Apresentando crescimento sólido e contínuo, mesmo em anos de crise, o setor de franquias segue sendo uma oportunidade de investimento. O segmento de franquias é um dos principais e mais seguros caminhos para quem deseja abrir um negócio e iniciar uma jornada empreendedora de sucesso. Mas será que não existem desafios para abrir uma franquia?
A resposta é sim. O segmento de franquias apresenta alguns desafios que precisam ser considerados pelos empreendedores na hora de buscar uma rede franqueadora. Neste artigo, separamos algumas questões essenciais para que você possa ter sucesso nesse mercado e seja capaz de revolucionar sua vida profissional. Acompanhe!
O entendimento do mercado
Primeiramente, é essencial que o futuro franqueado estude com profundidade o mercado antes de abrir uma franquia e busque acompanhar os índices de crescimento, as possibilidades de investimento e quais delas se relacionam com seu perfil empreendedor. Blogs, sites e revistas de negócios e empreendedorismo, além de associações como o Sebrae ou a própria Associação Brasileira de Franchising, são excelentes fontes de conteúdo para quem está interessado em investir em uma franquia. Lembre-se: conhecimento é poder.
Vale lembrar que esse tipo de estudo de mercado é necessário dentro de qualquer tipo de investimento, seja uma startup, uma empresa tradicional, seja uma franquia.
Sem conhecimento sobre o setor em que se atua, o empreendedor simplesmente não consegue tomar boas decisões, elevando o risco do investimento.
O estudo dos setores mais fortes
Ainda no campo do estudo de mercado, para aqueles que já sabem que desejam investir no segmento de franquias, mas têm dúvidas sobre qual setor pode ser mais vantajoso e lucrativo, uma boa dica é acompanhar quais apresentam as áreas que mais crescem nesse universo. O setor de Saúde, Beleza e Bem-Estar, do qual fazem parte as franquias odontológicas, como a Odontoclinic, ficou em segundo lugar na expansão de marcas brasileiras no exterior (2019), de acordo com um levantamento da ABF.
Isso significa que empresários brasileiros desse nicho conseguiram popularizar suas marcas não só no Brasil, mas em países extremamente competitivos, como os Estados Unidos.
Entender qual mercado proporciona projeções de resultado mais positivas é fundamental para melhorar suas chances de lucro.
O perfil do empreendedor
Autoconhecimento é outro fator essencial, independentemente da trajetória que será traçada no mundo dos negócios. Sendo assim, para abrir uma franquia, é preciso analisar o próprio perfil empreendedor e identificar se ele se enquadra nas exigências do mercado de franquias — isso é indispensável para conquistar o sucesso nesse segmento.
Capacidade de atender os padrões de uma grande rede, desejo por empreender com uma marca já reconhecida no mercado e entendimento das relações de parceria entre franqueados e franqueadores são algumas das questões que você precisará analisar.
A necessidade de buscar franquias confiáveis e reconhecidas
Há uma infinidade de organizações franqueadoras no mercado. Na hora de optar por uma delas, busque estudar seu modelo de franquia, exigências e vantagens, além de pesquisar se você está tratando, de fato, com uma marca confiável, ética e reconhecida no mercado.
Por isso, não seja impulsivo. Estude a franqueadora com cautela, faça reuniões e verifique os números da marca antes de fechar negócio. Ao avaliar esses pontos, suas chances de expandir os negócios e conduzir mais de uma franquia são significativas e muito mais seguras.
Capacidade para acompanhar os padrões organizacionais da franquia
Também é importante estar ciente de que, ao empreender por meio de uma marca com grande reconhecimento no mercado, o franqueado precisará atuar segundo os padrões de excelência dela.
Em franquias sérias e confiáveis, diversos treinamentos são oferecidos para que os franqueados consigam atingir esses padrões sem muitas dificuldades e tenham ainda mais possibilidades de aumentar seus ganhos e retorno sobre os investimentos.
A importância de atuar com uma visão colaborativa
O último desafio na hora de abrir uma franquia consiste na capacidade de trabalhar em equipe, fortalecendo uma verdadeira relação de parceria com os franqueadores e uma colaboração mútua que favoreça tanto o seu crescimento individual como investidor, quanto o posicionamento de mercado da empresa franqueadora.
Afinal de contas, o crescimento da marca que você escolheu para investir impulsionará seu próprio sucesso pessoal no mundo dos negócios.
Como superar esses desafios?
Aprimorar os conhecimentos sobre gestão
Para vencer os desafios e abrir uma franquia, você deverá estudar as características de uma empresa. Muitas pessoas acreditam que ter sucesso no mundo dos negócios se baseia em sorte. Isso não poderia estar mais errado.
Empreender é uma atividade que exige bastante análise de dados — muitos deles gerados pelo próprio negócio. Por isso, é essencial que você tenha algumas horas de estudo para compreender o que alguns termos, como “fluxo de caixa” e “ROI”, significam.
Não é necessário iniciar uma graduação na área de negócios, embora o conhecimento nunca tenha feito mal a ninguém. Diversas informações podem ser conseguidas em cursos de curta duração, muitos deles on-line e gratuitos. O site do Sebrae, da ABF ou de blogs especializados, como o nosso, podem ajudá-lo muito nessa caminhada.
Contar com o suporte da franqueadora
Ainda que você se esforce e estude para vencer os desafios de abrir uma franquia, nem sempre terá expertise suficiente para solucioná-los. Nesse caso, a franqueadora deve entrar em ação, oferecendo suporte, estudos e consultoria.
A franqueadora deve realizar análises sobre o mercado no qual a marca atua. Assim, as decisões relacionadas ao marketing são feitas de modo correto, aumentando a performance do negócio.
Existem franqueadoras que não fazem isso. Nesse caso, o investidor está largado à própria sorte — e é nessas situações que se encontra a maior parte das franquias que fracassam.
Sendo assim, busque entender quais marcas oferecem um suporte adequado ao franqueado, pois isso é muito importante. Quanto mais suporte a empresa dá aos seus parceiros, mais maturidade de mercado ela indica ter.
Fazer um planejamento
Dirigir usando um GPS, sabendo o horário em que você deve chegar ao destino e o motivo da viagem torna tudo bem mais fácil, não é verdade? O nome disso é planejamento, e ele é um forte aliado em todas as etapas de nossa vida, incluindo o empreendedorismo — aliás, não existe empreendedorismo sem planejamento.
Para acertar na hora de fazer o seu planejamento, é importante estabelecer metas realistas em relação ao seu negócio, baseadas na capacidade da empresa, no momento do mercado e no comportamento do consumidor.
Buscar autoconhecimento
Para vencer os desafios para abrir uma franquia, o empreendedor deve ter bem-definido em sua vida quais são as suas expectativas com esse negócio e o que levou a optar pelo empreendedorismo. Sim, estamos falando de autoconhecimento.
Muitas das nossas decisões são tomadas de maneira impulsiva, influenciadas por pessoas que amamos ou respeitamos. Contudo, nem sempre essas decisões são o melhor para nós — e isso gera frustração.
Portanto, dedique um tempo para refletir sobre a sua própria história, jornada profissional e expectativas com o futuro para entender o que o levou a cogitar a possibilidade de ter o seu próprio negócio.
Pensar sobre isso será necessário para que você se mantenha motivado e vença todos os desafios a fim de abrir uma franquia.
Outra dica para superar tais percalços é estar sempre atualizado sobre o setor. Sendo assim, assine nossa newsletter. Enviamos análises e matérias sobre o mercado de franquias, de forma cuidadosa e gratuita!