O benchmarking é uma prática que permite alinhar os processos da sua clínica odontológica àquilo que o mercado espera dela
Conhecer e estudar a concorrência são medidas básicas para abrir qualquer negócio, mas essas estratégias não devem ficar limitadas ao planejamento da empresa. O benchmarking deve fazer parte do negócio para que ele consiga acompanhar o mercado e manter a sua competitividade.
Essa estratégia é indispensável porque, por meio dela, conseguimos aprimorar os processos da nossa própria empresa, fazendo entregas cada vez melhores para o público. Por isso, é uma prática que também deve estar presente nas clínicas odontológicas.
Se você ainda não pratica ou tem dúvidas sobre o assunto, continue lendo para entender melhor esse conceito, conhecer as suas vantagens e descobrir como aplicar no mercado odontológico.
O que é benchmarking?
O benchmarking é uma estratégia cujo objetivo é analisar outras empresas e suas ações para obter referências a fim de aprimorar o próprio negócio. Podem ser estudadas empresas do mesmo setor ou de setores diferentes.
O objetivo é coletar dados e informações sobre as ações e métodos de uma determinada empresa e do mercado para adotar processos e metodologias melhores do que aqueles utilizados agora.
Basicamente, é observar o que os concorrentes estão fazendo para comparar com aquilo que a empresa faz e identificar oportunidades de melhoria. Dessa forma, é possível elevar a qualidade dos produtos e serviços e aumentar a competitividade no mercado.
Convém ressaltar que não se trata de fazer exatamente aquilo que as outras empresas estão fazendo. Como dito, o benchmarking traz uma referência para que, a partir dela, sejam feitas adequações no negócio para alinhar suas entregas e processos ao mercado.
Quais são suas vantagens?
Adotando a estratégia de benchmarking, aprimoramos nossa tomada de decisões. Isso porque encontramos atalhos que eliminam a necessidade de fazer testes e experiências até chegarmos ao melhor resultado.
Podemos estudar aquilo que outras empresas já fizeram, aprender com os erros delas e entender de que maneira se posicionaram no mercado. Trazemos essas referências para dentro do nosso negócio, traçando nossas próprias estratégias.
Por isso essa prática traz uma série de vantagens, e as principais você confere nos tópicos a seguir.
Mitigar riscos
Explicamos que um dos aspectos que podem ser analisados durante o benchmarking são os erros que as empresas já cometeram. Observar essas situações desafiadoras e a maneira como elas podem ser solucionadas ou prevenidas é uma grande estratégia de mitigação de riscos.
Fazendo uma análise criteriosa, identificamos os gargalos e as dificuldades que outras empresas vivenciaram para não cometer os mesmos erros. Assim, você pode adotar planos e estratégias para lidar com os problemas para que eles não tragam grandes impactos negativos.
Otimizar processos
Um dos segredos de sucesso para empresas de todos os setores é o aprimoramento constante. Isso significa que elas não podem se acomodar no modo como tudo é feito agora, uma vez que o mercado muda e surgem tendências que devem ser acompanhadas.
Com o benchmarking, voltamos o nosso olhar para aquilo que está acontecendo lá fora, a fim de otimizar os processos internos para que eles sejam mais eficazes. Os resultados podem ser ainda melhores quando observamos organizações que não pertencem ao mesmo setor da nossa empresa.
Isso porque algumas soluções implementadas em mercados diferentes podem ser trazidas para o nosso setor de atuação de forma adaptada. Assim, desenvolvemos um diferencial que aumenta a competitividade por ser algo inovador.
Reduzir custos
Uma vez que o benchmarking ajuda a mitigar riscos, prevenir erros, otimizar processos, melhorar a tomada de decisões e desenvolver diferenciais, podemos perceber seus impactos também nos custos da empresa.
As estratégias são aprimoradas e alcançamos um melhor gerenciamento de tempo e recursos. Com isso, os impactos financeiros são menores e as estratégias, mais eficazes. Com essa redução de custos também fica mais fácil alcançar o break even point e garantir melhores retornos com seu negócio.
Melhorar a qualidade das entregas
Empresas e profissionais fornecedores de produtos ou serviços podem se beneficiar do benchmarking para elevar a qualidade das entregas para o público. Afinal, como você viu, aprimoramos o negócio por completo para ele poder ser atualizado e otimizado.
Explicamos que o objetivo de fazer o benchmarking é comparar aquilo que o seu negócio entrega agora com o que o mercado e os concorrentes estão entregando. Sendo assim, ele traz melhorias que vão garantir a maior satisfação do público.
Como o benchmarking se relaciona com a franquia de uma marca consolidada?
Quando uma marca se consolida no mercado e ganha a confiança do público, ela passa a ser uma referência para outras, como no caso das franquias. Isso porque elas desenvolveram um sistema de trabalho que comprovadamente funciona.
Franquias de marcas consolidadas são uma prova viva de que esse modelo de negócio traz bons retornos. Além disso, estão sempre em busca de inovação, um diferencial que garante a sua presença forte no mercado.
A Odontoclinic, por exemplo, é uma franquia odontológica referência em qualidade no atendimento. Ela traz para outras empresas um modelo de como trabalhar com o público para encantar essas pessoas e promover a fidelização.
Como fazer o benchmarking no mercado odontológico?
Também precisamos praticar o benchmarking na odontologia. Como você viu, a Odontoclinic é uma referência de mercado, e observar empresas grandes como ela traz uma contribuição importante para que a sua clínica ou consultório se destaque.
Existem diferentes tipos que podem ser praticados no mercado odontológico. É interessante, por exemplo, adotar o modelo com cooperação, no qual duas empresas trocam informações para que ambas consigam aprimorar seus processos.
Profissionais da odontologia podem compartilhar suas experiências para um contribuir com o trabalho do outro, sejam eles da mesma especialidade, sejam de especialidades diferentes e não concorrentes diretos.
Observar o modelo de trabalho das grandes franquias odontológicas também é uma forma de praticar benchmarking no consultório ou na clínica particular. Mas essa análise das grandes empresas precisa acontecer com base em alguns critérios:
- tenha um objetivo para que você não acabe se perdendo em suas análises. Defina a melhoria que precisa ser feita para depois analisar;
- procure as melhores referências da área para que você possa se basear em grandes cases de sucesso;
- estabeleça indicadores para manter o foco em aspectos que realmente precisam de atenção;
- compare as informações coletadas com aquilo que a sua clínica ou consultório entrega hoje para promover as melhorias;
- faça novas avaliações após promover as melhorias para verificar se os resultados alcançados foram satisfatórios;
- acompanhe os canais dos seus concorrentes para continuar observando as estratégias adotadas por eles;
- incorpore o benchmarking à cultura da sua clínica para que ele se torne um processo constante.
O benchmarking é uma estratégia fundamental para que a sua Clínica Odontológica não fique para trás no mercado. Então, coloque em prática e faça com que se torne um hábito para promover melhorias constantes, que vão garantir maior presença no mercado e competitividade.
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