Você já percebeu que aparecem vários anúncios de um produto que você teve ou tem interesse quando está navegando ou pesquisando outra coisa no celular? Esse é o remarketing.
O remarketing, também conhecido como retargeting, é uma estratégia de marketing para alcançar usuários que já interagiram com a marca anteriormente, seja em um site, aplicativo ou outros canais.
A base do remarketing online é a exibição de anúncios personalizados para pessoas que já visitaram um site específico mas por algum motivo não concluíram uma ação desejada, como uma compra, inscrição ou outro tipo de conversão.
Em clínicas odontológicas, a ideia de remarketing pode ser trabalhada via WhatsApp, mensagens SMS e ligações telefônicas também. Quer saber mais sobre o assunto? Vem com a gente!
Remarketing, cookies e pixels
O processo de remarketing usa cookies e pixels para rastrear o comportamento online dos usuários.
Quando alguém visita um site, um cookie é armazenado no navegador dessa pessoa. Isso permite que os anunciantes identifiquem esses visitantes e exibam anúncios direcionados a eles em outros sites que fazem parte da rede de anúncios.
Esses anúncios direcionados devem ser personalizados de acordo com as páginas visitadas no site original. Essa é uma excelente estratégia de marketing para dentistas!
Exemplo de remarketing
Se alguém visita a seção de serviços da clínica odontológica, mas não agenda a avaliação, o remarketing pode exibir anúncios que destacam o serviço específico que a pessoa procurou, como ortodontia ou extração de sisos, por exemplo.
A ideia é relembrar o interesse ou necessidade, incentivando a pessoa a retornar ao site e realizar a ação desejada.
Então, o remarketing é uma ferramenta para reengajar usuários que já demonstraram interesse, aumentando as chances de conversão, pois mantém a marca presente na mente do potencial cliente, reforçando a mensagem e incentivando a ação.
Remarketing em clínicas odontológicas
No contexto das clínicas odontológicas, o remarketing pode ser aplicado para reengajar pacientes que:
- visitaram o site da clínica, mas não agendaram uma consulta;
- agendaram a avaliação e não compareceram;
- fizeram a avaliação mas não iniciaram o tratamento etc.
É importante ressaltar que, para que o remarketing seja realizado de maneira ética, é essencial fornecer aos usuários opções claras para gerenciar suas preferências de anúncios e respeitar as políticas de privacidade e proteção de dados.
Como entrar em contato com pacientes
Na Odontoclinic, temos um projeto chamado Repique Ativo, cuja estratégia é entrar em contato com as pessoas que tiveram contato com nossas clínicas e não compareceram ao agendamento ou fizeram a avaliação mas não fizeram o tratamento.
A gente faz isso por meio do WhatsApp, com uma estratégia focada em entender os motivos pelos quais essas pessoas não foram na avaliação ou não voltaram à clínica após a avaliação.
Nosso time de atendimento, que também atua via chamada telefônica, conversa com cada uma dessas pessoas para oferecer soluções para que elas consigam realizar os tratamentos que precisam.
Outros canais de remarketing
O remarketing pode ser implementado em diferentes canais, como anúncios em redes sociais, banners em sites parceiros, e-mails personalizados ou outros formatos de publicidade online.
Com um direcionamento específico dos esforços para uma audiência que já demonstrou interesse, a probabilidade de conversão é maior, então isso aumenta o retorno do investimento de marketing.
Campanha de Remarketing
Definir objetivos claros é o primeiro passo para uma campanha bem-sucedida. Identifique o que deseja alcançar com o remarketing, como aumentar o engajamento com a marca, aumentar o número de agendamentos etc. As metas precisam ser específicas.
Segmente os usuários que visitaram o site ou interagiram com a marca para elaborar anúncios específicos relevantes, incentivando a conclusão da ação desejada. Determine as plataformas onde deseja exibir os anúncios de remarketing, como Google Ads e Meta Ads, por exemplo.
Fazer remarketing envolve diferentes estratégias com base nos canais e plataformas de marketing digital. Confira dicas de como implementar campanhas de remarketing no WhatsApp, Instagram e Facebook!
Remarketing no WhatsApp
No WhatsApp, utilize a lista de transmissão. Você pode criar a lista com contatos que tenham interagido com sua empresa por meio do mensageiro.
Depois, a ideia é a mesma: criar mensagens personalizadas, lembrando sobre serviços, promoções ou informações relevantes para aquelas pessoas em específico.
Você pode, por exemplo, mandar uma mensagem sobre condições especiais para clareamento para quem fez a avaliação e demonstrou interesse no serviço.
Para quem agendou e não compareceu mais de uma vez, é possível oferecer uma limpeza gratuita, e assim por diante.
Remarketing no Instagram
No Instagram, integre o Pixel da Meta (antigo nome do Facebook, que também é dono do Instagram) com seu site para rastrear visitantes. Crie um público personalizado com base nesses dados, segmentando os interesses.
Com base nisso, crie anúncios no Gerenciador de Anúncios da Meta, direcionando as próximas ações de acordo com o objetivo da campanha.
Remarketing no Facebook
Facebook e Instagram vão funcionar de maneira semelhante. Então, instale o Pixel da Meta em seu site para rastrear a atividade dos visitantes. A partir disso, crie uma audiência personalizada, direcionando os anúncios para pessoas que visitaram páginas específicas do site.
Dicas de Remarketing
Ofereça descontos ou ofertas exclusivas para usuários que retornam, incentivos funcionam muito bem no remarketing. Acompanhe o desempenho das campanhas e faça ajustes para melhorar a eficiência. Testes A/B também são muito bons para acertar a estratégia.
Por fim, precisamos reforçar: você precisa garantir que suas práticas de remarketing estão em conformidade com as políticas de proteção de dados, respeitando a privacidade dos usuários.
Estratégia de remarketing
Implementar campanhas de remarketing pede um planejamento estratégico e conhecimento das plataformas de publicidade utilizadas, pois cada plataforma tem ferramentas específicas para configurar e monitorar as ações.
Se você é dentista e/ou administra uma clínica, precisa aproveitar o potencial do digital para criar um relacionamento com os pacientes. Comece agora: baixe o nosso e-book sobre como usar as redes sociais para divulgar seu consultório odontológico!