Para muita gente, falar em saúde bucal e ir ao dentista é sinônimo de medo causado por sensações sinestésicas disparadas pela memória do tão temido barulho do motorzinho. Isso por si só não seria um problema, caso os hábitos de prevenção estivessem mais presentes na rotina de todos os lares.
No entanto, não é o que mostra um estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A partir dos dados da Pesquisa Nacional de Saúde, o levantamento constatou que um pouco mais da metade da população (53%) utiliza escova de dente, pasta e fio dental para promover a higiene bucal diária.
Partindo desse contexto, aparecem dois bons desafios para o dentista.
- Como melhorar a experiência de atendimento para que seja menos dolorosa e mais positiva para que vai passar por consulta com você?
- Como estabelecer um relacionamento entre dentista e paciente que o ajude a cuidar da higiene bucal?
Vamos compartilhar alguns insights que ajudarão você a tornar a relação ainda mais próxima e humana com seus pacientes. Isso não só beneficiará a eles, mas proporcionará um maior nível de fidelização, com potencial para recomendações para novas pessoas para a sua clínica.
Como saber se preciso melhorar no relacionamento dentista paciente?
Do mesmo modo que um diagnóstico visual permite direcionar o tipo de tratamento que será aplicado ao paciente, observar alguns indicadores da sua clínica podem indicar sintomas que está na hora de melhorar sua atuação nesse ponto. Há vários sinais que possam apontar nessa direção, mas dois deles são bem gritantes.
- buracos na agenda: se você investe em marketing e ainda persiste com muitos espaços vazios na sua agenda ou de faltas na primeira consulta, pode ser um indicativo que algo precisa mudar dentro do tópico que estamos abordando;
- taxa de falta em retornos: se após a primeira consulta, o número de ausências é significativo (superior a 15%), estamos diante de mais um sinal de alerta que está na hora de mudar os procedimentos na relação dentista paciente.
Se você está diante de um desses quadros ou já recebeu reclamações quanto a demora no retorno ou falta de cuidado em um atendimento mais desligado, não precisa se desesperar. O primeiro passo para mudar é perceber que a mudança é necessária.
O que é preciso para ter uma boa relação dentista e paciente?
Existem vários caminhos para formar uma relação mais próxima com os pacientes em sua clínica odontológica. Vejamos alguns exemplos que você pode seguir.
Investir em meios de comunicação
Telefone, e-mail, redes sociais, chat online, entre outros meios de comunicação são figuras comuns no dia a dia das pessoas e das empresas. Sendo assim, se você pretende manter a proximidade com seu público, precisa ter ao menos alguns desses canais disponíveis para contato no dia a dia.
Desenvolver uma linguagem adequada
A forma como você fala é tão importante quanto o seu conteúdo. O mesmo conselho médico pode soar atencioso ou desdenhoso dependendo do tom usado e da escolha de palavras. Se você tem dificuldades para se expressar claramente, então essa é uma habilidade que você precisa desenvolver quanto antes.
Prezar pela ética no seu trabalho
Ser um profissional íntegro, que segue todas as normas de segurança e saúde, e dá orientações claras aos seus pacientes não é um diferencial — é uma obrigação. Todos os clientes esperam se consultar com um dentista capacitado e valorizam alguém que demonstra essas qualidades.
Escutar com atenção
Pode parecer simples, mas muitos profissionais se esquecem de ouvir seus clientes antes de fazer seus comentários. Tirar algum tempo para avaliar suas falas, queixas e demandas, além de contribuir com seu trabalho, também é um ponto positivo para sua relação.
Ter uma postura proativa
Por fim, mas não menos importante, você precisa desenvolver essa relação por conta própria. Poucos pacientes vão tentar estabelecer e manter esse contato com você de forma espontânea. Você mesmo deve entrar em contato e buscar formas de se aproximar.
Empatia e humanização na relação dentista paciente
Entender o contexto é um dos meios mais importantes para saber como agir, certo? Isso em todos os momentos da nossa vida, seja em uma festa (quando vamos separar uma roupa) ou mesmo quando vou fazer uma negociação de um problema pessoal. Isso também se aplica na relação dentista e paciente.
Com a prevenção não sendo um dos pontos mais fortes de nossos potenciais clientes (como vimos no dado acima), muitos deles chegam até nós fragilizados, com dores.
Para isso, é essencial aprimorar duas habilidades, como vemos a seguir.
- Técnicas: tome nota se há novos procedimentos ou práticas que podem melhorar a experiência de tratamento do seu paciente. Especialmente se você é novo na área, demonstrar esse repertório ajuda a dar confiança com aqueles que chegam ao seu consultório.
