A gestão de talentos é um dos maiores desafios das organizações modernas. A atração e a manutenção de bons funcionários são o combustível ideal para viabilizar o crescimento acelerado de qualquer negócio — independentemente do porte ou do segmento em que atua.
Para gestores e empreendedores, o assunto deve figurar entre as prioridades estratégicas. Afinal, os resultados da companhia são reflexos dos esforços individuais, somados ao fim de cada mês ou ano. Certifique-se de contar com uma equipe competente!
Neste post, você entenderá um pouco mais sobre o assunto. Primeiro, detalharemos a importância de valorizar os colaboradores na sua clínica odontológica. Em seguida, compartilharemos dicas valiosas para identificar e alinhar os talentos da empresa. Por fim, você terá acesso a um passo a passo fundamental para implementar as melhores práticas de gestão da clínica, garantindo um time de sucesso na linha de frente da sua operação.
Boa leitura e bons insights!
Qual a importância da gestão de talentos na clínica?
De forma geral, não seria exagerado dizer que os bons profissionais são o combustível de qualquer negócio — isso vale para qualquer porte e segmento de atuação. Na ausência de funcionários competentes e comprometidos, fica muito mais difícil alcançar as metas corporativas.
Com isso, fica evidente que a gestão de talentos é uma tarefa essencial e estratégica para o desenvolvimento da sua clínica. Afinal, somente ao contar com uma equipe alinhada, engajada e disposta a superar os desafios do mercado, entregando resultados cada vez mais expressivos, é possível sustentar um crescimento de médio e longo prazo.
Gerenciar talentos significa atrair e reter os melhores profissionais, preservando um dos ativos mais valiosos da companhia: o capital humano. Atributos específicos como qualificação, experiência, valores, perfil de trabalho e ambições de carreira, por exemplo, devem ser considerados no momento da contratação e, depois disso, precisam permanecer vivos no dia a dia de trabalho.
Na clínica odontológica, a correta administração de pessoas também tem papel de destaque. Todos os colaboradores precisam conhecer suas funções e devem se responsabilizar pelas atividades diárias. Isso vale tanto para os dentistas, que cumprem a agenda de pacientes, quanto para a recepcionista, que lida com as demandas administrativas do balcão.
Diante disso, é fácil notar a importância da gestão de talentos na prosperidade da clínica. Se, por um lado, a empresa se torna mais atrativa aos profissionais mais capacitados, por outro é capaz de mantê-los motivados, extraindo o máximo potencial da expertise de cada um. Lembre-se: isso faz, de fato, toda a diferença no faturamento do negócio!
Como funciona a gestão de talentos na prática?
A essa altura, você provavelmente já está convencido de que é preciso investir na gestão de talentos, certo? A fim de implementar processos consistentes, entretanto, é válido estabelecer critérios coesos de avaliação — fortalecendo as diretrizes de RH de ponta a ponta, do recrutamento à motivação contínua.
Para ajudar você a fixar orientações eficazes, separamos algumas dicas práticas para estruturar a rotina e as demandas da equipe de gestão de pessoas desde o recrutamento.
Avalie a formação
A formação dos colaboradores é, sem dúvida, um dos fatores que mais pesam na contratação. Principalmente para posições de maior responsabilidade — como a dos próprios dentistas, por exemplo —, é preciso avaliar em profundidade o nível de conhecimento do profissional, enxergando a aderência dele na área de interesse.
Além da graduação, especializações e cursos complementares também contam pontos. Dedique-se a um exame completo e detalhado, explorando todas as possibilidades de atuação antes de formalizar a proposta.
Analise a experiência
É comum encontrar cargos nos quais a experiência conta mais do que a formação. É o caso do recepcionista, por exemplo: se o profissional já conhece as rotinas de atendimento e está familiarizado com as atividades de uma clínica odontológica, é bem provável que a adaptação seja rápida e que os retornos — em produtividade e em entrega — sejam breves.
Para os dentistas, por sua vez, esse tipo de premissa também é válida e acertada. No momento da entrevista, recorra a referências e pergunte sobre as vivências anteriores, tentando visualizar a eficiência do parceiro na rotina do seu negócio.
Combine os valores
Os valores de uma empresa dizem muito sobre ela: a partir deles, é possível vislumbrar quais são as prioridades corporativas e compreender como se estabelecem as relações de trabalho — tanto com os colegas quanto com os clientes. Por isso, no momento de aumentar sua equipe, não deixe de avaliar se há sinergia de valores.
Enganam-se aqueles que pensam que esse tipo de medição é complexa e inviável. Por meio de perguntas simples, com ênfase comportamental, é possível entender as preferências do profissional e confirmar se existe similaridade com as posições da empresa.
Vale ressaltar que valores díspares podem ser altamente prejudiciais ao desenvolvimento da clínica, uma vez que suscitam discordâncias e podem induzir a comportamentos tidos como inadequados. No dia a dia, é preciso garantir que todos sigam as diretrizes e se identifiquem com os objetivos da companhia, contribuindo para gerar resultados exponenciais.
Conheça as expectativas
Ao tomar a iniciativa de se unir a uma nova empresa, prestando serviços de acordo com suas competências, é natural — e mesmo bastante desejável — que o profissional nutra ambições de crescimento. A motivação é o combustível que impulsiona um time afinado e focado em um objetivo comum, para além das aspirações individuais.
No ato da contratação, é importante que as expectativas do candidato estejam claras. O motivo é bem simples: sempre que alinhadas aos planos da clínica, as metas de um funcionário devem ser alimentadas por meio de estratégias eficientes para manter os melhores talentos. Dinâmicas de reconhecimento e programas de bonificação, por exemplo, geralmente fazem parte de bons projetos de retenção.
Na prática, vale reforçar que a gestão de talentos interfere positivamente na administração do consultório e nos resultados da clínica. Além disso, lembre-se de que administrar pessoas é um processo que exige constante lapidação, intensa dedicação e uma dose generosa de constância. A boa notícia é que, dia a após dia, tais táticas contribuem para alavancar a saúde da operação. Invista!
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