Uma das principais questões que um empreendedor deve fazer na hora de investir em uma franquia é: que tipo de apoio a franqueadora irá me fornecer para auxiliar em meu crescimento?
Sem dúvida, o suporte do franqueador é fundamental para que uma franquia possa se expandir de acordo com os objetivos do negócio, gerando lucros para o investidor e ainda mais sucesso para a marca dentro de seu mercado.
Por isso mesmo, na Odontoclinic, contamos com uma série de ações para potencializar o crescimento de nossos franqueados: a Academia Odontoclinic, com cursos presenciais e a distância para que os franqueados possam capacitar suas equipes e desenvolver skills de gestão, ferramentas digitais como um sistema de gestão completo para que o franqueado tenha total controle de seu negócio, além do gerente de negócios regional, que nunca o deixará sozinho em sua jornada empreendedora.
No artigo de hoje, vamos explicar um pouco mais sobre o papel do gerente de negócios, figura central no crescimento de uma franquia. Acompanhe!
O mercado de franquias no Brasil
Apenas para iniciar, vale a pena traçarmos um breve panorama sobre o mercado de franquias no Brasil. Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) divulgados este ano, esse segmento cresceu 8% em 2017, com faturamento aproximado de R$ 163 bilhões.
Para 2018, a expectativa é ainda mais positiva: o mercado de franquias deve crescer cerca de 9% no ano, o que demonstra a força desse segmento no Brasil, que vem se mantendo firme mesmo em anos de crise econômica.
Dentro desse mercado, o setor de maior destaque em matéria de crescimento foi o de Saúde, Beleza e Bem-Estar, que engloba clínicas odontológicas, hospitais, consultórios e centros de estética. Em 2017, ele encabeçou a lista dos que mais se expandiram o faturamento, com crescimento de 12,1%.
O papel do gerente de negócios no crescimento de uma franquia
Mesmo diante da força do segmento de franquias, certamente o franqueado precisará de suporte para que possa vencer nesse mercado. Sua relação com os gerentes de negócios Regionais será decisiva nessa jornada.
No Sistema de Franquias Odontoclinic, o gerente de Negócios Regional é um profissional com formação multidisciplinar, que busca analisar todos os departamentos de uma clínica odontológica (atendimento, finanças, treinamento de profissionais, estoque, etc.) e melhorar a eficiência do negócio, potencializando assim, as chances do franqueado de obter melhores resultados em relação à expansão e ao faturamento de sua clínica.
O gerente de negócios trabalha a partir de indicadores de performance que avaliam o desempenho de uma clínica e como ela pode evoluir ainda mais para atender melhor os seus pacientes e conquistar novos públicos.
Para isso, a Odontoclinic conta com um centro de inteligência competitiva, onde são monitorados os números e índices de performance de cada clínica. Caso haja algum índice que esteja fora do que se espera para uma unidade, o gerente de negócios entra em ação, desenvolvendo um plano de melhorias exclusivo, de acordo com as necessidades daquele franqueado.
Os pontos mais importantes para o crescimento de uma franquia
É bem mais fácil começar a empreender como um franqueado de uma grande marca do que montar sua empresa do zero. Isso reduz consideravelmente os riscos para o investidor e melhora suas chances de sucesso. Quando você também conta com o apoio de um bom gerente de negócios de uma franquia, é bem mais fácil colocar algumas dessas ideias em prática.
Veja aqui alguns dos pontos que você deve considerar para o crescimento da sua franquia e qual é o papel do gerente de negócio nesse caminho.
1. Atualize seu conhecimento
Gestão de negócios é uma área de estudos bem ampla, que acumula uma série de outras disciplinas. Sendo assim, para conseguir acompanhar as demandas do público e do seu negócio, você precisa entender do assunto e saber como colocá-lo em prática.
O gerente de negócios, por sua vez, quase sempre é um administrador formado, com todo o conhecimento e materiais para te auxiliar. Se você contar com essa orientação, então também será bem mais fácil continuar se desenvolvendo em sua área.
2. Estude o mercado
Entender como a empresa em si funciona (ou deve funcionar) é o primeiro passo para o sucesso de um franqueado. Porém, mais do que isso, é necessário entender como o mercado funciona de forma geral e como sua empresa se encaixa nele.
Mais uma vez, a franqueadora pode oferecer alguns insights e informação privilegiada sobre o assunto. Você terá que fazer pesquisas locais por conta própria, mas as ferramentas e estratégias para obter esses dados estarão à sua disposição.
3. Planeje bem sua implementação
Sem o preparo adequado, nenhum negócio consegue se estabelecer, mesmo com as facilidades desse modelo. Um dos trabalhos do gerente de negócios de uma franquia é garantir que você consiga se planejar e obter os resultados esperados. Prever demandas, ter uma margem de segurança, reduzir erros operacionais, investir em marketing, entre outras coisas, devem ser coordenadas entre si para assegura o melhor desempenho.
4. Ouça o feedback do seu público
Não é raro encontrar aqueles gestores que simplesmente se recusam a escutar seu público, especialmente quando se trata de uma crítica. Obviamente, esse é um dos piores erros que você pode cometer na hora de implementar seu negócio.
Uma das coisas com as quais o gerente pode ajudar é na coleta de feedback do público e análise desses dados. Dessa forma, você aponta rapidamente as demandas do público e o que você precisa mudar para atendê-las.
5. Preze pela marca e pela sua imagem
Por fim, mas não menos importante, o que torna as franquias atrativas é justamente o valor que a marca já tem para o público. Ela já é reconhecida e você pode usar isso a seu favor. Porém, isso significa que a reputação dela também dependerá de você.
Certas atitudes e procedimentos são esperados de todas as unidades da Odontoclinic, por exemplo. O gerente de negócios pode observar seus processos e auxiliar para estabelecer rotinas que correspondam aos padrões da marca.
As responsabilidades do Gerente de Negócios Regional
Para facilitar sua compreensão sobre o papel do Gerente de Negócios Regional, listamos abaixo, as quatro principais responsabilidades desses profissionais.
1. Garantir uma visão ampla do negócio
Graças a uma formação multidisciplinar, o gerente de negócios é um profissional capacitado para fornecer uma visão comercial, administrativa e de todos os processos de uma clínica, auxiliando você em seu processo de tomada de decisões e trajetória de crescimento.
2. Contribuir para o crescimento comercial
Se você pensa em atender um grande número de pacientes com qualidade, o gerente de negócios regional será seu parceiro ideal, pois ele auxiliará a desenvolver alavancas de venda, direcionando produtos e tratamentos específicos para cada tipo de paciente de sua clínica.
3. Planejar melhorias estratégicas
O gerente de negócios nunca o deixará na mão. Caso seja identificado algum indicador de performance abaixo do esperado, esse profissional o auxiliará a promover melhorias estratégicas, garantindo resultados positivos para sua clínica.
4. Dar o suporte que o franqueado precisa para crescer
Em outras palavras, o gerente de negócios é o parceiro que você precisa para crescer. Durante sua jornada como franqueado da Odontoclinic, esse profissional atuará ao teu lado, enxergando oportunidades e estruturando processos para que sua clínica possa se expandir de modo contínuo.
Com tudo isso, já é possível perceber que na Odontoclinic você contará com profissionais extremamente capacitados e processos muito bem estruturados que vão garantir uma operação de sucesso e resultados para seu negócio. Que tal então fazer parte desse time de sucesso?
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