Administrar um empreendimento de sucesso é um verdadeiro desafio, mas existem formas de ter suporte para conquistar seus objetivos. Uma das opções é trocar a clínica particular por franquia odontológica.
Foi isso que os irmãos e sócios Haroldo Marques Menezes, administrador, e Heitor Marques Menezes, dentista, fizeram. Eles encontraram na Odontoclinic uma oportunidade para receber o suporte que precisavam para crescer profissionalmente.
Para partilhar essa história de sucesso, eles conversaram com o blog e trouxeram várias dicas. Continue a leitura e entenda por que vale a pena trocar sua clínica particular por franquia!
Conheça a história de Haroldo e Heitor!
A parceria entre os irmãos começou quando Heitor era um dentista independente em Cambuí, MG, com 16 anos de carreira, e Haroldo entrou na clínica para ajudar na administração e com foco na busca de novas oportunidades. Essa união aconteceu há um ano, sendo que a conversão para a Odontoclinic teve início em setembro e foi concluída em janeiro de 2020.
A gestão já era feita de forma focada nos negócios, com uma boa organização financeira e compras bem elaboradas, mas isso não era o suficiente. Segundo Heitor, “havia a necessidade de aumentar a captação de pacientes, ter treinamentos mais focados para o marketing e para as equipes. Para isso, teríamos que contratar diversas empresas à parte ou fechar com uma franquia que cuidasse dessas etapas.”
Haroldo complementa dizendo que eles buscavam mais suporte para as atividades da clínica, então, já pensavam em fazer a conversão de bandeira. Assim, ao conhecer a Odontoclinic, os sócios perceberam que ela daria o auxílio que procuravam e decidiram que era a hora de trocar a clínica particular por franquia.
A decisão de se tornar uma franquia
As decisões de negócio devem ser baseadas em dados e números, e foi exatamente o que aconteceu com os entrevistados. “Foi feita uma análise quanto aos royalties e à participação que pagaríamos à franqueadora. Apesar de repassar parte do faturamento à franquia e perder um pouco da autonomia sobre a clínica, a análise das questões contratuais e dos dados demonstrou que essa opção só agregaria ao negócio”, explicou Haroldo.
Assim, os irmãos começaram a participar de vários congressos e analisaram as oportunidades de negócios com diversas franqueadoras. Porém, nessa etapa de análise, a Odontoclinic se destacou como a melhor opção para trocar clínica particular por franquia.
Heitor, que é responsável pela parte técnica do trabalho, sentiu afinidade com o sistema. “Pesquisamos várias opções e a Odontoclinic foi a única que me permitiu trabalhar dentro do método que eu já usava. Sou muito criterioso no trabalho e a empresa me deu segurança para exercer a profissão, pois eu queria algo que me desse respaldo.”
Por que a Odontoclinic?
Em meio a tantas opções de franquias, a escolha da Odontoclinic aconteceu depois de uma análise detalhada, mas alguns fatores chamaram a atenção dos sócios. Para eles, um dos principais diferenciais é a humanização, especialmente para Heitor que já tinha um atendimento focado nessa característica.
Além disso, desde o primeiro contato, a franqueadora forneceu todas as explicações que os sócios precisavam para compreender como funcionaria o processo de conversão e da clínica.
Haroldo ainda ressalta: “outras franquias apresentavam propostas voltadas aos números e ao dinheiro, enquanto as pessoas ficavam em segundo ou terceiro lugar. Na Odontoclinic, foi diferente: o foco são as pessoas, depois os números. A preocupação central é o ser humano.”
Mudanças ao trocar a clínica particular por franquia
Sem dúvidas, trocar a clínica particular por franquia odontológica traz impactos no negócio. Por isso mesmo, os entrevistados contaram um pouco sobre as principais alterações que sentiram com essa mudança. Confira!
Estrutura
De acordo com Heitor e Haroldo, eles não precisaram fazer muitas alterações na parte estrutural, porque já se baseavam no modelo da Odontoclinic logo que montaram a clínica particular. No entanto, tiveram um grande impacto em relação ao treinamento de pessoal, processos, internet e marketing, que eram as maiores deficiências.
Outro ponto considerado foi a comunicação e as redes sociais. Esses são recursos com os quais poucos trabalham na odontologia, mas que ajudam a marca a se tornar conhecida. A Odontoclinic oferece um grande suporte para essas áreas.
