O acesso à saúde é uma parte fundamental para a qualidade de vida de toda a população. Ao mesmo tempo, as pessoas com menos renda podem ter dificuldades para conseguir acesso a planos de saúde e outros benefícios do tipo. Uma vez que a saúde pública no Brasil nem sempre atende às demandas, surge o mercado de clínicas populares, que teve um grande crescimento nos últimos anos.
Para profissionais da área médica e investidores interessados no setor, criar uma clínica popular pode parecer a melhor forma de progredir na carreira, mas nem sempre esse é o caso. Assim como esse segmento tem seus pontos positivos, ele também apresenta algumas desvantagens que devem ser levadas em conta antes de tomar a sua decisão.
Para ajudar com isso, vamos falar um pouco mais sobre o mercado de clínicas populares, explicar como elas funcionam, suas desvantagens e como uma franquia pode ser a melhor alternativa. Acompanhe!
O que são as clínicas populares?
Como o nome já deixa a entender, essas são clínicas médicas e odontológicas que fazem atendimentos a preços mais baixos, com a intenção de suprir a demanda das classes C e D. A ideia é que, ao cobrar um valor reduzido, pessoas que não têm recursos para pagar por um plano de saúde regular ainda possam obter esses serviços essenciais.
Outro fator, aqui, é o próprio sistema público de saúde, o SUS. Para consultas regulares e serviços básicos, há sempre uma quantidade muito grande de pacientes em relação ao número de médicos, o que causa filas muito longas. Clínicas populares são, então, uma forma de aliviar essa carga, facilitando o acesso aos serviços médicos e odontológicos. Mas nem sempre são a melhor opção, como você vai ver.
Quais são as desvantagens desse tipo de negócio?
Como modelo de negócio, o mercado de clínicas populares sempre foi considerado muito atrativo. Porém, ele também apresenta uma série de problemas e desafios para quem exerce essa função. Trazemos alguns dos principais exemplos a seguir.
Menor rentabilidade
Se você cobra um preço menor pelo seu serviço, é natural esperar que o faturamento final também seja mais baixo. Há algumas formas de contornar isso, como concessões do governo, descontos e um número maior de atendimentos. Porém, em última instância, você não pode esperar receber o mesmo que em uma clínica padrão.
A forma como você planeja seu trabalho também tem que mudar. Se você quer manter um bom nível de rentabilidade, então, precisa ampliar o número de atendimentos, o que implica em mais trabalho em sua clínica.
Pouco capital para crescimento
Outro efeito negativo de ter uma clínica popular é que, com a menor rentabilidade, você também terá um capital reduzido com o qual fazer reinvestimentos em seu negócio. Como resultado, pode ser um pouco mais difícil adotar novos equipamentos, melhores sistemas de gestão para sua clínica, entre outros.
A longo prazo, isso pode limitar um pouco seu ritmo de crescimento. Considerando que esses reinvestimentos são indispensáveis para garantir a longevidade do seu negócio, ter menos recursos deve trazer mais empecilhos ao seu sucesso. Será necessário se adaptar a essas circunstâncias para continuar prestando um bom serviço.
Opiniões públicas divergentes
Por fim, é necessário considerar a opinião dos clientes sobre o mercado de clínicas populares. Por um lado, há pessoas que fazem uso desse serviço e atestam sua qualidade. Por outro, há pessoas que não conhecem o serviço e acreditam que sua qualidade não seja das melhores.
Dependendo do local, será necessário lidar com essa expectativa. Isso tende a se corrigir com o tempo, já que novos pacientes vão poder recomendar seu trabalho. Porém, no início, você terá que saber em que público focar para assegurar seu retorno.
Por que a franquia pode ser a melhor opção?
Existem franquias de clínicas populares, é claro. Mas, como você viu, nem sempre elas são uma boa aposta. Por isso, considere franquias de saúde com mais opções de tratamento e possibilidades, assim, você gera mais oportunidades de negócio a médio e longo prazo.
Ao aprender tudo sobre franquias, você verá como essa é uma boa alternativa. Vejamos alguns dos principais pontos a seu favor.
Custo de investimento mais baixo
Por ser associada a uma marca já estabelecida, você terá que gastar menos com o processo de oficialização, pesquisa e licenciamento do negócio. Isso faz com que seu custo inicial de investimento seja menor do que o de abrir uma clínica própria.
Apoio de uma marca mais bem estabelecida
Falando em apoio, contar com uma empresa mais experiente no mercado também dá uma base mais sólida na qual se basear. Ela oferece um modelo de negócio já testado, capacitação para sua equipe e orientação para melhor gerir sua clínica, o que ajuda a evitar uma série de erros comuns.
Maior amplitude de público-alvo
Como já mencionamos, o mercado de clínicas odontológicas populares e médicas é altamente focado em um segmento específico. Se, por um lado, isso aumenta sua atração dentro dele, também restringe um pouco suas possibilidades.
Ao fazer parte de uma franquia com mais possibilidades, você consegue alcançar uma porção um pouco maior da população, o que aumenta sua base de clientes.
Como escolher a melhor franquia?
Para aproveitar os benefícios de ser um franqueado, você precisa escolher a franquia certa para se associar. Saiba quais critérios que você pode usar.
Avalie o suporte da marca
A maior vantagem de ser parte de uma franquia é contar com o apoio de uma empresa já estabelecida. Sendo assim, busque aquelas que oferecem o melhor suporte e atendimento.
Calcule as taxas envolvidas
Toda franquia exige o pagamento de taxas para ser estabelecida. É importante levar isso em conta na hora de calcular seu investimento e determinar se aquela franquia é a melhor para você.
Veja a reputação e opinião de outros franqueados
Por fim, mas não menos importante, converse com outros franqueados e veja como é a realidade de trabalhar com a marca. Essa é a melhor forma de estabelecer a qualidade desse investimento.
Entenda como a marca é vista pelo público
Ao analisar a reputação da franquia por meio de órgãos como o Reclame Aqui e a ABF (Associação Brasileira de Franchising), você tem mais certezas de que vale, ou não, apostar em uma franquia.
A Odontoclinic como opção para democratizar ótimos serviços
Se você já busca uma franquia odontológica para investir, então, a Odontoclinic é uma ótima alternativa ao mercado de clínicas populares. Nossa metodologia segue um atendimento humanizado para melhorar a experiência do público, otimizando o tempo e a qualidade do tratamento.
Além disso, também temos em mente o atendimento a pessoas sem plano odontológico, oferecendo métodos de pagamento variados e opções de financiamento para quem precisa de tratamento. Isso tudo, aliado aos demais diferenciais da Odontoclinic.
Com essas informações, você já está mais preparado para tomar sua decisão. Se quiser continuar recebendo mais dicas nossas, siga a Odontoclinic no Facebook, Instagram e LinkedIn agora mesmo!