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Gestão de Clínicas

Gestão de negócios: quais são as principais preocupações de um gestor?

Publicado por Franquia Odontoclinic em outubro 25, 2021 | Atualizado em outubro 18, 2021
6 minutos para ler
Gestão de clínica e consultório odontológico: guia prático para você

A gestão de negócios é fundamental em todas as áreas de atuação. Entenda quais são os principais pontos a considerar!

A gestão de negócios traz vários desafios, como o planejamento financeiro, a gestão de pessoas, a implantação de bons processos e o uso da tecnologia para impulsionar os resultados.

Fazer tudo isso em uma empresa pode exigir um aporte considerável de recursos financeiros e humanos. Já quem trabalha em parceria com uma franquia tem o caminho das pedras mapeado e pode fazer o percurso até o sucesso de forma mais rápida e segura.

Conheça a seguir quais são as preocupações que podem tirar o sono de um gestor de empresa e como o setor de franquias pode ajudar em toda a jornada, com a oferta de treinamentos, know-how e processos refinados.

Gestão de negócios: quais são os pontos de atenção?

Cada perfil de empresa tem seus desafios próprios, mas há alguns aspectos que são inerentes a qualquer segmento e representam boas práticas de gestão.

Usar tecnologia de ponta

Segundo Lucas Romi, Sócio Vice-Presidente de Expansão e Novos Negócios na Odontoclinic, “um software que traz inteligência para a gestão de negócios ajuda na tomada de decisão com base em dados”.

Por isso, é fundamental incorporar a automatização no dia a dia da empresa, mas sem deixar de olhar para o futuro e buscar soluções inovadoras para o produto.

Fazer uma boa gestão de pessoas

Você sabe que a gestão de pessoas é um aspecto essencial. Afinal, as pessoas são a base de tudo, sejam elas colaboradores, clientes ou fornecedores. Manter tudo alinhado e a motivação individual em alta é um grande desafio, ainda mais se tratando da área de saúde.

A solução é contar com um processo que permita a escolha de uma equipe coerente, ofereça um treinamento adequado e consiga mantê-la motivada para garantir um bom engajamento.

Ter planejamento financeiro

Parece evidente, mas acredite, é mais comum do que você imagina encontrar negócios sem essa estrutura. Para Lucas Romi “quando você tem um bom planejamento, que contempla tudo: o investimento, o fluxo de caixa e os gastos, você tem um rumo”.

Uma gestão de negócios eficiente deve considerar uma reserva financeira, seja para ampliar o negócio ou para suportar os tremores causados por crises, como a que a pandemia da Covid-19 nos impôs.

Segundo Lucas, outra situação bastante comum é o pequeno empreendedor misturar as finanças pessoais com as contas da empresa: “eu já vi franqueado colocar nos custos do negócio a escola dos filhos, o conserto ou compra de um carro novo. Uma coisa é sua clínica, outra coisa é a vida pessoal. Isso precisa estar separado”.

Ele ainda cita um bom exemplo de gestão de clínica eficiente, “temos um franqueado que separa, todo mês, 1/3 do lucro mensal e guarda. Isso traz tranquilidade caso surja uma emergência”.

Além de ser uma fonte de recursos para manter a saúde do negócio em caso de imprevisto, essa reserva poderá ser usada para a expansão dos negócios, com a abertura de outras unidades.

Contar com bons processos

Quando o negócio pode contar com processos validados e refinados, tudo fica conectado — o operador sabe o que tem que fazer no dia a dia e o gestor de empresas tem meios de verificar se as metas estão sendo cumpridas.

Um bom exemplo de processo eficiente em uma gestão de negócios conectada é quando chega uma pesquisa de satisfação com nota baixa e, no mesmo instante, o sistema emite um comando para que o setor responsável entre em contato com a pessoa e resolva a demanda. Isso é eficiência.

gestão de negócios

Por que a Odontoclinic traz tranquilidade nesses pontos de atenção?

Porque ela disponibiliza recursos e conhecimento que facilitam o trabalho do gestor, e que contribuem para o sucesso do investimento muito mais rapidamente. Afinal, um franquia bem sucedida também é de interesse da franqueadora, certo?

Tem cuidado ao selecionar franqueados

Lucas explica que “o processo seletivo para escolha de um novo franqueado é rigoroso, já recusamos pessoas que só pensam em número e não ligam para pessoas”. Por ser um setor em que a margem de lucro é grande, a odontologia atrai um grande número de investidores. Contudo, nem todos são aceitos, para que seja possível garantir uma das principais características da franquia: tratar bem as pessoas.

Oferece processos refinados

Com cerca de 24 anos no mercado, os processos da Odontoclinic são refinados e já foram exaustivamente validados. O franqueado também pode trazer inovação para os processos, baseada em suas experiências, afinal isso faz parte da boa relação franquia e franqueado.

Contudo, não é preciso ter conhecimento na área, nem atuar no segmento para ser um franqueado, o que permite que qualquer empreendedor trabalhe com odontologia sem ser dentista.

Investe em sistemas operacionais de ponta

“Na Odontoclinic, investimos pesado em mapear processos e usar tecnologia de ponta para melhorá-los”, diz Lucas. A empresa contrata especialistas que ajudam a criar softwares exclusivos, que trazem inteligência para o negócio.

Os consultores de campo são preparados para orientar o franqueado de forma precisa, sem “achismos”, baseando-se nas informações que os indicadores mostram.

Investe em inovação e tecnologia de produtos

A Odontoclinic acredita que a odontologia digital é o futuro e, por isso, investe em produtos com tecnologia própria. “Isso é um diferencial e tanto para o franqueado”, afirma Lucas.

Segundo ele, é papel da franqueadora buscar soluções com o olhar direcionado para o futuro. Isso permite que o negócio não fique obsoleto e traz segurança para o franqueado, que sabe que sempre terá um diferencial competitivo.

Disponibiliza treinamentos variados

“Damos apoio ao franqueado na montagem do time, na entrevista com a equipe, na divulgação e nos treinamentos. Temos treinamentos para todos os momentos”, enfatiza Lucas. Todo o suporte com instruções e consultoria também está incluso na taxa de franquia.

A Odontoclinic apoia e trabalha com empreendedores de todos os segmentos. Portanto você não precisa ter conhecimentos técnicos na área de odontologia para realizar uma boa gestão de negócios. Aliás, nossos números são surpreendentes: 70% dos nossos franqueados têm mais de uma unidade de franquia. É ou não um bom indicador de resultados?

Agora que você sabe quais são os pontos que deve focar, baixe o seu e-book sobre gestão de clínica e consultório odontológico. Tem interesse em dar um passo a mais? Se sim, veja como ser franqueado da Odontoclinic!

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