Tecnologia
A rede investe bastante em tecnologia e tem um setor de pesquisa para oferecer melhores soluções aos franqueados. Assim, conforme ressalta Heitor, “é possível ofertar uma gama maior de opções para o paciente, e isso traz mais possibilidades para o negócio. O alinhador invisível, por exemplo, é uma ótima alternativa”. Com a parceria, ele também teve a oportunidade de conhecer a fábrica e os recursos, garantindo mais transparência.
Treinamentos
Haroldo aborda os benefícios das capacitações ofertadas pela franquia: “ao trabalhar de forma independente, a gente tem que ficar intitulando processos de forma autônoma, sabendo quando cada colaborador precisa lidar com cada tipo de demanda. A Odontoclinic oferece treinamentos presenciais ou em vídeo que permitem que os franqueados prevejam os problemas e saibam como resolvê-los antes mesmo de acontecer.”
Assim, o treinamento oferecido é bastante completo e ajuda os profissionais a trabalharem sempre de forma proativa e eficiente. Para Heitor, isso também ajudou a lidar com a própria rotina. Ele é o responsável por treinar outros dentistas, então montou uma planilha e um manual de orientações sobre como atender os pacientes.
Visão dos pacientes
A conversão em franquia também separou os setores administrativo e comercial, cada um tendo um tratamento específico que ajuda no dia a dia. “Além de seguir o padrão da Odontoclinic, gostamos de trabalhar focando no nosso público, que é de uma cidade menor e tem suas particularidades”, completa o dentista.
O foco na humanização e na qualidade já eram características presentes na clínica particular dos irmãos, mas a Odontoclinic revolucionou a visão dos pacientes. “Eles sentiram a diferença no layout interno, na forma como são recepcionados e na abordagem do tratamento. A empresa implementou questionários para entender melhor os clientes, com um protocolo bem específico, que é fundamental para que eles fiquem satisfeitos”, avalia Heitor.
Vantagens de ser Odontoclinic
Todas as mudanças citadas são vistas como grandes benefícios para os entrevistados. Haroldo também ressalta que foi possível ter processos mais estruturados, com tabelas e propostas simples de serem executadas, o que facilita o acompanhamento e a obtenção de resultados.
Ele salienta também os benefícios diante dos impactos do coronavírus.: “durante a pandemia e com essa crise que se instalou no mundo, se estivéssemos sozinhos, teríamos mais dificuldade. A Odontoclinic trouxe muitas facilidades, treinamentos e novas formas de pagamento.”
Benefícios para os pacientes
Os pacientes contam com benefícios relacionados ao atendimento, à estrutura ofertada e, até mesmo, aos preços. A rede permite compras mais acessíveis, reduzindo as despesas. Assim, a conversão em franquia permitiu a redução dos custos para os pacientes, sem prejudicar o faturamento.
Haroldo explica: “criamos uma tabela de valor menor e temos uma margem de lucro maior, justamente porque o suporte da franqueadora permite que nossos custos sejam mais baixos. A própria utilização da marca para negociar com fornecedores locais permite melhorar a negociação.”
Seu irmão complementa: “mantemos a qualidade, aperfeiçoamos o protocolo de atendimento e reduzimos o preço, porque conseguimos descontos e valores mais acessíveis com a Odontoclinic. Nossos pacientes sentiram no bolso a diferença, e da melhor forma.”
Conselhos para outros dentistas e empreendedores
Em uma breve análise de mercado, Haroldo acredita que o cenário é claro sobre o crescimento de franquias no setor da odontologia, então, esse é um ótimo momento para procurar uma franqueadora que seja bem estruturada, como a Odontoclinic.
Heitor é enfático: “já disse isso para vários colegas de profissão: é preciso procurar uma franquia. A gente, como dentista, não tem molde para sobreviver sozinho à concorrência do mercado e se manter no auge. Com uma franquia, essa é uma possibilidade muito mais simples.”
O resultado da mudança foi tão satisfatório que os sócios já estão em negociação para abrir uma nova unidade ainda em 2020, em uma cidade próxima de Cambuí. O objetivo é fazer uma expansão gradativa e ter ainda mais conquistas no futuro.
Agora que você conhece a história dos irmãos Haroldo e Heitor com a Odontoclinic, fica mais fácil notar os benefícios de trocar a clínica particular por franquia odontológica. A franqueadora conta com todas as ferramentas para oferecer suporte completo e ajudar no crescimento da sua clínica.
Tem interesse nessa solução? Então, entre em contato com a Odontoclinic e descubra como mudar sua clínica!