Antes de converter seu consultório ou clínica em uma franquia odontológica, responda a algumas perguntas e descubra se é o momento ideal para isso
Mesmo depois de ter aberto o seu consultório ou clínica odontológica é possível investir em uma franquia odontológica sem começar do zero. Você pode optar por fazer a conversão para esse modelo de negócio.
Mas é preciso estar ciente de que muita coisa vai mudar. O sistema de trabalho não será mais o mesmo, e serão necessárias algumas adequações no modo como os processos são realizados. Por isso, primeiro você precisa saber se é o momento ideal para aderir a uma franquia odontológica.
Para descobrir, é fácil: basta responder a algumas perguntas que vão indicar se esse é o momento para fazer essa conversão. Continue lendo e veja quais são essas 8 perguntas.
O que é uma franquia?
A franquia é um modelo de negócio construído por grandes marcas que possibilita a adesão de empreendedores ao seu sistema de trabalho. Você investe um valor inicial para ter o direito de utilizar a marca, sua identidade visual, padrão de atendimento e outros. Por meio desse investimento, o empreendedor abre sua unidade em uma determinada localidade.
No sistema de franquia já existe um modelo de negócios pronto, e quem vai empreender precisa se adequar a esse modelo para atender aos padrões da marca. É firmado um contrato com a franqueadora, e todos os meses é repassada uma taxa para garantir a continuidade do direito de uso.
Existem diversas empresas que se tornaram franquias, como McDonald’s. Aqui no Brasil, temos as franquias odontológicas Odontoclinic, a Cacau Show e o Boticário, por exemplo. Encontramos essas marcas em vários municípios brasileiros, com unidades gerenciadas pelos empreendedores que investiram nessas franquias.
Vale a pena transformar o consultório em uma franquia?
Investir em franquias odontológicas de sucesso é uma excelente alternativa porque você estará associando o seu nome ao de uma empresa que já ganhou a confiança do público e tem a sua tradição. Isso pode contribuir com uma maior aceitação no mercado, fazendo com que o movimento aumente.
Além disso, a franqueadora não deixa os seus franqueados sozinhos, e é por isso que vale a pena converter clínicas ou consultórios odontológicos para esse modelo. O empreendedor recebe suporte da marca.
Nas franquias odontológicas Odontoclinic, o empreendedor tem o apoio da equipe mesmo antes de abrir a sua unidade. Ela contribui com o planejamento para a escolha do melhor ponto e local, por exemplo. Depois, é oferecido treinamento para o franqueado e sua equipe.
Os especialistas ainda acompanham todo o processo de conversão para garantir que a unidade estará bem alinhada ao modelo de negócio e aos padrões da marca. Isso mantém a qualidade de atendimento com a qual as pessoas estão acostumadas.
Quais são as vantagens de fazer a conversão?
Você viu que ao fazer a conversão para franquia odontológica estará reforçando a sua autoridade no mercado. Outra vantagem é o suporte oferecido, sobre o qual também já falamos.
Você terá a quem recorrer quando surgirem dúvidas ou dificuldades. As boas franqueadoras oferecem apoio para os seus franqueados desenvolverem habilidades e adquirirem conhecimentos para fazer uma boa gestão da unidade.
O modelo de negócio já está pronto e foi desenvolvido com base em estratégias que comprovadamente funcionam. Assim, você não precisa partir do zero e testar por erros e acertos.
Por toda essa estrutura e preparo, as chances de ganho são significativas. Como as pessoas já conhecem a marca, você consegue um destaque maior para sua clínica, desenvolvendo um diferencial competitivo.
Como saber se a clínica ou consultório pode se tornar franquia?
Será que o seu consultório ou clínica já está pronto para fazer parte do grupo de franquias odontológicas de sucesso? Para descobrir, veja a seguir 8 perguntas que devem ser respondidas.
