Se você deseja empreender, já deve ter se perguntado por que as empresas fecham pouco tempo depois de iniciarem suas atividades, não é? A resposta está nos erros que são cometidos com certa frequência, seja durante o planejamento do novo negócio ou nas operações rotineiras.
Sendo assim, quando é feito um bom planejamento, para antever situações problemáticas, e quando esses erros são identificados logo no começo, eles podem ser prevenidos ou solucionados, evitando a falência do negócio.
Portanto, quem está pensando em empreender em 2021, ou já está no mercado, precisa estar ciente desses erros para que eles não sejam cometidos. Neste artigo, a gente explica com detalhes os principais motivos por que as empresas fecham nos primeiros anos de atuação. Acompanhe e faça seu negócio ter vida longa!
Competitividade
Em relação à competitividade temos dois cenários diferentes que explicam por que as empresas fecham tão cedo. No primeiro caso, está a opção de investir em um setor que já se encontra saturado e que tem diversos concorrentes solidificados no mercado.
Quando a competição é muito grande, as novas empresas podem enfrentar muita dificuldade para usufruir da sua parcela de participação. Sendo assim, não conseguem competir com as demais que já se consolidaram e acabam não tendo um bom volume de vendas e receita para se manterem abertas.
De outro lado, está o mau planejamento de como vão acontecer os processos do sistema de trabalho desse novo negócio. Pode haver falhas, desvantagens para o consumidor ou mesmo não ter um diferencial atrativo para cativar o público e ganhar a preferência dele.
Negligência quanto à rotina da empresa
Negligenciar a gestão das rotinas de um negócio é um dos grandes motivos de porque as empresas fecham nos primeiros anos. Afinal, os processos precisam estar bem estabelecidos e coordenados para que nenhum detalhe seja esquecido e tudo funcione de uma forma fluida e harmônica.
Um bom exemplo do que estamos falando são os erros na gestão financeira. É bastante comum a falta de controle com entradas e saídas, a divisão correta de valores destinados para custos, investimentos, fluxo de caixa, folha de pagamento e outros. Também costuma ser frequente misturar as despesas da empresa com as pessoais.
Entretanto, esses erros também podem estar relacionados com o controle de estoque, a gestão de relacionamento com o cliente, gestão de fornecedores, processos complicados ou lentos, entre diversos outros aspectos que atrapalham a produtividade e geram desorganização.
Falha no modelo de negócio
Cada segmento e nicho de mercado tem suas próprias características, um tipo de consumidor, uma entrega diferente de produtos ou serviços e uma forma de produção específica. Logo, é necessário aderir a um modelo de negócio que consiga atender da melhor forma todos esses fatores.
Esse é um dos motivos de por que as empresas fecham nos primeiros anos em função de o empreendedor escolher um modelo que não está alinhado com o perfil do negócio que deseja abrir. Também pode estar relacionado com a sua dificuldade para gerenciar esse modelo.
Aqueles que não têm amplos conhecimentos de gestão ou administração, por exemplo, podem sentir um pouco de dificuldade para começar um negócio do zero. Nesse caso, seria interessante ter uma franquia, porque o modelo vem todo estruturado e ainda existe o suporte para o franqueado, que vai da implementação ao dia a dia.
Falta de controle do fluxo de caixa
O fluxo de caixa precisa ser controlado todos os dias, registrando entradas e saídas para se ter o saldo do dia seguinte. É dessa forma que o empreendedor consegue acompanhar o desempenho do seu negócio, sabendo se ele está de fato trazendo lucro.
No entanto, nem sempre esse controle é realizado do modo correto. Aliás, existem casos em que nem mesmo são feitos esses registros de entrada e saída de valores — com isso, a empresa acaba operando no escuro, sem que o gestor saiba exatamente como anda a saúde do seu negócio.
Sem o devido controle do fluxo de caixa realizado de forma constante, fica difícil conhecer o faturamento da empresa, saber se ela está caminhando bem ou se é necessário fazer alguma mudança.
As contas podem ser perdidas no meio do caminho, prejudicando ainda mais o cumprimento de algumas obrigações, como as tributárias e com os fornecedores. Ou, ainda pior, contas pessoais e da empresa se misturam, trazendo uma dificuldade e tanto na gestão.
Comunicação ineficaz
Uma empresa opera como uma máquina. Suas diferentes partes e componentes precisam estar coordenados para que tudo corra bem. Portanto, os setores de um negócio devem manter uma boa interação, uma vez que seus trabalhos se complementam. Daí a importância de uma comunicação que seja eficaz.
Quando isso não acontece, há desencontro de informações. Os processos podem se tornar lentos, dificultando o cumprimento de prazos e metas. Porém, aqui estamos falando da comunicação interna, mas também é importante que esse processo comunicativo flua da melhor maneira com clientes e fornecedores.
Uma comunicação ineficaz com esses agentes dificulta o relacionamento e a gestão do negócio. É preciso uma boa comunicação com os clientes para que não haja nenhum mal-entendido e qualquer problema seja solucionado da melhor forma. No caso dos fornecedores, o trabalho deve estar bem alinhado, pois são eles que garantem matéria-prima estoque.
Falta de planejamento
Imagine uma pessoa que deseja fazer uma viagem e simplesmente pega a estrada sem traçar um roteiro. Vai ser difícil aproveitar esse passeio, pois não sabe exatamente como chegar lá. Pode não ter reservado uma boa quantia em dinheiro, nem a bagagem necessária. Também não se informou sobre pontos turísticos e outros aspectos importantes.
A falta de planejamento é um dos principais motivos para que as empresas fechem, uma vez que sem se planejar fica difícil para o empreendedor saber, de fato, para onde está indo. Nada está bem definido e as decisões são tomadas aleatoriamente.
O plano de negócio traz alguns detalhes básicos, como um estudo de mercado, de concorrentes, as definições do modo como o trabalho será realizado, o investimento inicial, o retorno esperado, campanhas de marketing, o investimento em inovação, e assim por diante.
Perceba que todos esses detalhes são importantes para a sobrevivência de uma empresa, e esse planejamento atua como um guia para as decisões do empreendedor. Logo, sem organizar as ideias, prevendo vantagens, desvantagens e possíveis problemas, as chances de ir à falência são muito maiores.
A certeza de cada passo e decisão é fundamental para o sucesso de um negócio. Por isso, o investimento em franquias bem-sucedidas é uma boa alternativa para quem não quer correr riscos. A Odontoclinic oferece total apoio aos franqueados em 100% das fases do negócio, além de incentivar e apoiar o investimento em inovação na odontologia, para ter um diferencial competitivo.
Todos esses erros mostram por que as empresas fecham nos primeiros anos e precisam ser previstos ou identificados rapidamente, para que não custe a sobrevivência do negócio. Portanto, se for iniciar o seu, tenha atenção com esses detalhes e, se já estiver no mercado, faça uma análise das suas ações e decisões para corrigir falhas, se for necessário.
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