O ticket médio é muito importante para fazer a gestão financeira e comercial de qualquer negócio. Mas você sabe como calcular, analisar e melhorar essa métrica?
Vamos simplificar para você! A seguir, explicamos para que serve esse número e qual é o cálculo. Também apresentamos algumas estratégias para aumentá-lo.
Vale ressaltar que se você atua na área da saúde ou mesmo na área odontológica, você precisa ficar de olho nas recomendações do código de ética para aplicar estratégias comerciais, combinado? Vem com a gente!
O que é ticket médio
Ticket médio é uma métrica financeira que calcula o valor gasto em média pelo cliente em uma determinada transação ou por período de tempo.
Esse é um indicador importante, pois fornece informações sobre o comportamento de compra dos clientes e o desempenho financeiro do negócio.
O ticket médio serve para identificar tendências de consumo, avaliar estratégias de precificação, tomar decisões de marketing e fazer planejamento de vendas.
Como calcular ticket médio
A fórmula do ticket médio conta com duas informações: o valor total das vendas em um determinado período e o número de transações realizadas nesse mesmo período.
Para calcular o ticket médio passo a passo, divida o valor total das vendas pelo número de transações. A fórmula é a seguinte:
- Ticket Médio Cálculo = Valor Total das Vendas / Número de Transações
Imagine que uma clínica odontológica teve um faturamento total de R$ 150.000 no trimestre e realizou 300 procedimentos odontológicos durante esse período. Veja o exemplo do cálculo do ticket médio:
- Ticket Médio = R$ 150.000 / 300
- Ticket Médio = R$ 500
Nesse caso, o resultado da métrica na clínica odontológica seria de R$ 500, o que significa que, em média, cada procedimento odontológico teve esse valor.
O ticket médio de vendas pode ser calculado para diferentes períodos de tempo, como diário, semanal, mensal ou anual, dependendo da necessidade de análise, monitoramento ou projeção financeira da empresa.
Ticket médio ideal
Não existe um valor universalmente ideal. O valor ideal varia de acordo com o tipo de negócio, segmento de mercado e objetivos específicos da empresa.
O mais importante é definir metas financeiras realistas, monitorar a métrica ao longo do tempo, comparar com benchmarks do setor e analisar a relação com a lucratividade da empresa para identificar oportunidades de melhorias e ajustar as estratégias.
Como aumentar ticket médio
Uma boa forma de aumentar o ticket médio é oferecer produtos ou serviços complementares ao que o cliente já está comprando.
Se um cliente está adquirindo um smartphone, é possível oferecer acessórios como capas protetoras, fones de ouvido ou carregadores adicionais.
Pacotes e combos
Seguindo a mesma lógica, a gestão pode pensar em pacotes e combos de produto ou serviços que agregam valor. Ao comprar o pacote, nesse caso, o negócio oferece uma economia em comparação com a compra individual dos itens.
Upselling e cross-selling
Incentive os clientes a adquirir versões superiores, atualizadas ou premium de produtos ou serviços. Mostre os benefícios adicionais e como isso pode melhorar a experiência.
Se o paciente precisa colocar aparelho ortodôntico e o planejamento de tratamento dá a possibilidade de usar um alinhador transparente em vez do aparelho fixo tradicional, ofereça!
Venda cruzada
Utilize estratégias de recomendação personalizada. Promova também produtos relacionados ou complementares ao que o cliente está comprando.
Essa estratégia funciona muito bem, especialmente online. Baseado nas preferências e no histórico de compras do cliente, sugira serviços relevantes.
Programas de fidelidade
Implemente uma estratégia de relacionamento que ofereça recompensas ou descontos progressivos baseados nos gastos dos clientes. Isso incentiva os clientes a gastarem mais para obterem benefícios adicionais.
Ofertas e descontos condicionais
Ofereça descontos ou benefícios quando o cliente atinge um determinado valor de consumo. Você pode oferecer uma porcentagem de desconto quando a compra for a partir de um determinado valor.
Foco na experiência do cliente
Oferecer um atendimento humanizado, personalizado e de qualidade, especialmente se você atua na área da saúde, é fundamental para passar confiança para que o paciente faça todos os procedimentos que precisa. Assim, ocorre o aumento do ticket médio.
O ticket médio é uma métrica simples de calcular e pode ser muito estratégica se você souber como analisar e ajustar a estratégia com base nas metas estabelecidas a partir da análise.
Continue aprendendo
Nós preparamos um post com várias metodologias que você pode usar no planejamento estratégico, financeiro, comercial e operacional do seu negócio: conheça 9 ferramentas de gestão e entenda para que elas servem!