Ir para o conteúdo
  • Franquia
  • Empreendedorismo
  • Gestão de Clínicas
  • Odontoclinic
  • Franquia Odontológica
  • Materiais Gratuitos
  • Seja Franqueado
Franquia Odontoclinic – Qual o tamanho do seu sonho?
Empreendedorismo

O que são soft skills, quais as principais e como desenvolvê-las 

Publicado por Franquia Odontoclinic em fevereiro 3, 2023 | Atualizado em março 14, 2023
5 minutos para ler

Soft skills: você provavelmente já ouviu falar ou leu sobre esse termo. Mas você sabe explicar exatamente o que ele significa ou dar exemplos de soft skills? Muito procuradas nos processos seletivos para empresas, essas habilidades também são fundamentais para empreendedores e empresários. 

Então, neste conteúdo, explicaremos o que é uma soft skill, o que é uma hard skill, qual é a diferença entre elas, quais são as principais soft skills, por que elas são importantes e por onde começar a desenvolvê-las. Quer saber mais e ficar por dentro do assunto? Continue com a gente nessa leitura! 

O que são soft skills?

As soft skills são competências relacionadas às habilidades emocionais e ao desenvolvimento comportamental. Então, são consideradas soft skills aquelas habilidades usadas para relacionamento com outras pessoas, alcançando resultados junto com elas ou por meio delas. 

Qual é a diferença entre soft skills e hard skills?

As soft skills são as habilidades comportamentais, sociais e emocionais, enquanto as hard skills são habilidades técnicas. De acordo com a área de atuação do profissional, as hard skills podem ser comprovadas por meio de testes e não são subjetivas como as soft skills. Um exemplo de hard skill é o conhecimento de idiomas, como o inglês, espanhol etc. 

Exemplos de soft skills 

São exemplos de soft skills: liderança, ética, inteligência emocional, gestão de equipes, empatia, flexibilidade, resolução de conflitos, comunicação eficiente, colaboração, criatividade, gestão de projetos, resiliência, bom trabalho sob pressão, entre outros. 

Quais são os tipos de soft skills mais valorizadas?

O tipo de soft skill mais valorizado depende da área de atuação, afinal, certas situações podem ser mais comuns em uma área do que na outra, demandando assim um desenvolvimento maior de determinadas competências. Ainda assim, trouxemos uma lista com soft skills sempre muito bem-vistas no mercado. Confira a seguir! 

Relacionamento com o cliente

Toda empresa que atua no mercado está prestando serviço ou vendendo produtos para um cliente final. Então, uma das soft skills mais valorizadas, independentemente da área de atuação, é o relacionamento com o cliente.

Nesse comportamento, estão abrigadas competências como vontade de ajudar, empatia, comunicação, persuasão, resolução de problemas, gerenciamento de estresse e inteligência emocional. 

Guia completo do empreendedor: o que levar em conta na hora de abrir seu próprio negócio

Pensamento analítico

Você consegue analisar cenários e opções para chegar na melhor resposta? O pensamento analítico é capaz de ver uma situação e enxergar os resultados após cada variável ser considerada. Isso ajuda no processo de tomada de decisão, além de possibilitar a previsão de cenários e diminuição de riscos. 

Planejamento

Planejar significa definir objetivos estratégicos, estabelecer os recursos necessários para alcançá-los e quais são as etapas para chegar lá, ou seja, quais são as metas que devem ser batidas e em quanto tempo. Além disso, o planejamento também inclui definir métricas para medir se os resultados estão sendo atingidos. Essa é uma soft skill muito importante! 

Gestão de tempo

Gestão de tempo é uma soft skill preciosa para a carreira e também no empreendedorismo, afinal, faz parte da organização das tarefas. Além disso, a boa gestão do tempo faz diferença no cumprimento de metas, que são pequenos passos para alcançar os objetivos estratégicos estabelecidos. 

Pensamento criativo

Pensar fora da caixa é uma habilidade muito importante. O pensamento criativo muda a forma de resolver problemas, serve para encantar clientes e até para enxergar nichos de atuação que ninguém estava vendo. Então, essa soft skill impulsiona a sua carreira e diferencia a sua atuação dos demais. 

Trabalho independente

Liderança é uma soft skill importantíssima, mas muita gente esquece de que além de gerenciar e impulsionar os resultados, saber como trabalhar sozinho também é super relevante. Então, aprenda como desempenhar suas tarefas e ser proativo sem a necessidade de alguém cobrando, combinado? 

Automotivação

As empresas e coisas externas podem nos dar incentivo, mas a motivação vem de dentro da gente. Então, a automotivação é quando você trabalha e age para alcançar os seus objetivos sem precisar de incentivos externos, buscando em você mesmo o gás necessário para se renovar e continuar na corrida. 

Pensamento de dono

A mentalidade de dono é uma soft skill muito procurada no mercado atualmente. A pessoa que tem pensamento de dono sempre visa o crescimento da empresa, no sentido de que quando a empresa cresce, todos os envolvidos crescem com ela. Assim, as ações dessa pessoa sempre são voltadas para o crescimento do negócio. 

Como desenvolver soft skills?

O autoconhecimento é o primeiro passo para desenvolver soft skills. Então, analise os seus pontos fortes e fracos, além de pedir feedbacks para quem trabalha e convive com você, escutando o que essas pessoas têm a dizer sobre seu comportamento. Assim, é possível mapear quais são os pontos de melhoria e focar nos desafios. 

Ter disciplina e paciência também faz parte do desenvolvimento das soft skills, afinal, a gente não evolui de uma hora para a outra, é um processo. A mudança de mentalidade é importante, mas não deixe de aprender na prática, embarcando em novos projetos e desafios: comece lendo nosso guia completo do empreendedor! 

Guia do empreendedor: saiba o que considerar antes de começar um negócio de franquia
Posts relacionados
impressora 3D

Saiba mais sobre o uso de impressora 3D na Odontologia

Publicado por Franquia Odontoclinic em abril 22, 2024
matriz bcg

Exemplos de Matriz BCG, como fazer e dicas para analisar

Publicado por Franquia Odontoclinic em abril 4, 2024
teleodontologia

Teleodontologia: o que pode e o que não pode segundo o CFO

Publicado por Franquia Odontoclinic em março 25, 2024

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você também pode ter uma franquia odontológica!
Franquia Odontológica: guia completo para investir agora
Gestão de clínica e consultório odontológico: guia prático para você
Franquia Odontoclinic
qual é o seu perfil de dentista
Usando as redes sociais para divulgar seu consultório odontológico
Guia completo do empreendedor: o que levar em conta na hora de abrir seu próprio negócio

Guia completo do dentista recém-formado

Sobre o blog

Uma franquia com alta rentabilidade, segurança e lucratividade líquida média de 20%. Seja um empreendedor de sucesso, seja um franqueado Odontoclinic.

Categorias

  • Cases de Sucesso
  • Dentista
  • Empreendedorismo
  • Franquia
  • Franquia Odontológica
  • Gestão de Clínicas
  • Odontoclinic
  • Odontologia na prática
  • Sem categoria
Site criado por Rock Stage.