O número de pessoas seguindo o caminho do empreendedorismo é cada vez maior, tanto pelas novas oportunidades no setor quanto pelo maior acesso a conhecimento na área. A possibilidade de seguir o modelo de franquia, por exemplo, é um grande fator a esse favor. Porém, muitos gestores ainda têm dificuldades de seguir essa trilha sem apoio. Felizmente, há sempre a possibilidade de conseguir um sócio operador ou sócio investidor.
Essas duas figuras têm características diferentes dentro da sua empresa. Ao buscar por um sócio operador ou sócio investidor, você está procurando qualidades e benefícios distintos para o negócio. Por isso, ao ter potenciais sócios, você deve ter essa diferença em mente.
Para ajudar a entender melhor o assunto, vamos falar um pouco mais sobre as diferenças entre sócio operador e sócio investidor, quais benefícios eles oferecem e como escolher um. Leia o texto pra tirar suas dúvidas!
O que é um sócio operador?
Um sócio operador é aquele que se dedica de maneira integral ao dia a dia da empresa. Em geral, ele se responsabiliza para que os padrões da franquia sejam cumpridos à risca, garantindo uma gestão eficiente às diversas áreas do negócio — incluindo a qualidade do produto ou serviço para o cliente final.
Na prática, o sócio operador é alguém que tem bastante conhecimento sobre gestão — isso faz com que ele tenha um olhar analítico para o negócio na sua totalidade. Além de tomar decisões práticas de rotina, ele também administra pensando no futuro da empresa.
Ter um sócio operador é uma possibilidade interessante quando você, como proprietário, não pode ficar 100% na gestão operacional da sua franquia e precisa de alguém que seja qualificado para a função. Lembrando que o sócio operador deve receber um salário que condiz com as suas responsabilidades, além de participação nos lucros.
E quanto ao sócio investidor?
Por outro lado, alguns sócios apenas desejam entrar com o capital necessário para iniciar ou expandir suas atividades. Esse é o caso de um sócio investidor, alguém que injeta dinheiro na sua empresa, mas que não necessariamente exerce alguma função administrativa dentro do negócio. Em todo caso, não é incomum que ele tome alguma parte na gestão financeira.
O mais tradicional é que essas pessoas estejam interessadas em resgatar seu investimento no futuro, mas com uma boa margem de lucro. Se você tem um plano de abrir uma franquia com um sócio, por exemplo, pode encontrar um investidor que acredite no seu potencial para viabilizar suas atividades. Ou, se você tem um plano de expansão, mas não tem capital em caixa, um investidor pode permitir a você aproveitar essa oportunidade.
Quais são os benefícios de ter um sócio?
Tanto para o sócio operador quanto para o sócio investidor, há muitas vantagens em buscar uma parceria estratégica para sua franquia. Alguns dos benefícios mais claros são mostrados a seguir.
Conjunto de habilidades complementares
Essa é uma vantagem especialmente evidente de um sócio operador, já que ele é mais proativo na gestão da empresa. De fato, um dos principais motivos para buscar esse tipo de sociedade é encontrar alguém que tenha um tipo de expertise que complemente o seu, seja em finanças, seja marketing, gestão de pessoas etc. Isso ajuda a cobrir possíveis falhas suas e aumentar sua produtividade como um todo.
Obter mais recursos
No caso do sócio investidor, sua função é simples: injetar mais recursos na sua franquia e viabilizar o início de suas atividades ou sua expansão. É comum que vários empreendedores procurem por novos investidores ao identificar uma oportunidade de negócio.
Dependendo do montante oferecido e do lucro esperado em retorno, esse pode ser um ótimo acordo em longo prazo. Além disso, um sócio investidor também pode atuar como sócio operador. Os dois não são excludentes.
Dividir tarefas e otimizar seu tempo de trabalho
Por fim, mas não menos importante, é bom lembrar que o seu tempo é também um recurso muito precioso para seu empreendimento. Sendo assim, se você quer conseguir alguém que esteja disposto a dividir a carga de trabalho, você poderá aplicar seu tempo de forma mais produtiva.
Além disso, se a atividade suprida era um dos seus pontos fracos, então, não só você poderá se dedicar a algo em que é mais produtivo, como também, terá melhores resultados nessa outra área.
É preciso ter sócio operador e sócio investidor sempre?
Pode-se dizer que o recomendado é ter um ou mais sócios que contribuam com seu sucesso. Porém, não é uma regra nem exigência para viabilidade. Se você já possui capital para investir na sua franquia e consegue cumprir todas as tarefas administrativas, pode tentar dar conta de tudo sozinho — sempre, é claro, com uma equipe qualificada.
Porém, tenha em mente as contribuições que um potencial sócio pode oferecer. Não apenas em questão de rentabilidade e lucro, mas também, na sua qualidade de vida como gestor. Depois de certo ponto de crescimento, qualquer empreendimento pode precisar de algumas mãos a mais para manter seu ritmo.
Como escolher o melhor sócio para sua franquia?
A busca por um sócio operador e sócio investidor deve ser feita com cuidado. Afinal, a pessoa terá direitos sobre a sua franquia e também certas expectativas. Ao considerar uma sociedade, leve em conta as dicas a seguir.
Defina o perfil de sócio que você busca
Primeiramente, você deve ter uma ideia mais bem definida do tipo de sócio que você busca. Não só se ele deve ser um sócio operador ou investidor, mas também, sobre seu perfil profissional. Você busca alguém mais proativo, mais disciplinado, com foco em inovação ou que pense em longo prazo? Tudo isso é importante para definir como vocês vão conviver e como suas qualidades vão se complementar.
Estabeleça alguns critérios técnicos
Especialmente para um sócio operador, é importante ter em mente seu currículo e suas habilidades. É verdade que ele terá maior poder de decisão do que um colaborador, mas também deve estar preparado para desempenhar sua função. Sendo assim, trate essa conversa de forma similar a uma entrevista de emprego, mas ciente de que, uma vez firmada a parceria, ambos serão mais ou menos iguais.
Avalie a ética do potencial sócio
Por fim, um comportamento ético é indispensável em seus sócios. Relacionar-se com pessoas que praticam crimes administrativos ou que atuam de forma desonesta em negociações pode ser ruim para sua reputação, além de ser uma postura antiética também de sua parte. Para isso, tente pesquisar os antecedentes do candidato. Aqueles com mais tempo de mercado costumam ter um histórico.
Agora que você tem essas informações sobre sócio operador e sócio investidor, pode escolher da forma certa quem deseja adicionar ao seu negócio. Esse também é um investimento de longo prazo e, com certeza, você quer se associar às pessoas certas.
Se você deseja saber mais sobre uma boa franquia e como se associar, entre em contato com a Odontoclinic e veja como se tornar um de nossos franqueados.