletir acerca daquilo que você pretende transmitir.
Elabore o seu discurso para que a comunicação empresarial não tenha falhas ou ruídos. Se for uma mensagem escrita, releia aquilo que você digitou porque, nesse caso, fica ainda mais fácil uma falsa interpretação.
Tenha canais de comunicação eficientes
Todas essas dicas podem acabar falhando se você não tiver à sua disposição bons canais de comunicação, que façam essa conexão entre pessoas de uma forma eficiente. Esses canais também podem gerar atrasos no envio de mensagens ou dar margem para interpretações equivocadas.
Tenha certeza de que os meios que a sua empresa utiliza de fato conseguem alcançar todas as pessoas, assegurando que elas estão recebendo os comunicados que você envia e vice-versa. Assim, não existe o risco de você acreditar que todos estão cientes de um determinado fato ou de uma instrução, quando na verdade alguns podem ter ficado sem receber essa informação.
Quais habilidades podem ajudar na comunicação empresarial?
Também existem algumas habilidades que tornam a comunicação empresarial cada vez melhor. Veja quais são elas para poder cultivar e se aprimorar.
Inteligência emocional
Ter inteligência emocional significa compreender suas próprias emoções em cada momento e saber como lidar com elas nas mais diferentes situações. Ao mesmo tempo, consiste na habilidade de identificarmos e compreendermos as emoções e comportamentos do outro, para lidar com isso da melhor forma.
Quando temos inteligência emocional sabemos como nos comunicar com as pessoas, inclusive quando se trata de um tema polêmico ou difícil de ser abordado. Em situações como essa conseguimos escolher melhor as nossas palavras e fortalecer argumentos para não dar margem a nenhum tipo de conflito.
Empatia
A empatia é importante para a comunicação no ambiente de trabalho porque precisamos ver a nossa mensagem conforme o olhar do outro. Talvez aquilo que você está falando esteja muito claro para o seu raciocínio, mas pode não estar bem explicado para a outra pessoa.
Além disso, temos que pensar nos canais de comunicação. Eles podem não ser práticos ou eficientes para o outro. Dependendo da função ocupada, pode existir uma dificuldade com esse ou aquele meio comunicativo. Por isso, é preciso pensar no outro para nos comunicarmos com clareza com ele.
Conhecimento do negócio
Conhecer o negócio em si não é apenas saber quais são os seus produtos, serviços e clientes. Estamos falando também de missão, valores e cultura organizacional, aspectos que ajudam bastante a melhorar a comunicação corporativa.
Conhecendo a cultura da organização e colocando-a em prática podemos garantir que as mensagens sejam transmitidas de forma clara. Exploramos os vários recursos e ferramentas propostos, além de integrarmos cada um dos colaboradores para que eles também estejam a par de como os processos funcionam, garantindo mais fluidez nos processos e rotinas.
Conhecimento do time
Para se comunicar bem com o seu interlocutor você precisa entender essa pessoa. Portanto, conhecer o time com o qual você trabalha também vai influenciar o seu processo comunicativo. Ele precisa ser adaptado para aquele perfil de interlocutor.
Entenda quais meios comunicativos funcionam melhor, como as mensagens devem ser enviadas, que tipo de linguagem usar e quais recursos alcançam melhor esses colaboradores. Assim, você vai se assegurar de que a mensagem que será recebida e aberta estará clara e será bem interpretada.
Não se esqueça de que o processo comunicativo é uma via de mão dupla. Então, na hora de aplicar essas boas práticas de comunicação empresarial, é muito importante que tanto você quanto os seus colaboradores estejam cientes de como esse processo funciona. Assim ele terá resultados ainda melhores.
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