A gestão de negócios é fundamental em todas as áreas de atuação. Entenda quais são os principais pontos a considerar!
A gestão de negócios traz vários desafios, como o planejamento financeiro, a gestão de pessoas, a implantação de bons processos e o uso da tecnologia para impulsionar os resultados.
Fazer tudo isso em uma empresa pode exigir um aporte considerável de recursos financeiros e humanos. Já quem trabalha em parceria com uma franquia tem o caminho das pedras mapeado e pode fazer o percurso até o sucesso de forma mais rápida e segura.
Conheça a seguir quais são as preocupações que podem tirar o sono de um gestor de empresa e como o setor de franquias pode ajudar em toda a jornada, com a oferta de treinamentos, know-how e processos refinados.
Gestão de negócios: quais são os pontos de atenção?
Cada perfil de empresa tem seus desafios próprios, mas há alguns aspectos que são inerentes a qualquer segmento e representam boas práticas de gestão.
Usar tecnologia de ponta
Segundo Lucas Romi, Sócio Vice-Presidente de Expansão e Novos Negócios na Odontoclinic, “um software que traz inteligência para a gestão de negócios ajuda na tomada de decisão com base em dados”.
Por isso, é fundamental incorporar a automatização no dia a dia da empresa, mas sem deixar de olhar para o futuro e buscar soluções inovadoras para o produto.
Fazer uma boa gestão de pessoas
Você sabe que a gestão de pessoas é um aspecto essencial. Afinal, as pessoas são a base de tudo, sejam elas colaboradores, clientes ou fornecedores. Manter tudo alinhado e a motivação individual em alta é um grande desafio, ainda mais se tratando da área de saúde.
A solução é contar com um processo que permita a escolha de uma equipe coerente, ofereça um treinamento adequado e consiga mantê-la motivada para garantir um bom engajamento.
Ter planejamento financeiro
Parece evidente, mas acredite, é mais comum do que você imagina encontrar negócios sem essa estrutura. Para Lucas Romi “quando você tem um bom planejamento, que contempla tudo: o investimento, o fluxo de caixa e os gastos, você tem um rumo”.
Uma gestão de negócios eficiente deve considerar uma reserva financeira, seja para ampliar o negócio ou para suportar os tremores causados por crises, como a que a pandemia da Covid-19 nos impôs.
Segundo Lucas, outra situação bastante comum é o pequeno empreendedor misturar as finanças pessoais com as contas da empresa: “eu já vi franqueado colocar nos custos do negócio a escola dos filhos, o conserto ou compra de um carro novo. Uma coisa é sua clínica, outra coisa é a vida pessoal. Isso precisa estar separado”.
Ele ainda cita um bom exemplo de gestão de clínica eficiente, “temos um franqueado que separa, todo mês, 1/3 do lucro mensal e guarda. Isso traz tranquilidade caso surja uma emergência”.
Além de ser uma fonte de recursos para manter a saúde do negócio em caso de imprevisto, essa reserva poderá ser usada para a expansão dos negócios, com a abertura de outras unidades.
Contar com bons processos
Quando o negócio pode contar com processos validados e refinados, tudo fica conectado — o operador sabe o que tem que fazer no dia a dia e o gestor de empresas tem meios de verificar se as metas estão sendo cumpridas.
Um bom exemplo de processo eficiente em uma gestão de negócios conectada é quando chega uma pesquisa de satisfação com nota baixa e, no mesmo instante, o sistema emite um comando para que o setor responsável entre em contato com a pessoa e resolva a demanda. Isso é eficiência.
Por que a Odontoclinic traz tranquilidade nesses pontos de atenção?
Porque ela disponibiliza recursos e conhecimento que facilitam o trabalho do gestor, e que contribuem para o sucesso do investimento muito mais rapidamente. Afinal, um franquia bem sucedida também é de interesse da franqueadora, certo?
Tem cuidado ao selecionar franqueados
Lucas explica que “o processo seletivo para escolha de um novo franqueado é rigoroso, já recusamos pessoas que só pensam em número e não ligam para pessoas”. Por ser um setor em que a margem de lucro é grande, a odontologia atrai um grande número de investidores. Contudo, nem todos são aceitos, para que seja possível garantir uma das principais características da franquia: tratar bem as pessoas.
Oferece processos refinados
Com cerca de 24 anos no mercado, os processos da Odontoclinic são refinados e já foram exaustivamente validados. O franqueado também pode trazer inovação para os processos, baseada em suas experiências, afinal isso faz parte da boa relação franquia e franqueado.
Contudo, não é preciso ter conhecimento na área, nem atuar no segmento para ser um franqueado, o que permite que qualquer empreendedor trabalhe com odontologia sem ser dentista.
Investe em sistemas operacionais de ponta
“Na Odontoclinic, investimos pesado em mapear processos e usar tecnologia de ponta para melhorá-los”, diz Lucas. A empresa contrata especialistas que ajudam a criar softwares exclusivos, que trazem inteligência para o negócio.
Os consultores de campo são preparados para orientar o franqueado de forma precisa, sem “achismos”, baseando-se nas informações que os indicadores mostram.
Investe em inovação e tecnologia de produtos
A Odontoclinic acredita que a odontologia digital é o futuro e, por isso, investe em produtos com tecnologia própria. “Isso é um diferencial e tanto para o franqueado”, afirma Lucas.
Segundo ele, é papel da franqueadora buscar soluções com o olhar direcionado para o futuro. Isso permite que o negócio não fique obsoleto e traz segurança para o franqueado, que sabe que sempre terá um diferencial competitivo.
Disponibiliza treinamentos variados
“Damos apoio ao franqueado na montagem do time, na entrevista com a equipe, na divulgação e nos treinamentos. Temos treinamentos para todos os momentos”, enfatiza Lucas. Todo o suporte com instruções e consultoria também está incluso na taxa de franquia.
A Odontoclinic apoia e trabalha com empreendedores de todos os segmentos. Portanto você não precisa ter conhecimentos técnicos na área de odontologia para realizar uma boa gestão de negócios. Aliás, nossos números são surpreendentes: 70% dos nossos franqueados têm mais de uma unidade de franquia. É ou não um bom indicador de resultados?
Agora que você sabe quais são os pontos que deve focar, baixe o seu e-book sobre gestão de clínica e consultório odontológico. Tem interesse em dar um passo a mais? Se sim, veja como ser franqueado da Odontoclinic!