1. Você conhece seu perfil empreendedor?
Nem todas as pessoas têm o perfil adequado para se tornarem franqueadas. Existem aqueles profissionais com uma visão mais informal de negócio, ou individualista, características que não se adequam ao sistema de trabalho das franquias.
Então, antes de fazer a conversão, verifique se você tem o perfil para esse mercado, que seria de empreendedor franqueado ou de empreendedor gestor. Afinal, geralmente quem investe em franquia se dedica mais à gestão do que às atividades operacionais.
2. Tem disposição para aprender novas habilidades?
Como citamos, o franqueado precisa entender sobre gestão de negócios, então, você deve se perguntar se tem disposição para aprender novas habilidades. Será necessário sair da zona de conforto e ir além da odontologia, mergulhando no mundo da gestão, administração e dos negócios em geral.
3. Dispõe de capital para investir na franquia?
Considere que para aderir uma franquia é preciso um capital inicial para ter direito de uso da marca, e será necessário fazer algumas adequações no espaço físico. Dessa forma, faça o levantamento do montante necessário para verificar se você dispõe dele.
Porém, não se esqueça de que também existe a possibilidade de financiar uma franquia. Ainda, há modelos menores com um investimento mais baixo, como no caso da Odontoclinic Compacta.
4. Consegue trabalhar seguindo padrões?
A marca registrada das franquias é a padronização das unidades, do atendimento e dos serviços prestados. Você deve se perguntar se consegue trabalhar seguindo padrões, já que não terá tanta liberdade para fazer aquilo que bem entender, pois precisa se manter fiel ao sistema da marca.
5. Aceita o sistema de trabalho das franquias?
Cada franquia tem as suas próprias metodologias e sistema de trabalho, e para todas elas é preciso repassar a taxa mensal. Mas, ao mesmo tempo, as franqueadoras oferecem todo o suporte, além de investir em campanhas de marketing, inovação e outros aspectos que contribuem para o crescimento das suas unidades.
Perceba que o empreendedor não detém de um poder de decisão exclusivo. Ele trabalha em conjunto com a equipe da franqueadora. Você aceita esse sistema de trabalho?
6. Entende que a marca não pertencerá a você?
Como dissemos, o valor inicial investido pelo empreendedor dá a ele o direito de aderir ao sistema de trabalho daquela marca, mas não significa que ele está comprando essa empresa. É preciso entender que a marca não pertence a você. É um trabalho em equipe, em que a franqueadora toma as decisões principais válidas para todas as unidades.
7. Compreende que precisará se capacitar?
Se você não entende muito sobre gestão, controle financeiro, gerenciamento de equipes e outros assuntos administrativos, saiba que será preciso buscar capacitação, inclusive para conseguir atender aos padrões da franqueadora.
Esse processo deve ser constante, e a própria franqueadora costuma oferecer cursos para os seus franqueados se manterem alinhados às novas tendências e aos lançamentos da marca. Além de disponibilizar treinamentos para que você possa aprimorar suas habilidades.
8. Já se preparou para o sucesso profissional?
Pode parecer uma pergunta estranha, mas não são todos os profissionais que desejam crescer e se destacar de uma forma significativa. Alguns preferem manter um crescimento controlado e mais limitado, sem expandir demais o seu alcance de mercado.
Ao aderir a uma franquia odontológica, a tendência é de que o seu público aumente, e você terá um movimento maior na sua clínica. Já se preparou para isso? Tem essa disposição para desenvolver um diferencial que vai levar a um sucesso profissional ainda maior? Se sim, então a franquia é para você!
Fazer a conversão para uma franquia odontológica é uma grande oportunidade de destacar seu consultório ou sua clínica, ganhando mais credibilidade no mercado. Com as perguntas que deixamos, você conseguiu chegar a alguma conclusão? É o momento de fazer essa conversão?
Se ainda tem dúvidas, acesse este teste rápido para descobrir se você deveria ou não fazer a conversão para franquia.