Qual a fórmula para uma franquia de sucesso?

6 minutos para ler

Uma franquia de sucesso chega perto de oferecer uma fórmula mágica. Um modelo de negócio já validado, uma marca forte e um suporte completo são elementos que tornam o investimento mais eficiente, seguro e lucrativo.

A Odontoclinic é uma empresa nacionalmente conhecida. São mais de 20 anos de experiência em saúde bucal, 200 clínicas espalhadas por todo o Brasil e cerca de 70% da rede com mais de uma unidade. A história da primeira franquia odontológica do Brasil é a prova de que estrutura sólida, visão estratégica e comprometimento com a excelência são a fórmula de uma operação bem-sucedida.

Neste artigo, você saberá um pouco mais sobre a Odontoclinic e mergulhará fundo no mercado de saúde, entendendo quais diferenciais tornam a marca uma alternativa valiosa para pessoas que querem expandir seus negócios com baixo risco e alto potencial de retorno.

Bem-vindo à próxima etapa da sua jornada!

A Odontoclinic: do aprendizado ao sucesso

Em 1997, a primeira Odontoclinic abriu suas portas em Santana, bairro da capital de São Paulo. Três empreendedores estavam à frente da iniciativa e agregaram experiências variadas: um dentista, um administrador e um expert comercial somaram forças e iniciaram o que seria uma das maiores franquias do país em menos de 20 anos.

O modelo de negócio foi a primeira grande sacada do empreendimento. O conceito de one stop shop — ou seja, disponibilizar todos os serviços odontológicos em um só lugar — foi inovador e transformou-se em um diferencial da marca. A Odontoclinic foi a primeira empresa do segmento a oferecer algo assim, facilitando a rotina do paciente.

A odontologia acessível foi outra grande aposta. A democratização do aparelho ortodôntico, por exemplo, teve influência direta da marca e contribuiu para que todas as etapas do tratamento — do diagnóstico à manutenção — estivessem ao alcance do maior número possível de pessoas.

Reunindo aspectos tão importantes e diferenciados, é natural que a marca crescesse rapidamente. Em 2001, já havia 6 unidades próprias espalhadas pela capital de São Paulo. Muitos profissionais e empreendedores já demonstravam interesse em participar da sociedade, vislumbrando a oportunidade de conquistar um mercado cada vez maior e mais rentável.

Em janeiro de 2002, a primeira franquia foi inaugurada em Osasco, na grande São Paulo. Foi a primeira rede odontológica do Brasil a adotar o modelo, no intuito de ampliar o atendimento para todas as regiões do país.

De lá para cá, o aprendizado foi constante e a evolução foi exponencial. Sócios e investidores se voltaram à estrutura do negócio, adotaram ferramentas eficientes, investiram em pesquisa e desenvolveram uma metodologia certeira para permitir (e acelerar) a escalabilidade da marca.

Hoje, a Odontoclinic é considerada a melhor empresa do Brasil em atendimento ao cliente e acumula prêmios importantes, como o primeiro lugar na categoria “clínicas médicas e odontológicas” no Época Negócios Reclame Aqui. Tudo isso valida e empodera a missão da rede, que ainda tem muito a mostrar e a crescer.

Modelo de negócios: qual é a estrutura da Odontoclinic?

franquia de sucesso

Alguns pilares fundamentais norteiam a estratégia de negócios da Odontoclinic. Marketing, vendas, suporte, gestão e inovação têm posição de destaque na metodologia da rede e tornam os processos mais profissionais e eficazes no dia a dia da empresa.

Cada área dispõe de um conjunto de ferramentas e estruturas capazes de maximizar o desempenho da equipe envolvida, permitindo que tudo caminhe de forma enxuta e orgânica. Da identidade visual do imóvel às melhores negociações com fornecedores, a franqueadora entrega um roteiro validado de implantação e auxilia na administração, replicando o que vem dando certo há mais de duas décadas.

Os franqueados contam com apoio na prospecção de clientes, na gestão financeira, no recrutamento e na tática de compras. Além disso, suprimentos e tecnologias exclusivas — tais como o alinhador transparente, que substitui o bracket metálico e foi desenvolvido no laboratório da Odontoclinic com preços acessíveis — estão à disposição dos líderes de unidades.

Outro diferencial que alavancou a operação odontológica da marca e permitiu uma expansão rápida das clínicas foi a flexibilização de pagamentos. O custo-benefício, na visão do cliente, é uma prioridade da Odontoclinic e parcerias estratégicas com instituições financeiras (como Santander e Bradesco) possibilitam excelentes condições de financiamento.

Na prática, a Odontoclinic oferece estrutura completa, atendimento especializado e tecnologias de ponta por um valor acessível. Ou seja: tudo o que o paciente encontraria em ambientes voltados à classe A, mas com custos significativamente menores e em clínicas que têm tudo o que ele busca.

Franquia de sucesso: quais são os segredos da Odontoclinic?

A trajetória da Odontoclinic é marcada pelo esforço em acertar. Trata-se de uma empresa que valoriza o atendimento e que faz disso seu grande diferencial. A missão da marca é, além de cuidar, encantar cada paciente.

Apostar nos pilares de marketing e vendas também fez com que a Odontoclinic crescesse com saúde. A franqueadora é muito presente no dia a dia dos franqueados e atua diretamente em processos essenciais, tais como a captação de novos clientes.

Suporte e gestão também são aspectos altamente valorizados na companhia. A capacidade de transferir know how, profissionalizando gestores sem familiaridade com a área de saúde, é crucial para que novos parceiros tenham o sucesso desejado. Treinamentos presenciais ou à distância e consultorias de campo, por exemplo, são recorrentes e fundamentais.

Por fim, a inovação pulsa no coração da Odontoclinic e também merece destaque. A empresa respira tecnologia e investe pesado em recursos que potencializam os tratamentos e alavanquem os resultados de cada clínica. Afinal, quem não se reinventa acaba ficando para trás.

De modo geral, abrir uma unidade da Odontoclinic significa replicar um modelo de negócio já consolidado, herdando todos os segredos — tecnologias, rotinas e táticas de mercado — que posicionaram a marca no topo da preferência dos consumidores.

A grande medida do sucesso vem, na prática, dos próprios franqueados: mais de 70% deles têm mais de uma operação em funcionamento, o que indica um reinvestimento expressivo na proposta de valor da marca. Os gestores estão ganhando dinheiro e confiam na escalabilidade do negócio.

Uma franquia de sucesso é, acima de tudo, aquela que está preparada para enfrentar os desafios do mercado, guiando (e empoderando) franqueados rumo a lucros exponenciais e perspectivas de expansão cada vez mais positivas. A franquia odontológica da Odontoclinic pode ser exatamente o que você está procurando.

A sua clínica está mais perto do que você imagina. Baixe o e-book e conheça os 7 passos para montar a Odontoclinic mais lucrativa do país — a sua. Sucesso!

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário