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Empreendedorismo

O que é visão estratégica? Saiba a importância e como desenvolver

Publicado por Franquia Odontoclinic em maio 21, 2023 | Atualizado em maio 22, 2023
6 minutos para ler
Gestão de clínica e consultório odontológico: guia prático para você

Se você pensar em cinco negócios que conhece, sabe também dizer qual é a visão de cada um deles? Muitas vezes, entendemos o que o negócio vende, quais são os diferentes produtos e serviços, mas não o motivo pelo qual a empresa atua de tal forma e como ela escolhe os caminhos seguidos. Aqui entra a visão estratégica.

A visão estratégica é uma tradução do futuro da empresa, ou seja, o que a organização almeja a longo prazo e como vai chegar lá. A visão de uma empresa faz parte do planejamento estratégico e pode mudar com o tempo, adaptando-se ao cenário. Interessante, né? Quer saber mais? Vem com a gente! 

O que é visão estratégica?

Visão estratégica é a capacidade da gestão de compreender claramente o cenário de atuação. Visão estratégica também é sobre ter a habilidade de enxergar além do presente, com uma perspectiva de longo prazo.

Em outras palavras, a empresa identifica e antecipa oportunidades e desafios futuros, analisa os concorrentes, conhece os clientes e outros fatores relevantes, adaptando e alinhando os objetivos e recursos disponíveis para alcançar o sucesso organizacional.

Por que a visão estratégica é importante?

A visão estratégica é importante porque oferece um direcionamento consistente, orienta a tomada de decisão, permite aproveitar oportunidades e superar desafios, promove o alinhamento organizacional e garante a alocação eficiente de recursos.

Orientação de longo prazo

A visão estratégica é o norte que guia a empresa. Dessa forma, estabelecemos metas e objetivos de longo prazo. Ela ajuda a definir o propósito da empresa e a identificar o caminho a ser seguido para alcançar o desenvolvimento sustentável.

Tomada de decisão acertada

Ao ter visão estratégica, a empresa está melhor preparada para tomar decisões, considerando diversos cenários. Assim, a compreensão abrangente do mercado, das tendências e das expectativas dos clientes permite que a gestão faça escolhas estratégicas mais acertadas, tornando os processos eficientes e obtendo resultados melhores.

Aproveitamento de oportunidades

A visão estratégica é uma abordagem holística, então, ajuda a identificar oportunidades emergentes no mercado e a explorá-las de maneira proativa. Ao antecipar mudanças e tendências, a empresa pode se posicionar de forma competitiva, desenvolver produtos ou serviços inovadores e entrar em novos mercados, garantindo uma vantagem competitiva.

Resposta eficiente a desafios

Da mesma forma, a visão estratégica permite que a organização esteja preparada para enfrentar desafios e ameaças. Ao ter compreensão do ambiente externo e interno, a empresa pode antecipar possíveis obstáculos, tomar medidas preventivas e adotar estratégias de mitigação de riscos, garantindo a resiliência e a continuidade dos negócios.

Alinhamento organizacional

A visão estratégica proporciona um senso de propósito e de direção compartilhados por todos da empresa. Então, promove o alinhamento dos esforços individuais e das equipes, estimulando a colaboração, motivando lideranças e incentivando colaboradores.

Aplicação eficiente de recursos

Quando temos informações para tomar decisões, é possível direcionar melhor os recursos financeiros, humanos e materiais. Sabendo as prioridades estratégicas, a empresa aplica os recursos para as áreas de maior impacto e retorno, alavancando resultados.

Guia completo do empreendedor: o que levar em conta na hora de abrir seu próprio negócio

Como desenvolver a visão estratégica?

Desenvolver a visão estratégica requer dedicação e esforço contínuo. As vantagens são evidentes, portanto, se você ainda não enxerga a empresa estrategicamente, é hora de começar. Veja a seguir alguns pontos que podem ajudar no desenvolvimento da visão estratégica!

Uso de ferramentas de gestão

Analise os ambientes externo e interno da empresa: estude o mercado, identifique tendências, entenda os concorrentes, avalie as oportunidades e ameaças, domine os recursos internos, gerencie competências etc. 

Para isso, você pode usar ferramentas de gestão como a Matriz SWOT, as pesquisas de mercado, o benchmarking, o Balanced Scorecard, o Business Model Canvas e as 5 Forças de Porter, por exemplo. 

Definição do propósito e dos valores

Qual é o propósito e quais são os valores da empresa? O propósito é a razão de ser da empresa, enquanto os valores são os princípios e crenças fundamentais que orientam o comportamento e as decisões. Esses elementos fornecem uma base sólida para a visão estratégica.

Definição de metas de longo prazo

Defina objetivos de longo prazo e desdobre-os em metas. Para isso, considere aspectos financeiros, operacionais, de mercado, inovação, sustentabilidade, entre outros que sejam relevantes para o negócio. 

Análise do público-alvo 

É importante compreender profundamente o público-alvo da empresa e as necessidades do cliente. Sendo assim, estude o comportamento do consumidor, revise e refaça pesquisas de mercado, colete feedback dos clientes e identifique oportunidades de aprimoramento. 

Monitoramento das tendências

Dê atenção às tendências de mercado, fique de olho nas novas tecnologias e no fator inovação. Acompanhar tendências ajuda a identificar oportunidades de crescimento, antecipar mudanças disruptivas e adaptar a estratégia para se manter competitivo.

Determinação de estratégias e planos de ação

Já analisou o cenário e entendeu muita coisa sobre sua atuação? Maravilha! É hora de determinar estratégias para alcançar as metas estabelecidas. Desenvolva planos de ação detalhados que descrevem as iniciativas e recursos necessários, além de prazos e definição de quais indicadores e métricas de avaliação serão utilizados. 

Comunicação e engajamento

Comunique a visão estratégica para toda a organização. É importante que toda a equipe compreenda a direção estratégica, compartilhe a visão e esteja engajada em sua implementação. 

Revisão e adaptação contínua

A visão estratégica não é um documento estático, mas sim uma série de coordenadas que devem ser revisadas e adaptadas conforme necessário. Então, monitore o progresso em relação às metas, avalie a eficácia das estratégias e faça ajustes sempre que preciso. Para isso, você pode utilizar o Ciclo PDCA.

Desenvolver a visão estratégica é um processo de aprendizado contínuo. E muito disso aprendemos com a mão na massa. O importante mesmo é ter o desejo de estar sempre aprendendo. Aqui no blog sempre trazemos informações para ajudar você nessa missão: assine a nossa newsletter e receba conteúdos em primeira mão! 

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