- Interpessoais: junto ao conhecimento técnico, é importante desenvolver habilidades nas relações interpessoais, como atender com cortesia, ter uma boa leitura do ambiente para tranquilizar um paciente que sinaliza o medo do procedimento e capacidades relacionadas.
Transparência e diálogo
Tão importante quanto desenvolver essas habilidades é agir com precisão e transparência. Lembrando que o nosso maior patrimônio é o nome. Ainda mais que não estamos falando de um CNPJ, é a nossa identidade que é avaliada em caso de qualquer problema junto ao Conselho Federal de Odontologia (CFO).
Aqui, seguem algumas recomendações para isso:
- apresente o tratamento com clareza: diga de maneira simples, sem muitos termos técnicos, aquilo que será feito e por que é importante aquele procedimento. Mencione o resultado, eventuais riscos que podem haver etc.;
- estabeleça um termo de responsabilidade: comunique isso com clareza e estabeleça um termo que sinalize obrigações que ele terá para alcançar o resultado esperado;
- comunique a evolução do tratamento: a cada sessão, apresente a evolução do tratamento e, quando for confirmar o agendamento da próxima consulta, deixe claro qual passo será realizado.
Ações para melhorar a relação dentista e paciente
Há também uma série de medidas que podem ser tomadas para estreitar o contato com o seu paciente. A tecnologia, cada vez mais avançada nesse sentido, pode ser nosso braço direito e esquerdo.
Automação de envio e-mails
Todo paciente precisa de informação, seja para se programar para uma consulta ou para se preparar para um tratamento. Quando essa comunicação falha, há uma série de complicações. Por isso, no dia a dia, vale a pena automatizar algumas formas de comunicação, especialmente o e-mail, para minimizar as chances de erro humano.
Há ferramentas gratuitas, disponíveis na internet, que permitem a gestão de contatos por e-mail, facilitando ações que podem aproximar o paciente do seu atendimento. Por exemplo: a confirmação de consulta pode ocorrer a partir de um envio automático de mensagem, sem que você precise parar para fazer isso.
Materiais educativos
Um público bem-educado costuma ser mais fácil de tratar e administrar, pois eles já entendem como o processo funciona e podem cooperar com o seu trabalho. Porém, não é de se esperar que qualquer pessoa leiga conheça todos os detalhes com os quais você lida. Sendo assim, cabe a você oferecer materiais educativos aos seus pacientes.
Você pode estabelecer uma sequência de mensagens e materiais para orientar o paciente a cuidados preventivos, que ajudem a trazer resultados mais eficazes no tratamento. Com um software específico, é possível criar lista de contatos a partir de tipos de pacientes e separar materiais mais adequados para cada um. Por exemplo: e-mails quinzenais encaminhados automaticamente a quem fez um tratamento de clareamento dentário ou a quem está se recuperando de um implante.
Orientação pós-consulta
Outra atitude que melhora a relação dentista paciente é programar comunicações que reforcem procedimentos pós-consulta. Por mais que você já entregue todos os detalhes em uma folha de papel, muitos pacientes vão simplesmente esquecer dos detalhes, perder o papel ou não seguir as instruções. Manter um contato, mesmo que breve, pode ser o suficiente para evitar isso.
Nada como uma ferramenta que envia automaticamente lembretes sobre a dieta que se deve manter nos dias posteriores a uma extração de dente, por exemplo. Você pode preparar esses conteúdos uma única vez e, depois, indicar quem precisa receber esses lembretes e a partir de quando.
Envio de mensagens em datas comemorativas
Vale também usar a tecnologia para mandar mensagens importantes em períodos comemorativos. Seja na data de aniversário, em épocas de fim de ano ou a chegada de uma nova estação: nunca é demais enviar uma mensagem simpática, não é? Com parcimônia, claro!
Pode até parecer que isso não tem muito a ver com o seu negócio, mas esse tipo de atitude é a melhor maneira de converter uma relação mais impessoal em algo mais próximo. A longo prazo, isso contribui bastante com a confiança do paciente em você, além de torná-lo mais receptivo às suas recomendações.
Hoje já existem softwares feitos exclusivamente pensando em você dentista e nas suas necessidades de iniciar uma estratégia de relacionamento com seus pacientes. Existem versões grátis que são um pouco mais limitadas do que as versões pagas. Se você estiver pronto para atuar nessa frente de marketing, vale investir para fidelizar seus pacientes.
Com essas dicas, você já pode começar a investir mais na relação dentista paciente e conseguir mais rentabilidade. A longo prazo, essa proximidade vai contribuir bastante com o fortalecimento do seu consultório.
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